Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Olimpíada da inclusão começa à noite no Póli

Tamanho da letra:

     O ginásio poliesportivo ‘Pedrocão’ na região Sul de Franca será palco na noite dessa terça-feira, de uma grande festa de inclusão, marcando a partir das 19h30, da abertura da XIX Olimpíada das APAES (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), com a participação de mais de 800 atletas. E meio aos desfiles e apresentações programadas, um atrativo especial com o show da Banda Dedonautas. Embora não haja cobrança de ingresso, a organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível.

     Recém campeã dos Jogos Estaduais da Juventude e com uma comitiva de 500 pessoas viajando para Matão, onde a partir de hoje acontecem os Jogos Regionais, Franca sedia com orgulho as XIX Olimpíadas Especiais das APAES, reunindo agremiações de todas as partes do Estado. Uma disputa que coloca em destaque os esportistas marcados pelo esforço e superação, onde mostrarão até o dia 22 as suas habilidades.

     Organizada pela Feapaes (Federação das Apaes do Estado de São Paulo), contando com o apoio da Prefeitura de Franca, através de seu Departamento de Esportes e FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), as Olimpíadas terão início nesta terça-feira mobilizando pelo menos 9 modalidades. Entre elas voleibol adaptado, dominó, dama, tênis de mesa, natação, futebol 7, futsal, basquete e atletismo. São esperados de 800 a 1000 participantes de 17 delegações de diferentes partes do Estado.

     A Federação das Apaes conta com parceria com uma APAE do Estado para sediar o evento, que acontece a cada três anos, oportunidade na qual os melhores atletas de cada região competem, demonstrando sua potencialidade, além de terem nessa ocasião a chance de trocar experiências e confraternizar-se com outros atletas do Estado. A última Olímpiada aconteceu em 2015, em Guaíra.

     Várias autoridades participam à noite da cerimônia, em meio as apresentações previstas e desfile das delegações, presença dos atletas do Sesi-Franca, Escola de Samba Ases do Ritmo, Quintal 16, Vem Dança e Detonautas Rock Club com o espetáculo final. A competição é uma forma de estimular o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que possam enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, contribuindo dessa forma para o exercício da cidadania.

     Depois da abertura nessa terça-feira, dia 17, no dia seguinte começam as competições, em sua maioria programadas para o próprio Poliesportivo. As disputas de quadra nos ginásios e as demais, natação de atletismo, na piscina e pista aberta. Na quarta-feira envolvendo jogos de futsal, basquete, futebol Society e voleibol adaptado a partir das 8 h. No dia 19 tem atletismo, natação e tênis de mesa. Os jogos de dominó serão no Franca Shopping. O evento segue até domingo, dia 22, com a premiação dos campeões.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais