Goret Chagas compartilha vivências com alunos do CEI

palestragoret03

A escritora e artista plástica Maria Goret Chagas iniciou nessa segunda-feira, sua participação em um projeto de parceria com a Prefeitura de Franca, ministrando uma aula na qual que ensinou alguns segredos de como se pinta com a boca e os pés, alémoferecer diversas dicas sobre superação. A iniciativa é resultado de uma parceria através das secretarias de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e da Educação e contou de uma primeira apresentação para os alunos do Centro de Educação Integrada(CEI), pela manhã e no período da tarde.

Essa unidade de ensino da Prefeitura trabalha com jovens e adultos com limitações psicomotoras, atendendo cerca de 250 alunos distribuídos em dois turnos. Tem um foco de capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho, onde participam de oficinas e cursos de capacitação em que desenvolvem suas habilidades, pintando, desenhando ou na montagem de peças. E o resultado em todo final de ano a Escola promove um Bazar com aquilo que foi produzido ao longo do ano.

Nessa vivência com os alunos, mostrando toda sua habilidade de pintar com a boca e os pés, aliado a um carisma próprio, Goret Chagas cativou a todos, educadores e alunos. A artista conversou e compartilhou com os presentes seu aprendizado através de discussões e um mini vídeo documentário onde é passado e destacada sua vitalidade, disposição e sensibilidade rotineira.

O workshop que faz parte da Semana da Criança busca ainda reaçar a importância da superação e motivação, como mencionado por ela. Depois de um segundo encontro no período da tarde, Goret estaria à noite com os alunos do projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) Nessa terça-feira a programação prevê um encontro com os estudantes da Escola Christiane Dezuani.

Conversando com a artista

Goret, como está sendo essa experiência pra você?

Goret - Mesmo estando há 15 anos dando palestras, esse momento me emociona, é um momento de inclusão, e eu vou estar falando com pessoas que tem deficiência, e eu quero passar pra elas essa emoção que eu vivo, de que sou capaz, que dou conta, é isso que eu quero passar pra eles. Isso me emociona e me dá um friozinho na barriga, mas essa é a minha missão e eu me entrego totalmente a isso.

Você acha importante o incentivo? Você foi incentivada?

Goret - Eu sempre fui incentivada pela minha família, sempre corri atrás em busca de melhorias, me formei. Então, essa autoestima que eu tenho e a valorização da minha família principalmente fez com que eu me realizasse profissionalmente e pessoal também.

Quais são suas principais referências artísticas?

Goret - Eu gosto muito do impressionismo, até do expressionismo também, Renoir, Van Gogh, gosto das leves pinceladas de Vincent van Gogh.