Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Dia Mundial de Conscientização Violência Contra a Pessoa Idosa

Tamanho da letra:

    No sábado último, 15 de junho, comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para combater a violência contra idosos e disseminar o entendimento de que a violência é uma violação aos direitos humanos. A data ainda visa a criar uma consciência mundial, social e política de que os casos de maus tratos à Pessoa Idosa existem e devem ser combatidos.

    Assim como ocorre no Brasil, em Franca, a população passa por mudanças visíveis em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos - em especial do subgrupo de mais de 80 anos. A Secretaria Municipal de Ação Social, articulada com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e outros programas municipais, trabalha incessantemente buscando acompanhar essa transformação.

    Cerca de 20 milhões de pessoas idosas no país representam 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil. E, com isso, aumenta a necessidade de mais serviços e estrutura de ocupação para esse público.

    No Município, os Centros de Convivência são espaços ativos que acolhem e possibilitam vivências e compartilhamentos de experiências importantes, com atividades didático-culturais, físicas e outras.

 

A violência

     A violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial e também presente em nosso meio. Não são raros casos de idosos agredidos por quem deveria cuidá-los. Essas violações acontecem, geralmente, com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam suas forças para lutar.

   Mas a violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas à agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos.

    Os casos de abusos e violência devem ser denunciados no Ministério Público e através da internet no endereço http://www.disque100.gov.br e através nos telefones 100 ou 181.

    Em Franca, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), são as portas para o recebimento de queixas e denúncias de maus tratos a pessoa idosa.

   O Conselho Municipal (Comupi) tem suas reuniões mensais em toda última sexta-feira de cada mês, às 8h30 na Av. Champagnat, 1.750, Centro, onde, além de se informarem mais a respeito, as pessoas podem participar levando sugestões e reclamações.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais