Alunos do AJA desenvolvem repelente caseiro

repelente

Alunos do AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos), de 16 turmas, desenvolveram um repelente caseiro

O grande número de casos de dengue, suspeitos e positivos, registrado em Franca no começo deste ano tem preocupado não apenas as autoridades do setor de saúde. O assunto foi parar também nas salas de aula. Os 406 alunos do AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos), de 16 unidades, passaram a tratar do assunto dentro da sala de aula. A diretora do AJA, Rita Mozetti, disse que passou a tratar do tema com os estudantes logo no início do ano letivo. “Passamos a estudar tudo que era publicado pela Prefeitura sobre dengue como notícias e vídeos.”

A partir daí, os alunos também fizeram pesquisa na internet. O resultado foi um repelente caseiro que os próprios alunos desenvolveram em sala de aula e que também testaram. “O resultado ultrapassou os muros da escola. Os alunos levaram o conhecimento para a família. A partir dessa conscientização, eles se tornaram multiplicadores. Um aluno comentou que percebeu que a dengue é um problema coletivo. Se uma pessoa cuidar da casa dela e o vizinho não cuida, não vai adiantar.”     A diretora disse que os alunos além de aprender a produzir o repelente também estão usando e passando a receita para a família.

Ingredientes

O repelente caseiro produzido pelos alunos do AJA leva ingredientes simples: álcool, cravo da índia e óleo corporal. Foi feito dentro das salas de aula. Durante quatro dias, os próprios alunos agitavam o líquido duas vezes durante a aula e ao fim deste prazo coaram e acrescentaram o óleo. A partir daí, está pronto para usar.