Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Meio Ambiente

Equipes de limpeza têm trabalho dobrado após temporal

 
     A Secretaria de Meio Ambiente reforçou nesta segunda-feira, as equipes de limpeza que atuam nos serviços de rotina para manter a cidade livre das folhagens que, geralmente, tomam conta das praças, avenidas e demais espaços públicos nos finais de semana, quando esse trabalho fica suspenso. O volume de resíduos encontrados nas vias públicas aumentou consideravelmente, em decorrência do forte vendaval no final da tarde de domingo, trazendo para a área urbana junto com a poeira, muitas fuligens das queimadas oriundas da zona rural, que circunda a cidade.
     Foram feitas também intervenções pontuais na tarde e noite do próprio domingo, em apoio a Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, em decorrência de queda galhos de árvores em vias públicas, porém sem o registro de vítimas.  Ao reforçar o quadro de colaboradores nesse processo de varrição e recolha das folhagens, por conta do temporal, as equipes da Prefeitura, preventivamente, têm a preocupação de evitar que esses resíduos sejam arrastados para as bocas de lobo e obstruam as redes de galerias.
     Nas principais praças do centro da cidade, desde as primeiras horas, homens e mulheres realizavam a varrição e os caminhões, o recolhimento de parte dessa sujeira. Devido a quantidade de materiais, foi traçado um cronograma de trabalho que segue pelos próximos dias. Outra orientação aos moradores é para que cada um auxilie como puder, por exemplo, ao notar amontoados de folhas na calçada ou nas grades das bocas de lobo, em frente suas casas, é que recolham, coloquem em um saco plástico e deixem para ser recolhido pelo serviço de coleta.
 

Sábado tem Arrastão da Limpeza em 40 bairros das regiões Leste/Nordeste

DSC 5518 
     Neste sábado, 25, a Prefeitura volta a realizar mais um Arrastão da Limpeza, dessa vez abrangendo os 40 bairros que integram as regiões Leste e Nordeste, que vão do Ana Dorotheia, Parati, Chico Neca até o Residencial Santa Mônica, Monte Carlo, passando pelos Jardins do Éden, Brasilândia, Paulistano e adjacências. Os moradores dessas áreas da cidade estão sendo orientados a separar todos objetos que desejam descartar e deixar sobre as calçadas para que os caminhões recolham a partir das 7h de sábado.
     O Arrastão da Limpeza acontece sempre no último sábado de cada mês, alternando as regiões da cidade, cujo objetivo é recolher materiais inservíveis, evitando a destinação em áreas impróprias, o que gera acúmulo de entulhos nos bairros, facilitando a proliferação de doenças, como a Dengue, Zika e Chikungunya, entre outras. 
     Os números da Secretaria de Meio Ambiente apontam que nas edições anteriores, entre janeiro e agosto, foram recolhidas mais de 14 toneladas de entulho. Esta será a 10ª edição do Arrastão da Limpeza. Serão recolhidos móveis velhos, eletrodomésticos e eletrônicos, pneus, latas e outros. Os moradores devem fazer a separação prévia destes materiais, colocando-os na calçada.
     Confira abaixo a relação dos bairros que serão atendidos:
 
1-Vilage do Sol
2-Residencial Ana Helena
3-Residencial Chico Neca
4-Santa Giana
5-Jardim Parati
6-Prédios do CDHU “Otávio Cirurzo”
7-Residencial São Jerônimo
8-Chácara Residencial Ana Dorothéia
9-Residencial Ana Dorothéa e Prolongamento
10-Residencial Porto dos Sonhos
11-Jardim Elisa
12-Esplanada Primo Meneguetti
13-Residencial Villagio da Colina
14-Parque Franville
15-Jardim Centenário
16-Jardim São Luiz I
17-Jardim São Luiz II
18-Residencial Freitas Diniz
19-Jardim Palestina
20-Jardim Flamboyant
21-Jardim Brasilândia
22-Jardim Paulistano I
23-Jardim Paulistano II
24-Residencial Jardim Canadá
25-Jardim Brasil
26-Jardim do Líbano
27-Jardim São Francisco
28-Jardim Panorama
29-Jardim Riviera
30-Prolongamento da Vila Aparecida
31-Jardim Palma
32-Jardim do Éden e Prolongamento
33-Residencial Rodrigo Salloun
34-Santa Mônica (Samello V)
35-Belvedere Bandeirante
36-Jardim Monte Carlo
37-Recanto Fortuna
38-Vale Belo
39-Vila Monte Verde
40-Parque dos Ypês

Meio Ambiente inicia cadastramento para resgate de abelhas

PHOTO 2021 02 10 12 03 35 
     A Secretaria de Meio Ambiente anunciou nesta quarta-feira, 22, por meio de edital publicado no Diário Oficial do Município, o início de um cadastramento destinado a apicultores e meliponicultores para o resgate de abelhas sem ferrão na cidade.
     Com essa medida, a Prefeitura atende ao disposto no artigo 14, parágrafo segundo da Lei Municipal 9.029, de 18 de maio, deste ano (Lei Célio Augusto Pereira Rodrigues), que normatiza o resgate e a captura de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) e da Apis mellifera (abelha doméstica com ferrão), visando atender às finalidades socioculturais, de pesquisa científica, de educação ambiental e de conservação, em consonância com as legislações federal e estadual e demais iniciativas do gênero. 
     Os cadastros poderão ser efetuados, por meio do link https://forms.gle/MzFGr3VVqNaDxGAe9, que será disponibilizado no site da Prefeitura. 
     Ao se cadastrarem, os profissionais deverão informar os dados pessoais, endereço, telefones e e-mail para contatos, indicar a especialidade e anexar o comprovante de treinamento mínimo exigido de 24 horas para meliponicultor e de 48 horas para o apicultor. As informações cadastradas são de responsabilidade dos interessados, que também deverão autorizar a publicação dos contatos registrados no site da Prefeitura, que serão atualizados pela secretaria, visando a oferta do serviço. 
     De acordo com a secretaria, não há um prazo determinado para o encerramento deste cadastramento, que já está disponível para ser efetuado. 
     Com a conclusão deste trabalho, as pessoas que necessitarem dos serviços de resgate e a captura de enxames de abelhas sem ferrão poderão consultar pelo site da Prefeitura - www.franca.sp.gov.br, na página da Secretaria de Meio Ambiente, os apicultores e meliponicultores autorizados e aptos a prestarem o serviço na cidade. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9828.

