Mais Bela Voz é aberto a comunidade

O Concurso ‘A Mais Bela Voz Infantil’, organizado pela secretaria municipal da Esportes, Arte, Cultura e Lazer e Orquestra Sinfônica de Franca, que tinha estava com suas inscrições restritas aos estudantes da rede municipal de ensino, também foi aberto as demais escolas e à comunidade. Dessa forma, até o dia 30 deste mês outras crianças da cidade, de escola de música ou não, estando na mesma faixa etária de idade poderão se inscrever.

A medida foi anunciada nessa sexta-feira pelos organizadores, pedindo que os vídeos sejam produzidos no mesmo formato, com um minuto de duração, nome do autor, da escola, educador ou o responsável. O projeto tem o caráter exclusivamente recreativo e cultural e visa fomentar o interesse pela boa música brasileira. A primeira fase será a eleição interna em cada escola. Para isso os educadores terão até o dia 30, um domingo para envio da gravação por meio do Whatsapp 99195-4665.

A Coordenação Geral deste projeto está sob a responsabilidade das Secretarias de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, da Educação e Orquestra Sinfônica de Franca. A inscrição deve ser feita através de vídeo de no máximo um minuto, apresentando a criança cantando com acompanhamento, instrumental. O vídeo deve ser iniciado com o/a professor/a identificando: nome da escola, da criança candidata, da música escolhida para fase eliminatória, professor/a responsável, nome da música escolhida para o vídeo e o nome da música escolhida para a final.

Semana do Idoso começa com homenagens

Em meio a apresentações culturais, a Semana de Valorização da Pessoa Idosa de Franca será aberta na segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal, com um momento de homenagens a três personagens previamente escolhidos mediante eleição junto aos seus Centros de Convivência. No mesmo local, a partir das 14 h estão previstas as participações do CCI da Fundação Judas Iscariotes, Poesias, Grupo Musical e de Samba dos Centros de Convivência das regiões Leste, Centro, Nortes e Oeste.

Os homenageados

Na parte de poesia, estão certas as presenças dos poetas Filomena de Jesus Ribeiro e Francisco Paixão de Andrade. Entre os homenageados na ocasião, estão, na categoria pessoa idosa acima de 60 anos, Maria Luiza da Rocha, que é natural de Bela Vista do Paraíso. Em dezembro de 1990 veio para Franca para cuidar da saúde do marido e aqui ficou. É voluntária na Casa da Sopa ‘Avelina’ há 22 anos no Aeroporto 3. Tem na professora, Vevinha uma das grandes incentivadoras: ‘é uma pessoa muito especial na minha vida, ela me ajuda tanto, com ela aprendi a ler e escrever...’

Nélson Fanan , 86 anos, é outro que foi lembrado no “Valores da Maturidade’. Nascido em 32, em Franca, começou a trabalhar aos 12 anos, como ajudante de farmácia, depois sapateiro, função em que atuou por 40 anos até se aposentar em 86.  Leva no rosto um sorriso meigo e tem sempre uma palavra amiga e sábia para os que estão à sua volta.  Gosta de frequentar a academia ao ar livre e participar dos grupos de apoio e oficina de memória do CCI da Saúde, além de se manter atuante na igreja, como membro da Liga Jesus Maria José.

Dalva Darcy Sobral, 72 anos, natural Lucélia, será a terceira personagem a ser homenageada. Morou também em Dracena e São Paulo, passando por situações das mais adversas que a fizeram crescer em todos os sentidos. Em retomou os estudos, o o fundamental, o médio e dois anos de língua espanhola na Unesp pela Unati. Afirma que seu filho especial despertou nela sentimentos que só ouvia falar, pois conheceu, sentiu e viveu! E o City Lions completou, onde é voluntária, ensina crochê com barbante e realizou antigos sonhos, conhecendo pessoas incríveis.