Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Atrativos técnicos da 49ª Expoagro

Tamanho da letra:

     O período de 16 a 26 de maio próximo promete ser de muita movimentação pelos lados do Parque Fernando Costa e adjacências, com a primeira etapa da 49ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca), com a sua parte técnica. A secretaria de Desenvolvimento e sua Divisão de Agropecuária anunciaram essa semana, a grade de atrativos do evento com a presença de centenas de animais, expositores de diversas partes do país, torneios de leite do gado Gir, provas esportivas e muito mais.

     A parte cultural e artística será desenvolvida por outra estrutura, a partir do dia 31 do mesmo mês, a cargo de uma empresa de Barretos, que participou a licitação aberta na última terça-feira. Para essa primeira etapa a entrada ao Parque será gratuita durante os 11 dias de atividades, sendo que entre os dias 14 e 17 haverá o Torneio Leiteiro de Gado Gir.

     Com expectativa de recorde tanto na produção de leite quanto no número de animais participantes, o 11º Torneio Leiteiro da Raça Gir da Expoagro é tradicional palco de disputa entre produtores rurais e seus animais, para premiar o animal que produzir maior volume de leite durante os 4 dias de ordenha em suas 10 tiradas de leite. Também está confirmado o Curso de Inseminação Artificial de Bovinos em Tempo Fixo (IATF), nos dias 14 e 15. Trata-se de parceria com o SEBRAE-SP, Sindicato Rural de Franca e FAESP/SENAR-SP, voltado aos criadores de bovinos. Visa apresentar as novidades sobre o assunto, que hoje é recorrente nas propriedades de criação de bovinos.

     Entre os dias 18 e 19, tem a Exposição e julgamento de bovinos da raça Gir, motivo pelo qual nasceu a EXPOAGRO de Franca. Isso aconteceu pela primeira vez em 1943, no estádio do Palmeiras (Franca-SP), quando criadores locais organizaram uma mostra de seus principais animais para apresenta-los ao então Governador do Estado de São Paulo, Fernando Costa. Após esta exposição, foi então doada pelo Sr. Tenente Jacintho a área onde hoje se encontra o Parque de Exposição Fernando Costa, cuja construção foi concluída pelo Estado em 1955, quando deu-se a 2ª edição da Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados. Desde então a pista principal do recinto recebe durante a realização da EXPOAGRO.

Girolando

     Entre os dias 17 e 19 de maio também ocorre durante a Feira, a Exposição e julgamento de bovinos da raça Girolando, animal originado do cruzamento das raças Gir e Holandesa, adaptado ao clima tropical do País. Especialmente em nossa região ganhou notoriedade com a produção leiteira, destacando-se com enormes criatórios e representatividade na bacia leiteira da Alta Mogiana. Haverá nessas datas a 12ª Exposição Especializada e Interestadual do Girolando, com expectativa de participação de mais de 150 animais, divididos nas categorias ½ sangue holandês, ¾ sangue holandês e 5/8 de sangue holandês.

     Entre os dias 18 e 19 está prevista a Exposição e julgamento de cavalos da raça Mangalarga, que a mostra bovina, a de cavalos da raça Mangalarga. Nota-se que a criação de equinos é uma das mais antigas atividades agropecuárias da região, haja visto a realização das já tradicionais Cavalhadas da Franca que acontecem há 186 anos, onde ocorrem apresentações teatrais. Na pista principal do recinto desfilam animais de genética apurada e porte invejável.

Prova de Três Tambores: 19/05;

     Representando a paixão que a região de Franca possui pelas provas equestres, será a realizada a Prova de 3 Tambores, sábado, dia 19 de maio, que possui em seu foco principal as categorias mirim e feminino. A dinâmica da prova encontra-se em o competidor realizar a volta em 3 tambores localizados em formato triangular na pista de hipismo. No dia seguinte, 20, tem Expocães, já tradicional e com enorme participação das famílias francanas. Inicialmente é realizada a ‘cãominhada’ no canteiro central da Av. Dr. Flavio Rocha e ao final a apresentação dos animais na pista principal do recinto. Os interessados inscrevem seus pet´s e podem competir com outros animais, divididos em categorias e julgados conforme os métodos de morfologia canina.

2º Encontro da Sociedade Rural Brasileira (SRB)

     Tendo como temática A Política Agrária Nacional, no dia haverá o 2º Encontro da Sociedade Rural Brasileira, cujo objetivo é compartilhar conhecimento e o debater temas atuais aos produtores de Franca e região, aliado a Política Agrária Nacional. As ações do comitê se concentram em conscientizar os agropecuaristas a participar da tomada de decisões relativas ao agronegócio nacional.

     Entre os dias 22 e 27, a Expoagro abre espaço para mostra de SENEPOL, raça bovina que vem ganhando enorme visibilidade na região, com a participação de criadores engajados em divulgar e difundir a raça. Quanto ao Gir Padrão, ou Gir de dupla aptidão, este ano teremos seu retorno à exposição, com participação efetiva da ASSOGIR (Associação Brasileira dos Criadores de Gir), com intuito de resgatar a importância do Gir para as raças atuais.

     Haverá também, Curso de Classificação de Café Parceria SEBRAE-SP e FAESP/SENAR-SP, isso nos dias 23 e 24. Será proporcionado aos cafeicultores locais a oportunidade de aprenderem a classificar seus cafés de acordo com os defeitos encontrados nos grãos, bem como à qualidade da bebida.

Leilão de animais:

     No dia 25 acontecerá o leilão de animais, onde serão inscritos lotes que serão levados à venda. O intuito do leilão é fomentar a comercialização dos animais apresentados em pista, a fim de gerar movimentação financeira no evento, além de agregar economicamente aos criadores da região. Nos dias 25 e 26, também de maio, acontece a Exposição e julgamento de cavalos da raça Mangalarga Machador, popularmente conhecido como Mangalarga Mineiro. Visa fomentar a criação de equinos de primeira linhagem. Com grande concentração de criadores na região, a raça muito utilizada para cavalgadas, trará para a pista do Parque Fernando Costa grandes exemplares, que estarão em exposição aos criadores regionais e toda a população francana.

Prova de Team Penning

     No penúltimo dia da programação, atrelado ao apelo regional pelas provas equestres, a organização programação mais uma edição da prova de Team Penning, que já vem se tornando tradição nas últimas edições da Expoagro. A prova consiste na prática de apartação de gado utilizando cavalos da raça quarto de milha no menor espaço de tempo possível.

     E no domingo, 27, marcando o encerramento acontece a prova de Hipismo, também tradicional durante a realização da Exposição e com mais de 30 edições. A prova de hipismo traz todo garbo e elegância das montarias equestres. A prova que marcará o final das atividades técnicas 49ª Expoagro, tendo como palco o gramado central do recinto do Parque Fernando Costa, garantindo à população presente atração de primeiro nível, com animais e cavaleiros de elevado alta categoria.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais