Saúde

Saúde entrega novos aparelhos auditivos

       entrega aparelhos auditivos 01
       O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou ao lado da secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas e dos vereadores Claudinei da Rocha, Carlinhos Petrópolis Farmácia e Pastor Palamoni, a entrega de novos aparelhos auditivos, por meio do Programa "Alegria em Ouvir", no NGA-16.
       Segundo o prefeito, este serviço que estava parado no governo anterior, foi retomado no ano passado, com a distribuição de 1.750 aparelhos, beneficiando cerca de 800 pacientes, que apresentavam limitações auditivas, com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal. E neste ano, com o apoio da Câmara Municipal, por meio de emendas impositivas, já foram entregues até o momento, 973 próteses, contemplando 420 pessoas.  Até o final de maio, serão distribuídos mais 1.354 aparelhos auditivos para o atendimento a mais 700 pacientes. "Neste ano, graças a ajuda dos nossos vereadores, que destinaram suas emendas impositivas, vamos zerar a fila de espera, uma demanda reprimida que recebemos e que, com união de todos, prefeito e vereadores, estamos melhorando a vida de milhares de pessoas que estão recebendo, de volta a alegria em ouvir", agradeceu o prefeito. 
       Os pacientes beneficiados estão recebendo as próteses auditivas, adquiridas sob medida para o atendimento a necessidade de cada um, incluindo as pilhas para o funcionamento. Além disso, foram orientados a procurarem a UBS mais próxima de suas residências, para efetuarem um cadastro com a assistente social, podendo receber, de acordo com os critérios do programa, as cartelas de pilhas, mensalmente. 
       Janaína Costa, cabeleireira, que acompanhou a senhora Darci Nunes Costa, 73 anos, durante a entrega do aparelho, contou que a mãe foi perdendo aos poucos a audição, devido a idade e por ter na família, muitas pessoas que têm deficiência auditiva. Segundo ela, devido a baixa audição, a mãe tinha dificuldades em interagir com a família e ficava alheia as situações, podendo até gerar depressão. "Agora tudo vai mudar. Fiquei muito ansiosa e feliz por minha mãe ter conseguido o aparelho. Vai ser muito bom, ela vai ficar mais presente na família, vamos poder assistir a um filme juntas. É uma nova vida!", comemorou.
       Débora Rodrigues, professora, explicou que a mãe Gonçalina Rodrigues sofreu uma perda de 85%, na audição e mesmo conversando próximo a ela, o entendimento ficava prejudicado. Ela falou que após o pagamento de consulta particular, o diagnóstico e o tratamento só foram possíveis, através da rede pública de saúde. "A minha mãe passou por várias consultas e triagens, sendo que no último atendimento, em fevereiro, fomos informadas de que o aparelho seria entregue em até três meses. Ficamos muito felizes e agora, estamos na expectativa da sua adaptação para o novo aparelho", declarou. 
       São beneficiados pelo Programa "Alegria em Ouvir", os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente. Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe de Saúde Auditiva, com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados.

Confira a programação da Vacinação contra a Covid-19 para segunda-feira

 Vacinacao
       A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para a próxima segunda-feira, 18 de abril, contempla 12 postos de vacinação, com horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h. 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
       Para a próxima segunda-feira, 18, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s  Paulista, Guanabara e Luíza, das 8h às 16h. 
       As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.


 1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
       A primeira e a segunda doses para crianças de 6 a 11 anos da vacina Coronavac estarão disponíveis nas UBS's Progresso, Estação, Aeroporto 1 e Leporace, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
      Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.


1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
      A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas na segunda-feira, na UBS Brasilândia, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
       As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
       Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.


1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
      A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, estarão disponíveis nas UBS's Progresso, Estação, Aeroporto 1 e Leporace, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

 


1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
      A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBSs Ângela Rosa, Planalto, Santa Clara e Santa Terezinha, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores.

Vacinas de Rotina

         WhatsApp Image 2022 04 14 at 09.43.32
       A Campanha de Vacinação contra a Influenza prosseguirá na segunda-feira, nas UBS's Ângela Rosa, Planalto, Santa Terezinha, Santa Clara, Estação, Progresso, Leporace, Aeroporto 1 e Brasilândia, das 8 às 16h, destinada para os idosos, com 60 anos ou mais.
 
Vacinas de Rotina
       A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
       Para segunda-feira, 18, estarão disponíveis as UBS's Paulistano, Aeroporto 3, São Sebastião e Horto, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.

Prefeito anuncia ampliação da estrutura física do Pronto-Socorro Infantil

 WhatsApp Image 2022 04 11 at 09.17.41 1
     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou que fará nos próximos dias, mudanças na estrutura atual do Pronto-Socorro Infantil ‘Dr. Magid Bachur Filho’, transferindo também de local o Ambulatório de Saúde Auditiva, que atualmente funciona num espaço anexo. Segundo ele, em um ano, a rede pública municipal recebeu 20 mil novos usuários.
     De acordo com o prefeito, a estrutura física do Pronto-Socorro Infantil, será ampliada para atender a quantidade de pacientes, que dobrou neste primeiro trimestre, se comparado ao mesmo período de 2.021. Como medida a curto prazo, será feita a transferência do Ambulatório de Saúde Auditiva, que hoje funciona ao lado do Pronto-Socorro Infantil, para a Casa da Mulher, no Bairro São José, próximo ao Terminal Rodoviário. 
     Dessa forma, a Secretaria de Saúde vai utilizar o espaço deste Ambulatório, promovendo as adequações que se fizerem necessárias nos próximos dias, de modo a oferecer um melhor acolhimento as crianças e suas famílias no Pronto-Socorro Infantil. Mesmo com a transferência, os serviços oferecidos na Casa da Mulher não serão prejudicados, pois estão sendo adquiridas consultas particulares, com a descentralização dos demais atendimentos.
 
 
Novas construções 
     O prefeito Alexandre Ferreira destacou a autorização concedida para a abertura de licitação, visando a construção da UBS do City Petrópolis e que durante este mês, pretende autorizar as licitações das UBS’s do Parati e do São Domingos/Paineiras. Nos próximos meses, a programação é apresentar os projetos para a construção do novo NGA, da reforma e ampliação definitiva do Pronto-Socorro Infantil e de mais duas Unidades Básicas de Saúde.
     Por fim, o prefeito informou ter determinado à Secretaria de Saúde, que inicie estudos para ser implantada uma terceira UPA, esta na região Leste, que abrange todo o setor do Jardim Brasilândia e bairros adjacentes a Avenida Adhemar de Barros. Sem esquecer de todo o trabalho, em andamento na Prefeitura, para que em julho, seja feita a abertura da licitação pelo Governo do Estado para a construção do Hospital Estadual de Franca, com 200 leitos, sendo 40 de UTI. 

Repartições municipais fecham na Sexta-Feira Santa

 DSC 1807
     O expediente nas repartições públicas municipais termina nesta quinta-feira, 14, por conta do feriado de Sexta-Feira Santa e será retomado na próxima segunda-feira, 18.  
     Somente as unidades que prestam serviços de urgência e emergência, não terão alteração no funcionamento, sendo os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS dos Jardins Aeroporto e Anita e o SAMU. Já a Guarda Civil Municipal, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório e Casa de Passagem, CAPS AD II (Centro e Assistência Psicossocial) terão atendimento em regime de plantão. 
 
 
Coleta de lixo
     O serviço de coleta de lixo domiciliar não terá expediente nesta Sexta-feira da Paixão e será retomado no sábado
 
 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais