Meninas são eleitas no concurso Prefeito Mirim

prefeitomirim04

A Prefeitura cumpriu na manhã dessa terça-feira, no auditório da Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, mais uma etapa do Concurso Prefeito Mirim. Esse é um projeto que foi resgatado este ano pela Prefeitura a partir de uma iniciativa das secretarias de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, Educação e a Orquestra Sinfônica de Franca estimulando a prática da cidadania e o espírito crítico, destinado aos alunos das escolas públicas do ensino fundamental.

Dos 11 candidatos que se inscreveram, foi eleita prefeita mirim a estudante Esther Camille Alves Rosa, 11 anos, do 5º ano C, da Escola Estadual ‘Iolanda Ribeiro Novais’, do bairro Santa Rita, tendo como vice-prefeito, o estudante João Paulo Ávila de Lima, da Escola ‘Profa. Lina Picchione Rocha’. Ao contrário das décadas de 70 e 80, quando a eleição se limitava a prefeito e vice, foram incluídos nesse concurso as figuras do Chefe de Gabinete e Vereador Mirim. O Chefe de Gabinete eleito foi Miguel da Silva Rocha Barbosa, da Escola ‘Amália Pimentel’ e o vereador, a jovem Ester Aline Ferreira Cruz, da Escola Cel. Francisco Martins.

A escolha

O processo de escolha deu-se em uma avaliação de uma Comissão Especial, que fez antes entrevistas com todos os candidatos sobre temas diversos, de abrangência local e regional, com a mediação do maestro Nazir Bittar. Os jurados fizeram seus questionamentos abrangendo temas diversos no âmbito local e regional e foram avaliadas cada uma das respostas.

Participaram Adriel Domingues Cunha, secretário de Assuntos Estratégicos, representando a Prefeitura; Renata Defúccio, psicóloga, Rosana Branquinho, do Centro Uni-FACEF e Maria Izabel Miguel, professora aposentada e que participou dos concursos nas décadas passadas. O secretário Municipal de Esportes, Elson Bonifácio também acompanhou a sessão de escolha.

A partir da eleição os ‘novos dirigentes’ mirins saíram convidados para a posse solene nesta quinta-feira, dia 4, em cerimônia programada na Câmara Municipal a partir das 20 h. Ali serão cumpridas as formalidades legais e um dos primeiros compromissos seguintes dos eleitos será domingo, dia 7, quando no Teatro Municipal será realizada a final do concurso A Mais Bela Voz Infantil’. Além da presença no evento eles terão a oportunidade de se pronunciar saudando a organização e os participantes classificados do Mais Bela Voz.