Abertura da Semana de Museus terá entrega do novo telhado

museu3

Na próxima segunda-feira, 13, será entregue o telhado do Museu Histórico ‘José Chiachiri’

Na próxima segunda-feira, 13, a partir das 19h30 o Museu Histórico ‘José Chiachiri’ será palco de dois acontecimentos marcantes, o primeiro deles já é tradicional, que ocorre anualmente, a abertura da 17ª Semana de Museus de Franca e o segundo, a entrega oficial do novo telhado e melhorias naquele equipamento. Isso não era feito pelo que consta desde o século passado, o que vinha causando uma série de transtornos para as equipes que trabalham no local e são responsáveis pela manutenção e guarda do acervo, além de provocar danos consideráveis.

A Prefeitura a partir do instante em que constatou essa necessidade providenciou um processo de licitação e fez a substituição, respeitando as exigências do Conselho de Patrimônio Histórico, de toda a cobertura, instalando novas telhas, uma manta especial sob elas e também colocando dispositivos para captação dessa água de maneira a eliminar os vazamentos chamados ‘invisíveis’ que lá existiam. São as calhas em diversos pontos, para o escoamento adequado.

A Semana

A inauguração e a entrega dessa melhoria, há muito tempo esperada, ocorrerá em ato simultâneo na segunda-feira, a partir das 19h30, com a presença de autoridades e convidados. A Semana de Museus com o tema ‘Museus como Núcleos Culturais – O futuro das Tradições’, na sua primeira noite terá palestra com a professora Mildred Regina Gonçalves focada no tema ‘O Papel da Associação Paulo Duarte’.

A programação é rica e contempla atividades diárias. Haverá também nessa primeira noite, uma exposição do grupo de artesãs ‘rodadelas’. As atividades diárias seguirão até o dia 17, quando mestre Alex Rogério da Silva, doutorando em Estudos da Literatura pela UFScar, falará sobre ‘Os Estudos e as Escritas nos Conventos Femininos em Portugal na Época Moderna”.