Dia do Mineiro, um dia de alegria

festadomineiro03

A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, em conjunto com a FEAC, finaliza os preparativos para a 2ª edição do Dia do Mineiro. O evento tem início marcado para as 10h do próximo domingo, no Parque Fernando Costa, com entrada gratuita. Entre as diversas atrações oferecidas durante o dia está o Café com Arte, com o grupo Pássaro Verde.

A iniciativa do governo municipal visa valorizar a cultura brasileira, especialmente a do interior e traz como destaque barracas com comidas típicas de Minas Gerais, torneios de truco, danças folclóricas, shows sertanejos, contador de “causos”, entre outros. Tudo isso para trazer a essência simples e humilde à cidade.

Para o prefeito Gilson de Souza, idealizador do evento, a festa se trata de um encontro de amigos, e por isso é um dia de alegria. “O ano passado foi muito bonito. Esse é o segundo ano, com diversas atrações, muitos shows, além de artistas de outras cidades que estarão aqui na nossa cidade para dar sua parcela e animar essa grande festa que é o Dia do Mineiro.” Gilson é autor da lei de 1990 que criou o Dia do Mineiro, quando foi vereador em Franca.

Gilson também fez questão de homenagear o “quase francano” José Rodrigues da Silva, natural de São Roque de Minas e que está na cidade há quase 50 anos. O Zé Fogueteiro, como é conhecido, é uma figura popular pela região e declarou durante encontro no gabinete estar lisonjeado com a homenagem. “Estou muito feliz com a festa.  Vou com a minha família prestigiar esse Dia do Mineiro. É uma homenagem muito boa”, comemorou Zé Fogueteiro.

Para o encerramento, o Grupo Cangoma promete animar o público, seguido da Sambada de Reis com o Grupo Mundurodá fechando mais uma edição do Dia do Mineiro com chave de ouro.