Saúde

Patrulha Covid interdita 8 bares e festa clandestina neste final de semana

03 
     Em operação realizada neste final de semana, desde a última quinta-feira, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, que contam com estabelecimentos comerciais, a Patrulha Covid contabilizou 8 interdições de bares e restaurantes, uma festa clandestina, a emissão de 3 notificações e orientações a vários estabelecimentos, sem contar o encerramento de aglomerações registradas em praças e áreas públicas e a averiguação de denúncias recebidas, que não tinham procedências. Durante a visita aos locais, os fiscais encontraram irregularidades como o descumprimento do limite de 30% da capacidade total do estabelecimento, o horário permitido para o atendimento presencial, que foi extrapolado e outros protocolos previstos no Plano São Paulo, que não estavam sendo cumpridos, como distanciamento entre as mesas, uso obrigatório de máscaras, álcool gel, entre outros. 
     A equipe da Patrulha Covid composta por fiscais da Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar foi instituída pelo prefeito Alexandre Ferreira, com o objetivo de intensificar a fiscalização para o cumprimento das medidas estabelecidas pelo decreto municipal 11.261, durante a Fase de Transição do Plano São Paulo. 
     As penalidades impostas pelos fiscais constam de procedimentos administrativos abertos, onde os responsáveis têm prazo de até 10 dias para apresentação de recursos, que serão analisados pelas autoridades sanitárias. 
     As denúncias podem ser feitas pelo Covizap (99917-2802) ou pela Guarda Civil Municipal pelo telefone 3724-1033, visando coibir aglomerações e desrespeito a legislação municipal e ao Plano São Paulo, de enfrentamento a Covid-19.
     Mariela Toscano, responsável pelas Vigilâncias Sanitária e Ambiental da Secretaria de Saúde, explicou que as operações da Patrulha Covid serão realizadas durante toda a semana e não apenas aos finais de semana, tendo como base as informações recebidas pelos canais de denúncias, com vistorias a serem feitas em supermercados, bares e restaurantes, lojas e áreas públicas, que estejam em desacordo com as ações de enfrentamento a Covid-19. 

Pacientes com comorbidades com 56 e 57 anos recebem primeira dose da vacina na próxima segunda-feira

arte vacina 170521 
     As pessoas, com idade de 56 e 57 anos, que possuem comorbidades, poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na próxima segunda-feira, 17, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde. 
     Poderão ser atendidos a partir das 07h30 às 16h, nas UBS Estação, Guanabara, Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, São Sebastião e Paulista, mediante a apresentação de comprovantes, como receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, os pacientes que apresentam Diabetes Mellitus, Pneumopatias Crônicas Graves, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas com Cardiopáticas; Cardiopatias Congênitas no adulto; Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados; Doenças Cerebrovascular; Doença Renal Crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, Doenças Reumáticas em uso de Prednisona com doses maiores de 10 mg/dia ou em Pulsoterapia; Indivíduos em uso de Imunossupressores ou com Deficiências Primárias; Pacientes Oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias Hematológicas; Doença Falciforme e Talassemia Maior; Obesidade Mórbida com IMC maior que 40 e Cirrose Hepáticachild- Pugh A, B ou C. 
     Já as pessoas com Síndrome de Down, Renais Crônicos, que fazem tratamento de Hemodiálise, Transplantados de Órgãos Sólidos e Medula Óssea, todos com idade a partir de 18 anos ou mais e pessoas com deficiências permanentes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade de 55 a 59 anos, que ainda não foram imunizados, poderão ser atendidos nas mesmas UBS e horários citados acima, apresentando os comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
     Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.



Idosos com 60 anos ou mais
     A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, na próxima segunda-feira, 17, das 13 às 16h, na UBS Parque do Horto. Os interessados devem apresentar um documento de identidade com foto e o CPF. As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa, de acordo com a faixa etária divulgada para cada dia de atendimento.

Vacinação contra Gripe Influenza

Vacina Influenza 1705 
     A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza continua na próxima segunda-feira, 17, atendendo os idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, profisisonais de saúde, além de crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Os locais de atendimento são as UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h. 
     Os idosos e professores que tenham recebido a vacina contra a Covid-19, recentemente, devem aguardar o intervalo de 15 dias para receberem a vacina contra a Gripe Influenza.

Atendimento de pediatria da UPA do Aeroporto passa para PS Infantil; Unidade dará suporte a pacientes com Covid

DSC 5500 
     O Prefeito Alexandre Ferreira anunciou que a partir desta sexta-feira, 14, a ala de pediatria da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Aeroporto, passa a ser ponto de apoio e suporte para o atendimento a  pacientes suspeitos de Covid-19, acolhidos pelo Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz". Com essa alteração, os atendimentos às crianças deverão ser direcionados para o Pronto-Socorro Infantil.
     Segundo Alexandre Ferreira, a decisão foi adotada, tendo em vista, a alta demanda de atendimentos registrada nas últimas semanas, no Pronto-Socorro Municipal, principal porta de acesso para os pacientes com Covid-19, atingindo a capacidade máxima da estrutura física para o acolhimento das pessoas. A unidade conta, atualmente, com 50 leitos, ampliados recentemente, sendo 42 de enfermaria e 8 tipo UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
     De acordo com os boletins diários do Pronto-Socorro, publicados nas páginas oficiais da Prefeitura de Franca, nas redes sociais, desde o dia 6, deste mês, a unidade tem registrado uma média de 500 atendimentos diários, exclusivos de Covid-19 e na manhã desta quinta-feira, ultrapassou a capacidade oferecida, registrando 52 pacientes em observação pelas equipes de enfermagem e médica, sendo que 49 pessoas aguardavam transferência para hospitais, por meio de regulação via CROSS, coordenada exclusivamente pelo Governo do Estado. Desse total de pacientes, 22 ocupavam os leitos tipo UTI, com 6 pessoas entubadas e 30, em atendimento na ala enfermaria. 
     Em vídeo publicado na tarde desta quinta-feira, o prefeito Alexandre Ferreira reforçou que a Prefeitura dobrou a capacidade do Pronto-Socorro e, mesmo assim, está sendo necessária a abertura de novas vagas. "Tenho falado da gravidade da situação, mas parece que boa parte da população age como se o vírus não existisse ou como se o risco de ficar doente não fosse real", alertou.
     Ferreira reforçou que a Prefeitura não tem medido esforços para realizar ações, visando o enfrentamento da doença e está empenhada, numa ação em conjunto com o Ministério Público para que o Estado abra novos leitos em hospitais. Outro destaque apresentado pelo prefeito foi a implantação da "Patrulha Covid", intensificando a fiscalização de abusos, como festas e eventos clandestinos, além do funcionamento de estabelecimentos que venham a descumprir a Fase de Transição do Plano São Paulo, por meio das equipes da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal. O serviço poderá ser acionado pelo Covizap 99917-2802. 
     Além dessas medidas, o chefe do Executivo também anunciou o envio de um projeto de lei para aprovação da Câmara Municipal, visando a contratação em caráter temporário de mais funcionários para a linha de frente ao atendimento e combate à Covid-19. 
     Ao anunciar essas ações, Alexandre Ferreira alertou que todas essas medidas e providências tomadas pela Prefeitura não serão suficientes, se a população não colaborar, continuar ignorando a gravidade do momento e não fizer a sua parte. "É humanamente impossível, a Prefeitura fiscalizar, ao mesmo tempo, a atitude individual de cada um dos 355 mil francanos. Então, se você quer que a cidade continue aberta, você precisa fazer a sua parte com urgência.  Sem a cooperação de todos e a mudança da situação atual, a adoção de medidas mais rigorosas serão inevitáveis nos próximos dias. A ajuda que peço não é para a Prefeitura. É uma ajuda a você mesmo e a sua família. Pense nisto", solicitou o prefeito. 

Pacientes com comorbidades com 58 anos recebem primeira dose da vacina nesta sexta-feira

arte vacina 140521 
     As pessoas, com idade de 58 anos, que possuem comorbidades, receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 14, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde. 
     Poderão ser atendidos a partir das 07h30 às 16h, nas UBS Estação, Guanabara, Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, São Sebastião e Paulista, mediante a apresentação de comprovantes, como receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, os pacientes que apresentam Diabetes Mellitus, Pneumopatias Crônicas Graves, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas com Cardiopáticas; Cardiopatias Congênitas no adulto; Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados; Doenças Cerebrovascular; Doença Renal Crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, Doenças Reumáticas em uso de Prednisona com doses maiores de 10 mg/dia ou em Pulsoterapia; Indivíduos em uso de Imunossupressores ou com Deficiências Primárias; Pacientes Oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias Hematológicas; Doença Falciforme e Talassemia Maior; Obesidade Mórbida com IMC maior que 40 e Cirrose Hepáticachild- Pugh A, B ou C. 
     Já as pessoas com Síndrome de Down, Renais Crônicos, que fazem tratamento de Hemodiálise, Transplantados de Órgãos Sólidos e Medula Óssea, todos com idade a partir de 18 anos ou mais e pessoas com deficiências permanentes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade de 55 a 59 anos, que ainda não foram imunizados, poderão ser atendidos nas mesmas UBS e horários citados acima, apresentando os comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
     As pessoas, com idade de 59 anos, portadoras de comorbidades, que não compareceram as UBS para a imunização na última quinta-feira, poderão procurar um dos postos de atendimento para receberam a primeira dose.
     Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.

 

Idosos com 60 anos ou mais
     A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, nesta sexta-feira, 14, das 13 às 16h, na UBS Parque do Horto. Os interessados devem apresentar um documento de identidade com foto e o CPF. As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa, de acordo com a faixa etária divulgada para cada dia de atendimento.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais