
A Secretaria de Educação obteve mais uma conquista relacionada ao ensino em salas de aula e nas formações de profissionais. Na semana passada, Franca recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Esta certificação é voltada para os municípios, cujas secretarias de Educação se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que prevê o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.
O Selo Petronilha é mais uma demonstração de que Franca é referência. Mais de 130 profissionais de educação, entre orientadores educacionais, psicólogos, assistentes sociais, professores de Arte, profissionais da secretaria municipal e professores de Educação Básica participaram do curso História da África e Afro-brasileira, o que possibilitou que 16.438 crianças das EMEBs e EMEIs, além de 12.016 crianças das creches, recebessem atividades e ações relacionadas ao tema.
Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância da obtenção deste selo. “Todas as formações que estamos fazendo desde 2022 e o ensino nas escolas estão contribuindo para conscientizar, informar e ser fonte de multiplicação nas salas de aula. Estas ações desempenhadas resgatam e valorizam as tradições culturais africanas, fortalecendo a identidade de jovens negros e contribuem para o combate ao racismo nas escolas. Este selo é um reconhecimento deste trabalho”, disse.