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Infraestrutura

Recapeamento também no Jardim Guanabara

 

            O cronograma de recapeamento asfáltico reorganizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, seguindo as orientações do prefeito Alexandre Ferreira, atendeu nos últimos dias um dos corredores de tráfego mais movimentados da região Norte, as ruas pistas da Avenida João Gonçalves, no Jardim Vera Cruz. Um dos acessos preferenciais dos moradores daquele setor, a benfeitoria foi implantada a partir dos semáforos existentes no cruzamento da avenida que margeia a rodovia Cândido Portinari.

            Concluída essa etapa no Vera Cruz na quarta-feira, no dia seguinte, as equipes já se encontravam no Jardim Guanabara, primeiramente realizando a limpeza geral da Avenida Nicolau Del Monte e, logo depois, nesta sexta-feira começaram a aplicação da massa asfáltica.  A exemplo do Vera Cruz essa é uma via de grande fluxo, servindo de meio de ligação entre os bairros Santa Luzia/Conceição Leite com a Vila Exposição, Jardim Guanabara e o pontilhão sobre a rodovia Cândido Portinari.

            Ao investir nesse trabalho de recapeamento, a Prefeitura busca satisfazer dois objetivos principais: o primeiro deles é garantir conforto e segurança aos usuários, evitando que pessoas sejam vitimadas por acidentes e, o segundo, é evitar gastos maiores com manutenções tardias.  A Secretaria de Infraestrutura está avaliando aqueles locais em piores condições, com maior de volume de tráfego e inserindo com prioridade na programação. O contrato de recapeamento em vigor, na ordem de R$ 3 milhões, tem previsão de duração até meados de abril próximo.

Obras de alargamento do Córrego Cubatão ficam para 2021

 

            A Prefeitura de Franca bem que tentou mas não conseguiu viabilizar os recursos e fazer a licitação  este ano como chegou a programar, para o alargamento e rebaixamento do fundo canal do Córrego Cubatão, sob o viaduto Dona Quita, próximo as duas Faculdades Municipais. Essas informações constam da Secretaria de Planejamento Urbano que concluiu a contratação, pagamento e tem o projeto tecnicamente mais adequado pronto para realização do que precisa ser feito para evitar as inundações que se repitam com frequência, conforme voltou a ocorrer nesta terça-feira.

            As informações de momento de acordo com a Secretaria de Planejamento dão conta que o projeto executivo da obra foi realizado após licitação pública, pela empresa MMF Projetos de Engenharia e Arquitetura Ltda. da cidade de São Paulo. A seção daquele trecho de canal deverá ser ampliada para a adequação de sua vazão.

            Considerando o período de retorno de 100 anos e a limitação imposta pelas fundações da ponte escantilhada, será necessária a execução de rebaixamento do fundo, criando um degrau próximo a Av. Sete de Setembro e a concordância deste novo fundo com o fundo existente a uma distância de 175 metros à jusante. A largura do canal, que hoje é de 5,25 metros, passará a ser de 8,00 metros. A profundidade, que hoje é de 2,70 metros, variará de 3,65 a 4,60 metros.

            O projeto apresentado contempla a execução do novo canal e as adequações necessárias para a acessibilidade local, de acordo com as normas técnicas. Ainda de acordo com os quantitativos dos serviços necessários e preços levantados em março deste ano, o custo desta obra estava estimado em cerca de R$ 7,2 milhões.

            Em razão da pandemia e todo o seu impacto, não foi possível viabilizar dotação para avançar e publicar o edital para contratação da empresa para execução das obras. Mas todo o detalhamento técnico está pronto na Secretaria de Planejamento para que em 2021, havendo disponibilidade de recursos, as obras possam ser contratadas. Lembrando que no passado, quando da construção do Viaduto, houve a possibilidade de aproveitar o impulso das obras e realizar esse trabalho, porém por razões diversas isso acabou não ocorrendo e vazão do canal permaneceu limitada para situações de enchentes.

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