Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Prefeito autoriza início da revitalização do Prédio da Antiga Mogiana

Tamanho da letra:
 WhatsApp Image 2022 10 26 at 10.27.16
     O prefeito Alexandre Ferreira visitou na manhã desta quarta-feira, 26, o prédio da Antiga Estação Mogiana, localizado entre a Avenida Integração e Rua Frei Germano, no bairro da Estação, onde autorizou o início das obras de revitalização e reforma do local.
     Acompanhado pelos vereadores Ronaldo Carvalho e Lurdinha Granzotti, os secretários de Infraestrutura, Nicola Costa, Gislaine Liporoni, de Ação Social, Mateus Caetano, Rui Engrácia Caluz e Lucimara Prado, presidente da FEAC, Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente, além do presidente do Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico), Pedro Tosi, José Antônio Bosco, último chefe da Estação Mogiana e os comerciantes da região, José Baltazar Taveira e Nilza Facirolli, Alexandre Ferreira autorizou a montagem do canteiro de obras pela empresa Trevioli Participações e Empreendimentos Ltda, vencedora da concorrência pública, que será responsável pela execução do projeto.
     Os serviços de revitalização do local contemplam a implantação de um Mercado Popular, Centro Cultural e um espaço gastronômico temático, preservando o caráter histórico daquela região, além de um boulevard para a ligação do prédio a Praça Sabino Loureiro, com previsão de início das obras na próxima segunda-feira e conclusão em 12 meses. O investimento será de R$ 2.962.851,47
     Durante sua visita ao prédio, o prefeito Alexandre Ferreira lembrou as ações realizadas no local para a retirada das pessoas, em situação de rua, que foram acolhidas e estão sendo atendidas pelos serviços de assistência social do município, possibilitando mais dignidade aos envolvidos, além da instalação de proteção metálica no entorno do prédio, preservando o local para a realização das obras. Ações semelhantes para a retomada de espaços públicos foram realizadas na Vila Gosuen, com a construção do Centro Permanente de Esportes e Lazer (CEPEL) e o Viaduto Dona Quinta, com a instalação de pontos de apoio para motofretistas. "Queremos transformar esse prédio, num local de cultura, de conhecimento, com a biblioteca, o Centro Cultural Salles Dounner. Um local para compras, onde as pessoas possam resgatar a história da nossa cidade. Para nós, este local tem uma simbologia muito forte. Desde 1.983, quando perdeu sua função, estava meio abandonado e hoje, a gente resgata a história do prédio", enfatizou o prefeito.
     Ainda, de acordo com Ferreira, foram realizadas três licitações para a realização da obra, porém duas foram consideradas desertas até esta última concorrência, que habilitou a empresa responsável pelas obras. Segundo ele, o mesmo desafio está sendo enfrentado para as obras de acessibilidade e revitalização da Praça Sabino Loureiro, que integra o projeto da Estação,  cuja licitação foi considerada deserta pela terceira vez, porém será aberto um novo processo até ser concluído com sucesso. "Nós vamos insistir até a gente conseguir uma empresa, que possa fazer o trabalho para nós e completar essa região inteira da Estação", confirmou o prefeito. 
     Pedro Tosi, presidente do Condephat, disse que o prédio da Antiga Mogiana representa grande parte do que Franca se transformou do final do século XIX até os dias atuais. Foi a partir deste local, que pessoas, mercadorias e contratos, formação de capital se estabeleceram desde que a Estação foi inaugurada em 1.886. "Nós temos só que nos congratular com essa iniciativa da administração municipal, porque acima de tudo, um patrimônio em desuso, não sustentável, não tem condições de se reproduzir no tempo. Que esse prédio de uma história de 140 anos, consiga reproduzir essa história por mais 100 anos, sendo aceito e admirado pela população e tendo um uso funcional pelos moradores do local", ressaltou Pedro Tosi. 
     A comerciante Nilza Facirolli, proprietária de uma lotérica no bairro, onde atua há 45 anos, falou que após muitos anos, o bairro da Estação será reerguido. "Antigamente, tinha biblioteca aqui, uma empresa de ônibus e o SUS. Tudo foi acabando e sofríamos com a insegurança. Eu acho que o prefeito está muito empenhado em fortalecer a nossa região. Eu espero que a reestruturação do prédio, agregue crescimento e movimentação aos nossos estabelecimentos comerciais", desejou a empresária. 
     José Antônio Bosco, último chefe da Estação Mogiana, que acompanhou a visita do prefeito ao local, lembrou que vivenciou muitos momentos importantes e históricos no prédio. "A história da Mogiana é importante. Ela que deu o incentivo e o crescimento para a cidade. O ponto inicial da cidade foi aqui na Estação, com o transporte de cargas de café, cereais, gado e passageiros, vagões de leitos. Era um prédio que estava abandonado e será um novo ponto para a cidade, um cartão postal", destacou Bosco. 
     O comerciante do ramo de sorvetes há 37 anos, na Estação, José Baltazar Taveira, comentou que a revitalização do bairro é um grande anseio dos moradores há décadas. "Para nós é uma alegria muito grande essa proposta da Prefeitura, que vai alavancar o comércio não só da Estação,  mas da cidade inteira, com uma movimentação grande de visitantes, inclusive da região. Meu anseio é grande para esse projeto ficar pronto para que possamos comemorar uma praça bonita e um comércio forte na Estação", comemorou. 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais