Meio Ambiente

Empresa de limpeza orienta seus colaboradores sobre riscos do Corona

      Nesse esforço coletivo  das autoridades locais na prevenção ao novo Coronavírus, a empresa Seleta, concessionária dos serviços de limpeza e coleta de lixo na cidade vem realizando permanentes treinamentos com seus colaboradores, contando com o suporte da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente. Grande parte deles direta ou indiretamente estão envolvidos diariamente com ações essenciais em vias públicas, lidando com pessoas, serviços,  além das equipes de coleta que dia e noite, de domingo a domingo estão geralmente nos horários de descanso da maioria da população, percorrendo as ruas e recolhendo os resíduos domésticos e recicláveis deixados nas calçadas dos imóveis.  Um esforço para o bem permanente para o bem estar de todos e saúde pública com qualidade.  E dentre as orientações passadas, consta o reforço na higienização pessoal o máximo que for possível, não saírem de casa quando estiverem fora do trabalho e nem viajarem para outros locais e no caso de qualquer sintoma que sinalize eventual patologia, que procurem a chefia imediata. Da mesma forma que as equipes de saúde precisam estar saudáveis e aptas a oferecer assistência em caso de necessidade, como foi dito na coletiva de quinta-feira, com os coletores também é preciso idêntico cuidado, pois sem o trabalho essencial deles todo esforço pode ficar comprometido. Estão trabalhando com equipamentos de proteção individual recomendados para cada situação e todos os cuidados redobrados, disse um dos encarregados de equipe.

Bebedouro externo para o Teatro Municipal

 

    Depois de receber alguns cuidados em sua cobertura nas últimas semanas, especialmente sobre a área do palco e coxias, o Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” acaba de ser contemplado com a instalação de um bebedouro externo, um anseio dos usuários identificado pelas equipes da administração. A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente construiu uma estrutura numa das laterais do hall de entrada na Avenida 7 de Setembro, permitindo que as pessoas quando esperam pela entrada em algum espetáculo possam se abastecer com tranquilidade.

   Embora sendo um dispositivo muito simples, vinha fazendo falta e terá grande utilidade, revelou uma funcionária da Casa de Espetáculos, que detectava toda vez que os portões eram abertos, as pessoas se dirigirem ao bebedouro interno na base do desespero. E era comum observar alguma apresentação sendo iniciadas e haver pessoas aguardando para beberem água, tal era a demanda gerada pela espera lá fora.

   Com dispositivo de fácil manuseio, nos moldes do que foi colocado na Praça Nossa Senhora da Conceição, o bebedouro todo azulejado interna e externamente ganhou aprovação daqueles que frequentaram o Municipal nos últimos dias. Desde o começo da semana, seguindo orientações da Secretaria de Saúde, de prevenção ao coronavirus, o local está fechado e com todas as apresentações suspensas até que a situação volte ao normal.

Semana da Água também tem programação suspensa

 

    A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, a partir das recomendações das autoridades da saúde achou por bem suspender toda a programação restante da Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda-feira, 16. Nessa terça-feira, 17, uma palestra sobre a importância das abelhas e sua conexão com as águas, a importância das nascentes, chegou a ser realizada pela manhã, com alunos da Escola Municipal “Hélio Paulino”,  no bairro Ana Dorotheia, mas no período da tarde a programação foi suspensa.

    As atividades da Semana estavam previstas até o dia 22, envolvendo visitas monitoradas a equipamentos públicos e de tratamento de água e esgoto, como as Estações da Sabesp e também ao Jardim Zoobotânico.  Em razão dessa situação de risco iminente com o Coronavírus se espalhando pelo Estado e o País, a decisão foi transferir os eventos que estavam previstos para outra ocasião a ser definida.

    Todos os parceiros e colaboradores envolvidos com a iniciativa receberam comunicação prévia a respeito da decisão tomada.

Arrastão da Limpeza recolhe cerca de 16,7 toneladas de inservíveis

 

    A Prefeitura realizou no último sábado, 14, o Arrastão da Limpeza nas regiões do centro e da Cidade Nova, abrangendo 34 bairros. Foram recolhidos cerca de 16,7 toneladas de inservíveis. O trabalho teve a coordenação da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente com participação de agentes da Vigilância Sanitária.

    O limite de ação englobou os setores entre avenidas Hélio Palermo, Ismael Alonso y Alonso e Adhemar de Barros, a partir do Jardim Consolação. Cerca de 40 homens foram distribuídos para trabalhar em oito caminhões, e recolheram os inservíveis, móveis velhos, eletrodomésticos, cadeiras e outros materiais que podem ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

    Com esse trabalho a Prefeitura procura deixar a cidade mais limpa e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e contou com o apoio de equipes da Vigilância Sanitária, visitando domicílios e realizando o trabalho preventivo de orientação. O serviço foi complementado nessa segunda-feira, 16, quando um caminhão voltou a percorrer a região para apanhar o que ficou para trás.

     É recomendável que os munícipes sigam algumas medidas para afastar o risco da proliferação do mosquito nas residências, orienta a Vigilância Sanitária.

Confira a dicas:

Pratos de vasos: retirar ou virar ao contrário. Pode colocar areia grossa ou fazer um furo para que a água escorra.

Garrafas, baldes e vasos vazios: cobrir e colocar em local protegido da chuva.

Bebedouro de animais domésticos: lavar com esponja e sabão pelo menos duas vezes por semana. Guardar se for viajar.

Ralos: devem permanecer sempre desentupidos e sem pontos de acúmulo de água.

Calhas: desentupir e limpar para a água correr livremente.

Piscinas: clorar a água e manter coberta quando não estiver em uso.

Entulhos de obras: cobrir e colocar em local coberto ou colocar no lixo reciclável detritos e inservíveis

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais