Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Franca volta a ter coleta Seletiva de Materiais Recicláveis

Tamanho da letra:

          A Prefeitura de Franca confirma à população de Franca que a coleta seletiva de materiais recicláveis, que esteve suspensa  desde o final de março (25), como parte das ações de prevenção e combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid 19), está de volta a partir desta segunda-feira, 10 de agosto de 2020.

          Para que isso fosse possível, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a Prefeitura, o Ministério Público e a Cooperfran (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Franca), com a participação da empresa Seleta que mantém 4 caminhões para realizar a coleta, estabelecendo normas de segurança e proteção, que envolveram adequações de instalações no Centro de Triagem, distribuição de equipamentos de proteção, capacitação sobre seu uso correto, testes de Covid-19 e atualização vacinal.

          Cumpridas essas etapas, as atividades estão sendo retomadas com os cuidados que a situação exige a para maior êxito e segurança de todos, a Prefeitura solicita que as pessoas coloquem seus resíduos recicláveis nos locais de costume nos dias e horários habituais que passam os caminhões, que terão o mesmo roteiro da situação anterior.

          O quadro completo com datas e horários da coleta está disponível no site e também será distribuído por meio das escolas, veículos de comunicação e por toda a cidade.

Máscaras e materiais de saúde

          Um alerta feito pelos agentes envolvidos com esse retorno da Coleta Seletiva, é quanto não ser colocar máscaras de proteção e nem materiais de saúde, entre os recicláveis. Isso representa um perigo enorme a saúde dos coletores, tanto aqueles que percorrem as ruas, quanto para os operadores que fazem a separação na Central de Reciclagem. O material deve ser destinado no lixo comum.

          Diante disso é solicitado às pessoas ainda empatia e valorização dos coletores de lixo, acondicionando seus resíduos (incluindo vidros e objetos cortantes) de forma a evitar acidentes na hora da coleta de lixo. Essa medida tem o objetivo de preservar a saúde dos catadores que fazem a triagem dos materiais recicláveis no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Franca, atendendo também às "Recomendações para a Gestão de Resíduos em Situação de Pandemia por Coronavírus (Covid 19) expedidas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

          A Prefeitura de Franca reconhece a importância da reciclagem desses materiais para a economia de recursos naturais e destaca seu aspecto social, possibilitando sustento para dezenas de famílias a partir da reciclagem. Pede, portanto, além da compreensão das pessoas, o seu empenho e conscientização em fazer a separação prévia e criar o hábito de deixar os recicláveis acondicionados nas datas e dias da coleta.

          A exemplo do momento em que a decisão foi pela suspensão dos serviços, a volta da Coleta Seletiva dos Materiais Recicláveis em Franca foi tomada em conjunto com o Ministério Público, 7ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região/Cooperfran e Prefeitura da cidade, através de suas Secretarias de Saúde, de Negócios Jurídicos, de Serviços e Meio Ambiente, de Ação Social e Coordenadoria Pedagógica de Educação Ambiental do Município.

          De parte da Prefeitura a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, acompanhará de perto o trabalho e coloca alguns canais para tirar dúvidas e esclarecimentos: tels. 3711-9429 ou 3711-9830 e no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais