Educação

Espaço Maker atenderá 1 mil alunos neste ano

Espaco Maker original
 
      A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, o cronograma de atividades do Espaço Maker, que objetiva desenvolver pensamentos críticos e analíticos dos estudantes, além de auxiliar na resolução de problemas, criatividade e liderança.
      Nesta quarta-feira, 19, alunos do 3º ano da EMEB 'Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno' visitaram o espaço e tiveram a primeira aula de robótica com introdução ao microbit. O curso tem cinco encontros de três horas de duração cada. Ao final, o estudante recebe um certificado do Sesi.
      A construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Franca e o Sesi/SP. O local foi inaugurado em junho do ano passado e atendeu em seis meses, 542 alunos da rede municipal. Para este ano, o objetivo da secretaria é atender, aproximadamente, 1.000 alunos.
      Radmila Gomes, coordenadora da Comissão de Tecnologia e do Espaço Maker da Secretaria de Educação, explicou que os encontros proporcionam articulação com habilidades, que estão na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, no currículo de sala de aula.  “Aqui, as crianças trabalham em equipe, desenvolvem o raciocínio lógico, cooperação, elaboração de textos, pensamento científico e estratégico. Tudo isso é utilizado na sala de aula para a construção dos conhecimentos. Desde a hora em que os alunos chegam ao espaço, são imersos no mundo da robótica com inúmeras oportunidades para desenvolvê-las”.
      De acordo com ela, o espaço foi uma conquista para a educação do município. O aprendizado ocorre por meio do famoso ‘colocar a mão na massa’, garantindo a vivência e aprendizagem na prática.  “Além de tudo isso, o aluno tem a oportunidade do contato com tecnologias muito diferenciadas, como impressoras e canetas 3D, de última geração, ferramentas, notebooks touch screen, drones e muito mais para proporcionar aos alunos, ampliação do imaginário e potencialidades curriculares, tendo em vista que a tecnologia é um dos grandes mercados  da atualidade", disse.
 

Educação: projeto leva alunos do 5º Ano ao Espaço de Difusão Científica

Museu de Ciencias original
 
      A Secretaria de Educação começou um trabalho com alunos dos 5º anos da Rede Municipal, onde eles têm a oportunidade de passar uma manhã no Museu de Ciências, que faz parte do Espaço de Difusão Científica e vivenciar os conteúdos aprendidos em sala de aula.
      As exposições e experimentos práticos do espaço estimulam o aprendizado de conceitos científicos de forma acessível e envolvente.
      Nesta segunda feira, 17, alunos da EMEB 'Professor Aldo Prata', no City Petrópolis, puderam conhecer o espaço.
      Eles tiveram a oportunidade de vivenciar três momentos: conhecer a maquete explicativa sobre o saneamento básico e suas etapas, como o tratamento de água e esgoto, funcionamento do aterro sanitário, além de realizarem experimentos sobre composição e distribuição de água no planeta e também informações sobre nutrientes dos alimentos. Em um segundo momento, ocorreu a exploração de experimentos de física como geradores de estática, pilha e chispa ascendentes, gerador elétrico e atividades complementares. Por fim, foi feita a apresentação do equipamento telúrio, que demonstra a rotação e translação da terra, estações do ano e fases da lua.
      Elimar Borges Cardoso, que é professor de matemática e monitor do Museu de Ciências, destacou que o projeto objetiva conscientizar os alunos sobre a importância do tratamento da água, esgoto e descarte adequado de resíduos. Além disso, demonstra a composição e a distribuição da água no planeta e estimula o interesse pela ciência e tecnologia, por meio da experimentação. “A ideia é dar condições para que o aluno da rede municipal venha aqui no observatório, pelo menos, uma vez em sua trajetória escolar, para conhecer o ambiente. Aqui, ele consegue ter um entendimento melhor e assimilar a teoria com a prática com muito mais facilidade”, disse.
      O Museu de Ciências, que fica no Colégio Champagnat, atende um público variado, desde crianças do Ensino Fundamental, estudantes do Ensino Médio, faculdades e comunidade.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3706-8489.
 

Educação inicia aulas do Programa ‘Cursinho Popular’

Cursinho Popular original
 
     Tiveram início na última segunda-feira, 10, as aulas do Programa 'Cursinho Popular', que traz aulas de diversas disciplinas de forma gratuita, para preparar os estudantes para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares deste ano.
     A Secretaria de Educação disponibilizou 50 vagas. Destas, 30 já foram preenchidas e há 20 abertas. As matrículas poderão ser feitas na Escola Municipal “Prof. Antônio Sicchierolli” (rua Professor Laerte Barbosa Cinta, 929, Residencial Baldassari), de segunda-feira a sexta-feira, das 14 às 22 horas, onde o interessado deverá apresentar o RG e CPF do aluno, que já deverá ter concluído o Ensino Médio ou que estejam cursando a 3ª série do Ensino Médio.
     As aulas são no formato presencial, de segunda-feira a sexta-feira, das 19 às 22h15, na própria escola. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones (16) 3711-9219, (16) 3706-8221 ou (16) 3706-8220 de segunda a sexta, após as 14 horas.

Educação retoma atividades com Ciênciamóvel

Cienciamovel original
 
     A Secretaria da Educação iniciou nesta semana as atividades externas do Espaço de Difusão Científica, por meio do Ciênciamóvel, carreta que percorre a cidade compartilhando com educadores e estudantes experimentos de diversas temáticas.
     Alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual ‘Profª. Ana Maria Junqueira’, na Vila Santos Dumont, receberam o Ciênciamóvel nesta terça e quarta-feira e tiveram acesso a equipamentos que retratam a história da energia elétrica e sua evolução até os dias atuais, como máquinas simples, a vapor e as hidrelétricas, com ilustrações e maquetes expostas.
     O professor de química Pedro Reis de Jesus faz parte do grupo de monitores do Ciênciamóvel e destacou o projeto. “A receptividade foi a melhor possível, tanto da comunidade estudantil como dos moradores que ainda não conheciam esta estrutura da Prefeitura. Aqui, os estudantes tem acesso a um ambiente com abordagem diferenciada daquela que acontece em seus cotidianos, nas estruturas tradicionais de ensino, permitindo aprendizado contínuo e diversificado em diversos contextos da vida”, ressaltou.
     A programação de março terá a carreta por dois dias em cada local, nas seguintes datas e unidades estaduais de ensino: dias 11 e 12 na Escola Estadual ‘Prof. Sudário Ferreira’, no Portinari; dias 18 e 19, ‘Prof. Adelmo Francisco da Silva’, no Residencial São Domingos e dias 25 e 26 de março na escola ‘Profª. Carmen Munhoz Coelho’, no Jardim Boa Esperança.
Mais opções
     As visitas ao Espaço de Difusão Científica podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida Champagnat, 1808, com entrada que dá acesso ao Observatório Astronômico, ao lado da Secretaria de Ação Social. No próprio Observatório, a visitação é noturna, das 19 às 22 horas.

Inscrições para 135 vagas da Univesp continuam abertas

Univesp UAB original
 
      O polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Franca está com 135 vagas abertas para nove cursos de graduação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) até às 23h59 do dia 7 de abril.
      Através de processo seletivo, estão sendo disponibilizadas 45 vagas para cada um dos três eixos básicos: Computação (Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação) e Negócios, Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia) e Produção (Engenharia de Produção, Tecnólogo em Processos Gerenciais e Bacharelado em Administração ).
      Os cursos são gratuitos, na modalidade EAD (Educação à Distância), e o candidato deverá escolher um dos três eixos e até cinco opções de polo no momento da inscrição, em ordem de prioridade.
      As inscrições deverão ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. A taxa de inscrição é de R$ 47,50 e as provas objetiva e redação serão presenciais, no dia 18 de maio, com duração de 5 horas, em locais que serão divulgados a partir das 10 horas do dia 9, do mesmo mês, no site onde as adesões poderão ser feitas.
     Para prestar auxílio e esclarecer dúvidas, a Univesp disponibiliza três formas de contato para quem tiver dúvidas sobre o vestibular: o telefone (11) 3471-6100, o WhatsApp (11) 4200-2982 e o chat no link https://atendimento.univesp.br/sae/portal.html. Todos atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
     As matrículas terão início no dia 25 de junho e as aulas no dia 21 de julho. O Polo UAB/UNIVESP também dá suporte através do telefone e WhatsApp (16) 3711-9224. A sede da UAB fica na Secretaria de Educação de Franca, na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal, na sala 13, 1º andar, com horário de funcionamento das 13 às 21 horas de segunda a sexta-feira.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais