Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Pesquisadora Joana D’Arc palestra com servidoras

Tamanho da letra:

     As servidoras públicas municipais terão uma oportunidade única nessa quarta-feira, 7, de ouvir e compartilhar os conhecimentos com educadora e cientista francana, Joana D’Arc Felix de Souza, premiada nacionalmente com o título de Personalidade do Ano, pelo jornal O Globo. Ela é a convidada para proferir uma palestra durante um café da manhã com as servidoras da Prefeitura, agendado pela secretaria de Administração Recursos Humanos, através do SIAS (Serviço Integrado de Assistência ao Servidor), às 8 h, no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, próximo a Prefeitura.

      Será um instante de reflexões e comemorações ao Dia Internacional da Mulher que transcorre no dia 8. O nome da professora Joana D’Arc Felix foi uma feliz iniciativa pois e um ícone do esforço e da inteligência, a qual ao ser convidada aceitou prontamente. O Café da Manhã que a Prefeitura proporciona as suas servidoras anualmente, nessa data, sempre contou com alguma figura de destaque.

     Joana D’Arc poderá compartilhar com todas as servidoras um pouco de suas experiências de vida, os estudos nos Estados Unidos e seu cotidiano como educadora no Colégio Técnico Agrícola.

A convidada

      Nascida em outubro de 63, Joana é uma químicaprofessora e cientista brasileira. Já foi agraciada com 56 prêmios na carreira, com destaque para o prêmio Kurt Politizer de Tecnologia de “Pesquisadora do Ano” em 2014. É docente e pesquisadora na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, nosso tradicional Colégio Agrícola. Atua em pesquisas envolvendo reaproveitamento e aplicação de couro e pele suína entre outros.[1]

      Filha de uma costureira e de um profissional de curtume, aprendeu a ler aos 4 anos. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Torquato Caleiro. Influenciada pelo trabalho do pai, optou pelo curso Química, sendo admitida na Universidade Estadual de Campinas em 1983. Continuou seus estudos na Unicamp, onde cursou mestrado e doutorado, este último concluído em 1994. Publicou artigos sobre a síntese de fármacos e devido a esse trabalho foi convidada a realizar um estágio de pós-doutorado em uma das instituições mais prestigiadas do mundo, a Universidade Harvard, nos Estados Unidos.[3]

      Desde 1999 atua como docente e pesquisadora na Escola Técnica Prof. Carmelino Corrêa Júnior, em Franca, onde desenvolve pesquisas cimento ósseo, que usa o colágeno do couro e a hidroxiapatita extraída da escama de peixes além a em soluções para que os resíduos do couro não afetem o meio ambiente.] Foi agraciada com o Kurt Politizer de Tecnologia em 2014, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim), como reconhecimento aos projetos de inovação tecnológica na área, especialmente a pesquisa que desenvolveu a aplicação da pele suína em transplantes de pele em seres humanos. Ela acaba de ser agraciada pelo jornal O Globo, com o prêmio Personalidade do Ano, que deve receber no final deste mês.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais