Empréstimos no Banco do Povo crescem 29%

bancodopovo original

Banco do Povo Paulista aumenta número de empréstimos em relação ao ano passado

O Banco do Povo Paulista, unidade de Franca, que funciona mediante convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo está próximo de atingir a cifra de R$ 2 milhões em empréstimos este ano, o que deve representará algo acima de 29% a mais que as liberações no ano passado. Os dados constam do mais recente relatório elaborado pela equipe da instituição que ampliou a abrangência dos beneficiários, funcionando na parte térrea da Prefeitura e espera superar a marca dos R$ 2 milhões em liberações com os diversos contratos já negociados e que estão no aguardo de assinatura.

Os números também cresceram de documentos assinados, na ordem 15%, ou seja, de 2013 em 2018 para 245 contratos firmados até o final da semana passada. Os indicativos sinalizam um aquecimento maior da economia local e também a diversificação dos tomadores de empréstimos, especialmente pessoas que saíram do mercado de trabalho e buscam uma forma autônoma de abrir e tocar seu próprio negócio.

Com juros subsidiados de 0,35% ao mês, o Banco do Povo Paulista ampliou também o leque do público beneficiário, sendo elas as pessoas físicas e jurídicas, os microempreendedores individuais (MEIs), com valores concedidos a partir de R$ 200,00 até R$ 15 mil, para as Empresas de Pequeno Porte (EPP) com receita anual de até R$ 360 mil e Eireli. Os empréstimos iniciais podem chegar a R$ 21 mil para as EPPs e para Eireli Ltda, o montante pode ultrapassar os R$ 50 mil.

Em termos de valores liberados no ano de 2018, chegou a quase R$ 1,5 milhão e este ano o montante cresceu próximo a 30%. Até a semana passada era de R$ 1,936 milhão, com a perspectiva de superar a marca dos R$ 2 milhões, levando em conta que existem contratos fechados na dependência de assinatura. O expediente segue normal até terça-feira, 31. Junto com os recursos liberados pela Secretaria de Desenvolvimento, a quem o Banco do Povo está vinculado, oferece capacitações com treinamento sobre gestão de negócios para quem está captando os recursos.