Homenagem: Pesquisadora compartilha experiências com servidoras

palestramulheres07 Small

O evento teve como propósito homenagear as servidoras de modo geral, antecipado em um dia em razão da agenda da palestrante, que por cerca de 40 minutos, discorreu sobre seu histórico de vida, sua origem simples e as peripécias nos estudos, sempre superando situações adversas

      A Prefeitura por meio da secretaria municipal de Administração e Recursos Humanos, organizou na manhã dessa quarta-feira, um Café da Manhã que reuniu mais de uma centena de funcionárias e alguns secretários, além do prefeito Gilson de Souza e do vice, Frank Sérgio Pereira, com a presença da pesquisadora Joana D’Arc Félix de Souza. O evento teve como propósito homenagear as servidoras de modo geral, antecipado em um dia em razão da agenda da palestrante, que por cerca de 40 minutos, discorreu sobre seu histórico de vida, sua origem simples e as peripécias nos estudos, sempre superando situações adversas.

      Inicialmente coube ao secretário de Recursos Humanos, Alberto Cordero Donha, fazer uma saudação às servidoras, agradecendo-as pela dedicação e compartilhando algumas informações históricas, notadamente a partir das décadas de 40 e 50, com uma evolução e empoderamento geral que hoje está bem visível nos concursos, nos vestibulares e mercado de trabalho. Mesmo com essa evolução e conquistas de espaços, observou que é preciso avançar mais e aquele encontro era uma singela homenagem, com a ilustre presença da educadora e cientista Joana D’Arc.

      Em seu pronunciamento as servidoras presentes, de várias secretarias, o prefeito Gílson de Souza reforçou o que falara antes o secretário de Recursos Humanos, exaltando o papel de cada funcionária no desempenho de suas funções e que precisa muito dessa colaboração, ‘pois é sabido que ninguém faz nada sozinho’, observou. Ele prestou uma homenagem também, palestrante Joana Félix, entregando-lhe uma placa de reconhecimento pelo esforço e exemplo de vida que é, um símbolo de superação mesmo em meio a tantas adversidades.

      Também ilustrou o encontro ocorrido no Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores (CEFAP), o educador musical Valdir Rosa, interpretando antes e depois da palestra músicas em homenagem as mulheres.

Emoção marcou a palestra

      Em sua palestra, conduzida de maneira informal e no estilo bate papo, Joana D’Arc utilizou recursos audiovisuais para fortalecer algumas informações, desde a imagem do pai já falecido que era curtumeiro, no bairro Cubatão, onde teve sua infância e a inspiração para estudar química. E dali, toda sua trajetória vitoriosa, de estudos em escolas públicas, aprovação em 3 universidades especializações no País e no exterior e os experimentos que concluíram ou que estão em andamento, estão fazendo a diferença no mundo da pesquisa.

      Por alguns momentos a emoção tomou conta da plateia que acompanhava cada fala com atenção, foi comum observar lágrimas rolando pelos rostos das pessoas. E no dia 28 próximo, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Joana D’Arc estará recebendo o Prêmio de Personalidade do Ano, de âmbito nacional, do Jornal o Globo. Um reconhecimento que premia sua dedicação ao estudo e pesquisa.

      Com este Prêmio, pontuou ela com modéstia, são 73 Prêmios nacionais e internacionais. A professora também ao longo de sua fala, enumerou uma série de experiências com reaproveitamento de materiais que geralmente seriam descartáveis, como pele de galinha, de peixe, porcos e legumes em geral, transformados em tecidos, tintura, enfim, em objetos ou utilitários de importância na vida das pessoas, além de evitar comprometimento do meio ambiente.

      Ao final, cada servidora presente foi contemplada com uma rosa entregue pelas equipes do SIAS (Serviço Integração de Atendimento aos Servidores). ‘Estudar, estudar, e não desanimar nunca, este é o caminho para superar a indiferença e a discriminação’, disse ela em, lição ensinada pelo seu falecido pai e que coloca em prática no seu cotidiano.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco