Geladeirotecas ganham espaços nas Unidades de Saúde

ubssantaterezinha

O projeto das Geladeirotecas está ganhando espaços nas Unidades de Saúde do Município. Essa é uma das iniciativas que tem múltiplos objetivos    

      O projeto das Geladeirotecas está ganhando espaços nas Unidades de Saúde do Município. Essa é uma das iniciativas que tem múltiplos objetivos como: servir de passa tempo e cultura enquanto o usuário aguarda atendimento; estimular o hábito pela leitura e estreitar a relação entre os pacientes e as equipes de cada repartição, numa relação humanizada e de confiança mútua, já que os livros podem ser doados e retirados aleatoriamente.

     Até o momento nos locais onde está presente a receptividade tem sido a melhor possível, sempre com pessoas retirando e devolvendo os livros, outras fazendo doações e a meta é ampliar para outras unidades, conforme está programado na UBS do Jardim Planalto, que inaugura seu equipamento dia 11 deste mês. Tudo começou a partir da iniciativa de alguns grupos de servidores de cada Unidade, sendo a primeira delas na Estação, inspirado na experiência de algumas profissionais autônomas que lançaram a semente no Hospital do Câncer, no Shopping e também no Terminal central de ônibus.

      Uma das primeiras Geladeirotecas a funcionar na rede pública de saúde foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Estação. Depois vieram outras e hoje podem ser vistas nas UBSs do Parque do Horto, Aeroporto I e Santa Terezinha. Em cada local o apelo das equipes é para que as pessoas não só leiam o que está ali, como também façam doações daquilo que tem nas estantes sem utilização.

Novos espaços

    A mobilização para a instalação de uma Geladeiroteca nas UBSs é feita pelas próprias equipes da unidade. Depois de conseguir uma geladeira usada uma das primeiras providências é fazer sua plotagem com a identificação do projeto e colocar os primeiros livros. Geralmente de doações dos próprios idealizadores e alguns usuários entusiastas da ideia. É destacado sempre que a utilização é livre, dependendo da consciência de cada em retirar os livros e devolver, para que outras também tenham acesso.

     De acordo com a assistente social da UBS do bairro Horto, Denize Benez Ornellas, a Geladeiroteca está proporcionando cultura para a população por meio das leitura dos livros, que são de romance, poesia, e outros gêneros. Adriana Helena Santiago, assistente social da UBS do bairro Estação disse que “muitas pessoas colaboram com as doações e quem aguarda pelo atendimento na unidade, principalmente quando está com crianças, faz a leitura para elas dos livros infantis. Isso é muito bom”, comentou.

     Alda Batista, moradora do bairro Estação relatou que “a Geladeiroteca faz com que a população adquira interesse pela leitura, porque a pessoa pode estar em uma fila de espera, começar a folhear, se interessar pelo livro e ler. Com o isso melhora seu vocabulário, se desenvolve, além dela adquirir sabedoria e conhecimento".

     Segundo Maria Marta, assistente social da UBS do bairro Santa Terezinha, "é importante que o munícipe tenha a responsabilidade de devolver o livro, para que outras pessoas possam ler também. É importante o interesse pela leitura para que o projeto das continue.". Na UBS do Jardim Planalto um novo espaço de leitura será entregue dia 11, informa a enfermeira responsável pela Unidade, Maiara Alves David.

    Outras duas estão previstas e dependentes apenas de doações de geladeiras: uma para o Pronto Socorro ‘Álvaro Azzuz’ e uma terceira na UBS do Jardim Paulistano. A Biblioteca Municipal, que dispõe de um rico acervo, também apoia esse trabalho e pode colaborar com as equipes que desejam implementar o projeto que é uma iniciativa de interesse coletivo.

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais