Educação

Educação desenvolve material didático para 'Projeto para Vida'

Projeto para a Vida original
 
      A escola não é um lugar para transmitir às crianças apenas o conhecimento formal, nas áreas de exatas, humanas e biológicas. A educação, como um todo, vai muito além disso. As instituições de ensino têm como papel a formação de indivíduos e de cidadãos para o mundo, fazendo-os refletir sobre seus valores e metas.
      A proposta pedagógica do 'Projeto para a Vida' é justamente esta, ter as respostas para os questionamentos: “Quem eu sou?” e “Quem eu quero ser?”, além de saber articular o caminho entre elas, propor vivências de situações didáticas relacionadas ao desenvolvimento progressivo das competências socioemocionais, engajar os estudantes em situações de reflexão para a construção de metas pessoais, fortalecer a capacidade de planejamento, realização de objetivos presentes e futuros para a continuidade dos estudos e inserção no mundo do trabalho.
      Em Franca, o projeto já é desenvolvido desde 2022, mas neste ano, técnicos da Secretaria de Educação desenvolveram um material didático para contribuir com o desenvolvimento das aprendizagens.
      Segundo Elaine Cristina Tomazinho de Oliveira, professora do 1º ano da EMEB 'Olívia Corrêa Costa', o material foi elaborado pela equipe curricular da secretaria. “A gente já trabalha com o 'Projeto para a Vida' há muito tempo dentro da sala de aula, mas com este material, o ensino fica mais direcionado e colocamos na rotina da sala de aula uma vez por semana”, disse.
      A proposta é destinada aos alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) das escolas municipais, creches parceiras e Ensino Fundamental Anos Iniciais.
      O material didático é composto por 26 volumes, com 23 sequências didáticas. As temáticas abordadas pelo material didático são: "Eu comigo, Eu com os outros, Responsabilidade e Cidadania, Cultura da Paz e Comer Comer”. O material propõe orientações para o planejamento de 9 aulas para cada temática, totalizando 216 elaboradas sequencialmente.
      Segundo Elaine, o projeto contribui para que a criança, desde pequena, perceba o seu valor e reconheça que não está sozinha, mas sim que precisa do outro e que é fundamental o respeito mutuo, quanto as diferenças e semelhanças presentes na escola. “Trabalhar o projeto para vida na escola é ajudar a criança e o jovem a desenvolver seu autoconhecimento e planos para o futuro. Assim, a escola cumpre um de seus papeis na formação de pessoas, colocando ainda o jovem como protagonista de sua própria jornada”, finalizou.
 

Conselhos da Alimentação Escolar e Educação são empossados e têm novas diretorias

Conselho de Alimentacao Escolar original
 
      Os membros dos Conselhos Municipais de Educação e Alimentação Escolar foram empossados na última semana, na Secretaria de Educação.
      O Conselho Municipal de Educação (CME) é um órgão colegiado, composto por 22 membros titulares e respectivo suplentes, que orienta e implementa a política educacional do município, atuando como um mediador entre a sociedade e os gestores da educação municipal.
      Tem como função elaborar normas complementares às diretrizes nacionais e estaduais de educação; propor soluções para questões de funcionamento do sistema municipal de ensino; elaborar e acompanhar o Plano Municipal de Educação; fiscalizar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.
      Após a sessão plenária, foi eleita a diretoria para o próximo biênio (2025/2027), com a seguinte composição: Reinaldo Célio Rodrigues, presidente (representante das escolas da rede privada); vice-presidente, Maria Luiza Franco Nery Machado (representante de associações e sindicatos de categorias profissionais não relacionados com a Educação - Mulheres do Brasil), primeira secretária, Luciana Conceição da Silva (representante das creches filantrópicas) e a segunda secretária, Maisa Santiago Peroni (representante dos funcionários da educação – escriturária).
      As reuniões do colegiado acontecem em todas as segundas quartas-feiras de cada mês, na Sala de Conselhos, na Secretaria da Educação ou no formato on-line.
 
Alimentação Escolar
      Com mandato de quatro anos, houve também a renovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), composto por 14 membros, sendo 7 titulares e respectivos suplentes, representantes do Poder Executivo, de entidades civis, docentes/discentes, pais dos alunos e outros, com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a correta aplicação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)  nas unidades de ensino. O mandato do colegiado é de quatro anos e considerado um  serviço  público  relevante, tem caráter deliberativo e fiscalizatório.
      Foram eleitos para este novo mandato: Sílvia Helena Paula Flor de Luna, presidente (representantes de trabalhadores da educação e discentes – merendeira); vice-presidente, Danielle Marques de Oliveira (representantes de pais de alunos); primeira secretária, Marilaine Xavier Lopes Marques (representantes dos trabalhadores da educação e discentes – professora) e a segunda secretária, Cleibe Ribeiro da Silva (representante de entidades civis organizadas).
      As reuniões acontecem uma vez por mês, sempre na última quarta-feira.
 

Educação realiza 1º ‘Encontro Formativo’ para profissionais de creches

formacao das creches original
 
      Aconteceu nesta sexta-feira, 21, o 1º ‘Encontro Formativo’, voltado para pedagogos, coordenadores pedagógicos, professores, educadores e educadores de apoio pedagógico das creches parceiras, na sede da Secretaria de Educação de Franca.
      Quase 1 mil educadores de sala, 120 professores e 100 educadores de apoio da Educação Especial participaram da iniciativa, que terá oito encontros por ano. De acordo com Camila Garcia Gonçalves, secretária de Educação em substituição,  a formação foi  planejada pela Seção de Projetos Especiais e pelo Setor de Formação Continuada, contando com a participação de mais de 20 formadores da Secretaria de Educação. “É algo extremamente importante para que os professoras e educadores recebam capacitação dos técnicos da Secretaria de Educação para melhor atender as crianças na fase mais importante da vida delas, que é a educação infantil, e atualizar as práticas pedagógicas, tornando o ensino mais dinâmico e eficiente”, ressaltou.
      Atualmente, Franca possui mais de 80 creches parceiras que atendem crianças de 0 a 5 anos.

Projeto inédito da Secretaria de Educação vai atender crianças com TOD e TDAH

Projeto Educacao TDAH e TOD original
 
      “Se uma criança não aprende do jeito que ensinamos, temos que ensiná-la de um jeito que ela aprenda”. A frase exemplifica bem um dos objetivos do projeto CAFE (Centro de Atendimento à Família e ao Estudante) da Secretaria de Educação. O público-alvo são crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, com histórico de dificuldades de aprendizagem e diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
      O projeto teve início nesta semana e está atendendo 14 crianças e suas famílias. De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas municipais possuem, hoje, cerca de 760 crianças e adolescentes diagnosticadas com os transtornos.  
      Segundo a pedagoga Renata Barcellos Rodrigues, que atua na comissão de pedagogos escolares e integrante do Projeto CAFE, o principal objetivo é fazer intervenções pedagógicas lúdicas e inclusivas, visando acompanhar o desenvolvimento de alunos com dificuldades de manejo comportamental, além de fornecer suporte e orientações aos professores e famílias, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo. “É um projeto que está iniciando, mas estamos com muita garra e vontade de trabalhar. Estas crianças inteligentes têm um potencial muito grande de aprendizagem e queremos identificar que potencialidades são essas para ajudar o professor na escola, na rotina, na gestão, enfim, auxiliar a equipe escolar como um todo, e principalmente, ajudar os pais, porque eles também precisam desta assistência", explicou.
      Shayene Gonçalves Carvalho é mãe do Sebastian, de 6 anos. Ele possui transtornos de aprendizagem e já é acompanhado há mais de um ano. “Nós, pais, temos que ser muito gratos à secretaria, porque estão apostando nos nossos filhos. Criaram um projeto só para aqueles que precisam se desenvolver e ter uma convivência melhor dentro e fora da sala de aula, com acesso a profissionais que são capacitados para ajudar os pais. É fabuloso”, disse.
      O projeto vai funcionar todas as quintas-feiras, das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas, na sede da Secretaria de Educação. O atendimento é multiprofissional com momentos de educação física, inglês, arte, música, contação de histórias, Espaço Maker e muito mais.
      Os pais também participarão de oficinas para aprenderem a lidar com os filhos e criar uma rotina dentro de casa. “Nós vivemos no ambiente escolar e estamos buscando formas de lidar com esses transtornos o tempo todo, porque é tudo muito novo, ainda não existem teorias que dão conta de pontuar os procedimentos e estratégias certeiros. A equipe pedagógica da Secretaria de Educação está trabalhando para traçar um percurso seguro para trabalhar com essas crianças e contribuir com as potencialidades que ainda não foram desenvolvidas ou percebidas", ressaltou a pedagoga Renata Rodrigues. “O que a Prefeitura está fazendo é maravilhoso. Acredito que esta soma de esforços, aliado ao que fazemos em casa e a medicação, o resultado não pode ser outro se não melhorar a vida do meu filho”, finalizou Shayene.
 
Ações do CAFE
      As ações incluem reavaliações de casos, oficinas de contação de histórias, rodas de música, brincadeiras, jogos e desenvolvimento de habilidades artísticas, atividades com a metodologia maker e robótica, visando também estimular as emoções e promover o convívio social.

Espaço Maker atenderá 1 mil alunos neste ano

Espaco Maker original
 
      A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, o cronograma de atividades do Espaço Maker, que objetiva desenvolver pensamentos críticos e analíticos dos estudantes, além de auxiliar na resolução de problemas, criatividade e liderança.
      Nesta quarta-feira, 19, alunos do 3º ano da EMEB 'Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno' visitaram o espaço e tiveram a primeira aula de robótica com introdução ao microbit. O curso tem cinco encontros de três horas de duração cada. Ao final, o estudante recebe um certificado do Sesi.
      A construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Franca e o Sesi/SP. O local foi inaugurado em junho do ano passado e atendeu em seis meses, 542 alunos da rede municipal. Para este ano, o objetivo da secretaria é atender, aproximadamente, 1.000 alunos.
      Radmila Gomes, coordenadora da Comissão de Tecnologia e do Espaço Maker da Secretaria de Educação, explicou que os encontros proporcionam articulação com habilidades, que estão na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, no currículo de sala de aula.  “Aqui, as crianças trabalham em equipe, desenvolvem o raciocínio lógico, cooperação, elaboração de textos, pensamento científico e estratégico. Tudo isso é utilizado na sala de aula para a construção dos conhecimentos. Desde a hora em que os alunos chegam ao espaço, são imersos no mundo da robótica com inúmeras oportunidades para desenvolvê-las”.
      De acordo com ela, o espaço foi uma conquista para a educação do município. O aprendizado ocorre por meio do famoso ‘colocar a mão na massa’, garantindo a vivência e aprendizagem na prática.  “Além de tudo isso, o aluno tem a oportunidade do contato com tecnologias muito diferenciadas, como impressoras e canetas 3D, de última geração, ferramentas, notebooks touch screen, drones e muito mais para proporcionar aos alunos, ampliação do imaginário e potencialidades curriculares, tendo em vista que a tecnologia é um dos grandes mercados  da atualidade", disse.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais