Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Confirmado Demônios da Garoa em Franca

Tamanho da letra:

     Uma reunião ocorrida na manhã dessa quinta-feira, na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, entre o secretário de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, Elson Bonifácio e representantes da Cooperativa Cocapec, Cred Cocapec e Sicoob (Gustavo Lopes, Cristiane Olegário Barbosa e Mariellen Santos), serviu para que fossem selados os entendimentos para a presença em Franca do grupo Demônios da Garoa. Completando 75 anos de atividade artística, os músicos realizarão um show ao ar livre na Concha Acústica no dia 24 de novembro, como parte das comemorações do aniversário de Franca, que este ano está completando 194 anos de emancipação política.

     Mas os atrativos para essa data não se limitarão aos Demônios da Garoa a partir das 20 h. Durante todo o dia a Prefeitura pretende oferecer atividades culturais e artística, começando com danças circulares a partir das 9h390, apresentações musicais dos Grupos de Samba e de Viola Caipira da EMIM (Escola de Iniciação Musical da Prefeitura) e outras apresentações. O secretário de Esportes disse que realização do evento é da Cocapec, que assumirá boa parte da estrutura, contando com o suporte e apoio da Prefeitura, a FEAC e sua Secretaria de Esportes, tudo de graça para a população.

Demônios

      Depois de surgir em São Paulo na década de 40 com o nome de "Grupo do Luar" fundado por Arnaldo Rosa, o grupo mudou de nome por iniciativa do locutor Vicente Leporace, entusiasta do grupo, figura tradicional, natural da mineira São Tomás de Aquino e que em Franca iniciou sua carreira radiofônica. Leporace organizou um concurso entre os ouvintes e entre as sugestões foi escolhido o nome "Demônios da Garoa". Consta que Leporace ao anunciar o conjunto em seu programa costumava chamá-los de "endiabrados" do Grupo do Luar.

      Em 1965, com mudanças na formação original, gravou "Trem das Onze", canção emblemática (eleita em 2000, através de votação popular, a música-símbolo da cidade de São Paulo) conjuntamente com "Iracema", "Saudosa Maloca", "O Samba do Arnesto", "As Mariposas", "Tiro ao Álvaro", "Ói Nóis Aqui Trá Veiz", "Vila Esperança" e "Vai no Bexiga pra Ver". O grupo vendeu mais de dez milhões de cópias distribuídos em 69 compactos simples, 6 compactos duplos, 34 LPs e 13 CDs ao longo de sua carreira.

      Em 1994, os Demônios da Garoa entraram para o Guinness Book - Livro dos Recordes Brasileiro, de onde não mais saíram, como o "Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade", além de receberem o disco de ouro pelo álbum 50 Anos. Portanto, nessa passagem por Franca nas comemorações dos 194 anos de Franca o grupo e celebrará 75 anos de atividades.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais