
A Secretaria de Educação está com mais um projeto para apoiar alunos que participam de olimpíadas a nível nacional, como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), uma competição nacional voltada para estudantes do Ensinos Fundamental e Médio.
Promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a olimpíada conta com a participação de estudantes do 5º Ano da EMEB Prof.ª Christianne Dezuani Dias de Oliveira, na Vila Real. Para isso, professores do Espaço de Difusão Científica foram até a escola para ministrar palestras educacionais, com foco em temas de astronomia e astronáutica, abordando tópicos como o sistema solar, principais constelações e exploração espacial. Eles também deram orientações sobre o uso de softwares educativos e ainda deram instruções para competições, com destaque para a construção e o lançamento de foguetes na categoria escolar.
Para aprimorar o conhecimento dos estudantes, os alunos também fizeram atividades práticas no Observatório de Astronomia, no Colégio Champagnat, e participaram da realização da Olimpíada de Lançamento de Foguetes. Os resultados obtidos foram enviados para a coordenação da OBA.
Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que o objetivo da OBA é incentivar o interesse dos jovens por astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover o estudo dessas áreas no ambiente escolar. Há também a OBAFOG (Olimpíada Brasileira de Foguetes), uma competição nacional voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com atividades práticas e experimentais de construção e lançamento de foguetes. “Foi uma atividade muito positiva, pois buscamos aproximar os estudantes das ciências espaciais, aumentando o interesse por carreiras científicas e estimulando a formação de novos talentos. Foi uma oportunidade para aprender de forma divertida e aplicar o conhecimento em um contexto desafiador”, destacou.
OBA
A olimpíada está acontecendo em diversas etapas. Serão enviados, no final de 2025, certificados para todos os alunos participantes e distribuídas, entre quatro níveis, aos alunos de maiores notas, cerca de 80.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de premiação para as escolas participantes.