Meio Ambiente distribui sementes na Semana da Árvore

WhatsApp Image 2021 09 21 at 09.21.05 
     A Secretaria de Meio Ambiente está realizando ações nesta semana durante a programação alusiva as comemorações do Dia da Árvore.
     Na manhã desta terça-feira, 21, servidores estiveram na avenida Flávio Rocha, próximo ao cruzamento da avenida Nazira Aidar, efetuando a distribuição de sementes de árvores para as pessoas que passavam pelo local. Foram distribuídas 5.000 sementes de Ipê Amarelo, onde na abordagem, os servidores explicavam o motivo da ação em comemoração a Semana da Árvore e junto, entregavam um informativo para auxiliar na hora do plantio. 
     O objetivo em realizar estas atividades é o de conscientizar a população sobre a preservação das árvores e incentivar a proteção do meio ambiente, com atitudes que trazem benefícios à natureza e a população. 
 
Programação 
     A programação segue com diversas atividades para esta quarta-feira, 22, onde está previsto o Painel da Arborização, que será realizado no formato on-line. Os organizadores do evento solicitam que sejam enviadas fotos de árvores dos bairros, onde as pessoas residem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Essas fotos vão compor o Painel da Arborização e ficarão disponíveis no site da Prefeitura. 
     Além desta programação, as pessoas poderão solicitar através do link https://forms.gle/jiSV3axNKFFLYdUC6, a entrega de mudas que estão programadas para serem distribuídas na sexta-feira. A quantidade é limitada e é importante o preenchimento correto das informações.  O “Delivery de Mudas” acontece na sexta-feira, para atendimento das solicitações feitas nos dias anteriores, onde as pessoas receberão de presente as mudas em suas casas.   
     Para quinta-feira, 23, o engenheiro Maurício Mayor apresentará uma palestra em live, às 15h, com o tema “A Importância das Árvores para a Proteção do Meio Ambiente”.
     Para finalizar a semana, no sábado, 25, terá um Workshop de Fotografias e a sua Importância no Meio Ambiente, diretamente no Jardim Zoobotânico, a partir das 8h. Em seguida, haverá uma visita monitorada com a bióloga Taís Zimak, no mesmo local juntamente de uma apresentação temática sobre a “Interação entre Abelhas e Folhas e seu impacto no meio ambiente”, com o meliponicultor Ricardo Gonçalves. 
     Os interessados em participar da palestra poderão comparecer no Jardim Zoobotânico, localizado na Av. São Francisco de Assis, 1.000, City Petrópolis.
 

Próximo Arrastão de Limpeza será nas regiões leste e nordeste da cidade

DSC 5522 

     A Secretaria de Meio Ambiente realizará neste sábado, 25, a 9° edição do Arrastão de Limpeza a partir das 7h, na região leste e nordeste da cidade, atendendo 40 bairros.

     Esta ação acontece sempre no último sábado de cada mês, alternando as regiões da cidade. As equipes fazem a recolha dos materiais, a fim de evitar que acumule entulho nos bairros e diminua o risco de proliferação de doenças  como a dengue, além de auxiliar no descarte correto dos materiais.

     Nas edições anteriores, entre janeiro e agosto, foram recolhidas mais de 14 toneladas de entulho.

     Os moradores da região contemplada poderão realizar a separação prévia destes materiais, colocando-os na calçada. Serão recolhidos móveis velhos, eletrodomésticos e eletrônicos, pneus, latas e outros.

     Confira abaixo a relação dos bairros que serão atendidos:

1-Vilage do Sol

2-Residencial Ana Helena

3-Residencial Chico Neca

4-Santa Giana

5-Jardim Paraty

6-Prédios do CDHU “Otávio Cirurzo”

7-Residencial São Jerônimo

8-Chácara Residencial Ana Dorothéia

9-Residencial Ana Dorothéa e Prolongamento

10-Residencial Porto dos Sonhos

11-Jardim Elisa

12-Esplanada Primo Meneguetti

13-Residencial Villagio da Colina

14-Parque Franville

15-Jardim Centenário

16-Jardim São Luiz I

17-Jardim São Luiz II

18-Residencial Freitas Diniz

19-Jardim Palestina

20-Jardim Flamboyant

21-Jardim Brasilândia

22-Jardim Paulistano I

23-Jardim Paulistano II

24-Residencial Jardim Canadá

25-Jardim Brasil

26-Jardim do Líbano

27-Jardim São Francisco

28-Jardim Panorama

29-Jardim Riviera

30-Prolongamento da Vila Aparecida

31-Jardim Palma

32-Jardim do Éden e Prolongamento

33-Residencial Rodrigo Salloun

34-Santa Mônica (Samello V)

35-Belvedere Bandeirante

36-Jardim Monte Carlo

37-Recanto Fortuna

38-Vale Belo

39-Vila Monte Verde

40-Parque dos Ypês

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais