Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Ação Social

Conselho da Pessoa com Deficiência empossa novos membros

A Secretaria Municipal de Ação Social prepara para o próximo dia 17, a posse dos novos membros eleitos para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPDC), em sua reunião de trabalho que ocorrerá no auditório da própria pasta, na Avenida Champagnat, 1750. Eles cumprirão mandato pelos próximos dois anos, até setembro de 2021.

Serão empossados os membros titulares e respectivos suplentes representantes do Poder Público e Sociedade Civil, sendo nove de cada segmento, que desempenham suas funções voluntariamente, sem remuneração. A solenidade está marcada para às 8h30, oportunidade que depois de empossados os presentes se reúnem e devem eleger a nova diretoria executiva. Atualmente o Conselho tem a sua frente Viviane Cristina Vaz Ribeiro.

O Conselho é uma instância da comunidade de caráter deliberativo, cuja função é acompanhar, participar e propor ao Poder Público medidas no sentido de melhorar o atendimento proporcionado ao segmento das pessoas com deficiência, nos termos do que dispõe a Lei Municipal de 2016, quando foi constituído.

Prefeitura mobiliza projeto ‘Ludoteca’ no Creas

     A Prefeitura, em parceria com o Instituto Sabin e Secretaria de Ação Social, inaugurá na próxima terça-feira, 10, às 11 horas, a ‘Ludoteca’ no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que fica na rua General Carneiro, 1937, no Centro.

     A Ludoteca é um espaço composto por um conjunto de materiais lúdicos preparados para atender diferentes etapas do desenvolvimento infantil. Visa oportunizar o afloramento das múltiplas inteligências da criança e do enriquecimento das interações sociais.

     O objetivo do projeto é proporcionar uma melhoria nos atendimentos realizados na rede pública, direcionados a crianças e adolescentes vítimas de violência e maus-tratos. Cerca de 150 crianças e adolescentes são atendidos por ano, pelo Creas. O projeto prevê ainda a oferta de cursos de capacitação pelo Instituto Sabin, aos profissionais que utilizam a Ludoteca.

Campanha para Conselho Tutelar ganha as ruas

      Com a coordenação e acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e a Comissão Eleitoral composta para essa finalidade, está nas ruas a campanha para eleição dos 10 conselheiros tutelares de Franca, que cumprirão mandato a partir de janeiro de 2020. O pleito, conforme já divulgado, está marcado para o dia 6 de outubro, das 9 às 17 horas no Centro Universitário Uni-Facef, unidade II, localizado na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso.

    O processo de escolha é feito através do voto popular e qualquer cidadão, desde que esteja em dia com os direitos políticos e resida em Franca, pode votar. Para tanto, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento com foto. Ao todo, 43 candidatos estão habilitados ao pleito após participarem de um curso preparatório e uma prova de conhecimentos gerais e legislação.

    Através do Conselho dos Direitos da Criança está sendo produzido e será disponibilizado nos próximos dias, um cartaz amplo com a relação e fotografias dos 43 pretendentes regularmente inscritos, que deverão ser fixados nos principais pontos de aglomeração das pessoas. Segundo o presidente do Conselho dos Direitos da Criança, Eurípedes Palhares, todos os postulantes estão cientes e bem orientados do que podem e não podem fazer durante este período e esses cartazes serão um instrumento a mais de apoio e publicidade, contando, para tanto, com o apoio dos veículos de comunicação na divulgação.

    O presidente do Conselho ressalta o papel fundamental que tem o conselheiro tutelar na defesa e proteção dos direitos da criança e adolescente, portanto é imprescindível que a população esteja informada e ciente do seu papel nesse processo. A Prefeitura na edição dessa semana da sua Revista Eletrônica ‘Prefeitura em Notícias” (link. https://www.franca.sp.gov.br/noticias/gabinete/blog) reservou uma página com a relação dos 43 postulantes e as informações complementares quanto ao local e data. Serão eleitos no dia 6 de outubro 10 titulares e seus respectivos suplentes.

Conselho de Assistência realiza reunião nos bairros

    O Conselho de Assistência Social de Franca realizará nesta quinta-feira, a sua segunda reunião descentralizada nos bairros da cidade, dessa vez no Jardim Brasilândia, que faz parte da região Leste. Nesse encontro, a partir das 8h30 discutirá com os conselheiros e também moradores usuários daquele espaço e outros instalados naquela região, temas pertinentes ao aprimoramento dos serviços de assistência oferecidos pelo Poder Público.

    Ao deliberar em promover esses encontros setoriais, o Conselho Municipal de Assistência Social busca aproximar mais o órgão da comunidade, abrindo os temas discutidos para que os moradores da região também participem. A primeira reunião com esse propósito ocorreu no Jardim Aeroporto com uma boa participação das famílias cadastradas no CRAS e demais usuárias dos serviços.

    A presidente do Conselho de Assistência, Lucineia Sartóri Coelho, que é assistente social da Prefeitura, enfatiza que nessa reunião no Jardim Brasilândia (o CRAS fica na rua Porto Velho, ao lado da UBS), serão deliberadas alguns temas discutidos na recente Conferência de Assistência Social, aliado a tratativas de questões pontuais pertinentes aquele setor da cidade. Os encontros mensais continuarão sendo organizados setorialmente, nos demais CRAS, nas regiões Norte e depois Oeste e finalizando na área central da cidade.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais