Saúde

Prefeitura inicia nova etapa de vacinação contra Covid

DSC 3836 copiar 

            A Prefeitura de Franca, que iniciou a vacinação contra a Covid-19,  em 21 de janeiro, segue nesta quinta-feira, 4, com a etapa da imunização, atendendo os profissionais de saúde, com a instalação de 10 postos, sendo 8 fixos nas Unidades Básicas de Saúde e dois, no sistema Drive Thru. A medida foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira e faz parte do Plano Municipal de Imunização de Franca, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde.

            A cidade recebeu até esta quarta-feira, três lotes de vacinas, totalizando 9.730 mil doses disponíveis, das quais cerca de 4,5 mil já foram aplicadas. Prioritariamente, os profissionais da linha de frente do atendimento a Covid-19, idosos e cuidadores das instituições de longa permanência, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

            Com a sequência da campanha, o atendimento nos 10 locais descentralizados, os profissionais de saúde que serão imunizados são: 

- trabalhadores dos serviços de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde;

- profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais. 

- quanto aos trabalhadores de apoio, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde;

- Os estudantes da área da saúde serão vacinados quando escalados na assistência ao paciente. 

Observação: Os profissionais de educação física e médicos veterinários que não atuam em serviços de saúde serão vacinados nas próximas etapas.

            No Franca Shopping e no Complexo Poliesportivo, o sistema será de ‘Drive Thru’ (as pessoas serão vacinadas em seus veículos). O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e nas 8 Unidades Básicas de Saúde, também de segunda a sexta-feira, porém das 13h às 18h, mediante a retirada de senhas. Será realizado pela Secretaria de Saúde, um rigoroso cadastramento dos profissionais que receberão a vacina para um controle eficiente e transparente. Para receber a dose, os interessados deverão apresentar um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, documento pessoal com foto, CPF ou comprovante de exercício da profissão. 

            Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 447 profissionais estarão atuando neste trabalho, com escolta policial para o transporte seguro dos imunizantes.

            Confira a relação das Unidades Básicas de Saúde, que serão postos de vacinação:

UBS DISTRITAL AEROPORTO I 

Rua Dr. Cyro Eduardo Rosa Faleiros, nº 600 (UBS) – Prolongamento Jardim Aeroporto I -  3701-8344/3721-3426

UBS ÂNGELA ROSA 

Rua Ângela Rosa Scarabucci, nº 691, Jd. Ângela Rosa – 3724-1374/3702-4134

UBS BRASILÂNDIA 

Rua Porto Velho, nº 1871, Jd. Brasilândia - 3725-4118/3705-0614

UBS ESTAÇÃO 

Av. Santos Dumont, nº 288, Bairro Estação – 3723-9279/3701-8687

UBS LEPORACE 

Rua Norberto Bassalo, s/nº, Parque Vicente Leporace - 3704-8588/3703-5228

UBS DISTRITAL HORTO/MIRAMONTES 

Rua Luiz Belchior, nº 1040, Parque do Horto - 3703-0440/3703-8417

 UBS JARDIM LUIZA / ESF VERA CRUZ  

Av. Nelson Japaulo, nº 1731, esquina com Rua Luiz Milani, 2820, Jardim Luiza – Franca

UBS PAULISTA - “Dr. Vilfredo Bulamah”

Rua Luis Gama, nº 1880, Jd. Paulista – 3727-4060/3703-9150

Segunda fase 

            Dependendo da disponibilidade de doses, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica trabalham com a logística de começar na próxima segunda-feira, dia 8, a imunização nesses mesmos locais, exlusivamente para os idosos com 90 anos ou mais. 

            "Esse é o plano básico de imunização, que será colocado em prática por etapas,  porém, estará sujeito a alterações em razão da disponibilidade da vacina", alertou o secretário de Saúde, Lucas Souza.

Aumento de Leitos

Prefeito Visita Pronto Socorro 3           

            Outra medida que poderá permitir a flexibilização das atividades é o aumento do número de leitos de UTI. Nesse sentido, o prefeito Alexandre Ferreira assinou na tarde desta terça-feira, a lei aprovada, em regime de urgência pela Câmara Municipal, que prevê o repasse de R$ 2 milhões para a compra de equipamentos para a abertura de mais 15 leitos de UTI, no AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

            Ferreira agradeceu os vereadores, que aprovaram rapidamente este projeto da Prefeitura. “É assim, com trabalho, transparência, diálogo, ação e muita responsabilidade, que vamos vencer os desafios da Covid”, finalizou.

            Ainda de acordo com o prefeito, a previsão é que a partir desta sexta-feira, 10 leitos entrem em funcionamento, sendo 5 de UTI e 5 de enfermaria, no AME.

            Durante este período, a unidade estará atendendo os pacientes que estiverem em tratamento, com retornos médicos e os casos pós-cirúrgicos, podendo retornar com as atividades normais, em março.

Prefeitura cria Central de Monitoramento para acompanhar casos de Covid

DIP 9042 

      Por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, a Secretaria de Saúde colocou em funcionamento nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Central de Monitoramento que fará o acompanhamento diário dos casos de Covid-19, em pacientes da cidade que contraíram ou são suspeitos da doença.
A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, com cerca de 15 servidores, que terão a missão de acompanhar, orientar e assistir os casos de pacientes vítimas da Covid e que estão em acompanhamento domiciliar pela rede municipal de Saúde.
     

       A vigilância ativa e contínua desses pacientes é o principal objetivo da secretaria, que fará um contato direto, por telefone, com o paciente para fazer a revisão dos sintomas e a evolução do quadro clínico a cada 24h, em pessoas com mais de 60 anos e portadores de condições clínicas de risco e a cada 48h, nos demais casos, até completar 14 dias do início dos sintomas. O monitoramento será estendido para os demais integrantes da família, que deverão se manter em isolamento domiciliar e afastados do trabalho por duas semanas.
      Caso a situação clínica e os sintomas do paciente se agravem, ele será encaminhado para o atendimento especializado.
     

      Caberá a Central de Monitoramento manter a regularidade, diária, nas ligações para os pacientes, atualizando as informações e as medidas adotadas, em cada contato realizado desde o início até a finalização do caso.
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que esse trabalho recomendado pelos protocolos do Ministério da Saúde já estava sendo realizado, porém em uma proporção menor. “A partir de agora, vamos aperfeiçoar este trabalho, atualizando as informações, diariamente, com contatos diretos com os pacientes, orientando e conduzindo as ações para que possamos diminuir as taxas de transmissão da doença", informou.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais