Saúde

Saúde inicia vacinação para pessoas com Síndrome de Down, transplantados e pessoas com deficiência

arte vacina 110521 

      A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira, 11, o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para novos públicos alvos preconizados pelo Governo do Estado, em locais e horários de atendimento exclusivos.

     Desta forma, nesta terça-feira, as pessoas com Síndrome de Down, com idade de 18 anos ou mais, serão atendidos na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), das 8 às 16h, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e um laudo médico.

      As pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade a partir de 55 a 59 anos, poderão procurar a UBS Aeroporto 1, no período das 07h30 às 13h, levando um documento de identidade com foto, CPF e um documento que comprove ser beneficiário do BPC.

      Na UBS Paulista, exclusivamente, serão atendidas as pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos, com idade de 18 anos ou mais, das 07h30 às 13h, com apresentação de laudo médico, além de um documento de identidade com foto e o CPF.

       A vacinação desta terça-feira contempla também as puérperas com 45 dias após o parto, que tenham entre 18 a 59 anos, que apresentem comorbidades, com atendimento das 07h30 às 13h, nas UBS Ângela Rosa, Estação e Leporace, onde deverão apresentar a certidão de nascimento da criança, além de laudo médico e documentos de identidade com foto e o CPF.

      A Secretaria de Saúde suspendeu a vacinação de gestantes com comorbidades prevista para hoje (11), seguindo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),que publicou nota técnica na noite desta segunda-feira (10).
       Considerando que, a única vacina disponível, atualmente, para a primeira dose é a AstraZeneca/FioCruz, o município aguarda novas orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

     Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp  (11) 95220-2923  ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas.

Idosos com 60 anos ou mais

   A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, nesta terça-feira, 11, das 07h30 às 13h, na UBS Aeroporto 3. Os interessados devem apresentar um documento de identidade com foto e o CPF, retirando a senha no local. As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa, de acordo com a faixa etária divulgada para cada dia de atendimento.

Segunda dose

     Na UBS Paulista, o atendimento estará reservado, exclusivamente, para os profissionais da saúde, com a segunda dose. O atendimento será das 13 às 17h, mediante a entrega de senhas e observância da data constante no cartão para a complementação do esquema vacinal. Deve-se apresentar um documento de identidade com foto, CPF e a carteira de vacinação.

Vacinação contra Gripe Influenza

Vacina Influenza 1105 

      A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza continua nesta terça-feira, atendendo não somente as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), incluindo também os idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Os locais de atendimento são as UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h. Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13 às 16h.

      Os idosos e professores que tenham recebido a vacina contra a Covid-19, recentemente, devem aguardar o intervalo de 14 dias para receberem a vacina contra a Gripe Influenza.

Vacinação contra Gripe Influenza

Vacina Influenza 1005 

      A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza continua nesta segunda-feira, em 7 locais, atendendo as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Os locais são UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h. Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13 às 16h.

Prefeitura divulga postos de vacinação para primeira dose de profissionais de saúde

WhatsApp Image 2021 05 07 at 19.40.14 original 

      A Prefeitura confirmou na tarde desta sexta-feira, 7, que os profissionais de saúde que ainda não foram imunizados, estarão sendo atendidos a partir desta segunda-feira, 10, para o recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19, em 8 postos, sendo 6 UBS: Brasilândia, Leporace, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Guanabara e Paulista, das 07h30 às 13h e os dois postos DriveThru do Poliesportivo e Parque Fernando Costa, das 8 às 17h.

       Para imunizar esse público alvo, a secretaria recebeu uma grade com 3.350 doses do Governo do Estado. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade das doses. Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp  (11) 95220-2923  ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.

       De acordo com a secretaria, os profissionais de saúde que poderão ser imunizados a partir de segunda-feira, são os preconizados pelo “Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – 5ª Edição”, divulgado pelo Ministério da Saúde e “Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a Covid-19 - 10ª Atualização”, divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Desta forma, se enquadram neste público, os trabalhadores dos serviços de saúde, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Também poderão ser beneficiados os profissionais, que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), que se enquadram na “ocupação de cuidador que integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162”, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.  A vacina também será oferecida para os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Será solicitado um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. 

       Poderão ser imunizadas as pessoas, com idade a partir de 18 anos completos, que deverão apresentar um documento de identidade com foto, CPF, a carteira de conselho ou entidade respectiva da profissão, carteira profissional e mais os documentos que comprovem vínculo com a unidade de saúde, hospitais, clínicas e correlatos, como holerites, alvarás, guias de recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviços). Para os estagiários, declarações de seus preceptores para o estágio na unidade de saúde. Os documentos, credenciais ou outros materiais apresentados, que não comprovarem a identificação da pessoa com o exercício da profissão, não serão aceitos. 

       A Secretaria de Saúde alerta que a vacinação nos postos Drive Thru é exclusiva para as pessoas, que estiverem em veículos. Caso contrário, deverão comparecer as UBS, que são postos de atendimento. 

Idosos com 60 anos ou mais
       A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, na próxima segunda-feira, 10, das 07h30 às 13h, nas UBS da Estação, Aeroporto 3 e Parque do Horto. Os interessados devem procurar uma das unidades disponíveis, apresentando um documento de identidade com foto e o CPF, retirando a senha no local.
As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa, de acordo com a faixa etária divulgada para cada dia de atendimento.
 
Segunda dose
      Na UBS Paulista, o atendimento estará reservado, exclusivamente, para os profissionais da saúde, com a segunda dose, na segunda-feira, 10. O atendimento será das 13 às 17h, mediante a entrega de senhas e observância da data constante no cartão para a complementação do esquema vacinal. Deve-se apresentar um documento de identidade com foto, CPF e a carteira de vacinação. 

Prefeitura disponibiliza atendimento com psicólogos para profissionais da Saúde da UPA Anita

DIP 1587 copiar 
      Profissionais da Saúde, que estão trabalhando na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Anita, receberam um atendimento especializado com psicólogos na tarde desta quinta-feira, 6. A iniciativa é da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e visa oferecer suporte maior para àqueles servidores, que tanto têm trabalhado pela população desde o início da pandemia. 
      Para oferecer esse reforço no apoio psicológico, em um momento de grande demanda de trabalho, a secretária de Administração, Marina Mattos Maenza, montou uma força-tarefa com setores da Prefeitura de Franca, como o SIAS (Serviço Integrado de Atendimento ao Servidor), Recursos Humanos e o Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), além do curso de Psicologia do Centro Universitário Uni-Facef. “Em contato com essas frentes, conseguimos que seja feito esse reforço no atendimento psicológico dos nossos colegas servidores. Para isso, temos o suporte da chefe de departamento do curso na faculdade, Maria de Fátima Aveiro Colares, que se dispôs a fazer um grupo de acolhimento, de 10 a 15 pessoas, para que elas compartilhassem suas experiências e emoções diante da pandemia. É um reforço do trabalho que o SIAS já desenvolve com os servidores”, explicou Marina.
      Embora o atendimento, hoje, tenha sido específico para colaboradores da UPA do Anita, a intenção dos segmentos participantes é intensificar os trabalhos, disponibilizando esse acolhimento aos profissionais do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz", polo de atendimento exclusivo para Covid-19 e de outras unidades de saúde. Todas as reuniões seguirão os protocolos sanitários recomendados para a prevenção a doença, como distanciamento social, uso de álcool em gel e de máscara.
      A secretária ainda agradeceu pela parceria firmada e falou da importância de acolher esses profissionais. “É gratificante poder contribuir com a saúde mental dos nossos colegas, nesse momento tão difícil”, reforçou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais