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EMDEF em busca constante de melhorias no transporte coletivo

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     A EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) é a empresa responsável pela gestão do transporte coletivo do município e tem atuado de forma intensiva para melhoria dos serviços prestados pela Empresa São José à população. Da implantação do novo roteiro das linhas da Zona Sul e Leste até a modernização do sistema de fiscalização com uso de avançada tecnologia (em andamento), a empresa está em busca constante de aprimoramento com um objetivo claro: melhorar continuamente os serviços aos usuários.

     Na semana passada, o presidente da EMDEF Marcos André Haber e o Gerente de Serviços do Transporte Coletivo Luciano Marangoni Custódio estiveram em visita à TRANSERP, responsável pelo transporte coletivo em Ribeirão Preto, para observarem os pontos positivos da gestão do transporte público na cidade. Entre esses avanços, que a EMDEF pretende implantar a curto prazo em Franca, estão a modernização do sistema de GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global) que permitirá uma fiscalização bem mais eficiente dos horários e trajetos de ônibus, emitindo relatórios diários de desempenho e quilometragem por linha. Ainda na onda de modernização da tecnologia de GPS, a possibilidade dos usuários acompanharem, em tempo real, aonde estão os ônibus que atendem suas linhas, checando o tempo de chegada do coletivo ao ponto através de aplicativo para smartphones, cujos estudos para implantação estão bastante avançados.  

     Um ponto crítico no transporte coletivo, de maneira geral e em várias cidades, é a exclusão de cobradores nos ônibus. Longe de ser uma prerrogativa só de Franca, a medida, segundo as empresas de transportes, é fundamental para corte de gastos e manutenção de preços acessíveis das passagens.

     De acordo com Marcos Haber, “em Ribeirão Preto não há mais cobradores nos ônibus, porém, em contrapartida, a TRANSERP adotou medidas compensatórias, entre elas, ações que desestimulam o uso de dinheiro – e sim o uso de cartão de passagens – e controles digitais de entrada de passageiros monitorados remotamente, iniciativas fundamentais para a opção de não se ter cobrador”.  O presidente da EMDEF observou que “essas são atitudes que devemos adotar em breve, fazendo campanhas e ações para que os usuários deem preferência ao uso de cartões. Implantaremos também estratégias de controle de passageiros que facilitem o trabalho dos motoristas, com isso, possibilitaremos mais agilidade e segurança para os próprios motoristas e para os usuários.”

     Outra iniciativa importante anunciada pelo presidente é a auditoria que a EMDEF pretende realizar nas informações geradas pela empresa Prodata, contratada da Empresa São José, que faz o controle da bilhetagem. Para essa auditoria, a EMDEF está em contato com empresas especializadas para levantamento de custos.   

     Segundo informações do gerente Luciano Marangoni, o trabalho da Prodata é controlar, de forma diária, específica e individualizada, quem utilizou o transporte público, ou seja, se o usuário é estudante, idoso, se a passagem foi paga em dinheiro ou cartão, enfim, é a empresa que controla toda a movimentação diária de passageiros.  

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