Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Torneio Leiteiro abre segunda-feira Expoagro-2018

Tamanho da letra:

     O cenário está pronto e parte das ‘protagonistas’, no caso as vacas leiteiras da raça Gir estão concentradas para o grande momento, que será o Torneio Leiteiro marcando o começo da Expoagro-2018, na próxima segunda-feira. O evento é uma organização da Associação dos Produtores Rurais do Paiolzinho em parceria com a Prefeitura, com acesso livre ao público durante os próximos dias, nessa primeira fase que segue até o dia 27. Depois virão os atrativos artísticos com shows e uma grande recheada de boas opções.

     Equipes da Prefeitura se desdobraram nos últimos dias na conclusão dos ajustes no Parque Fernando Costa, compreendendo reparos nos galpões, melhorias nos sistemas hidráulico e elétrico, pintura, substituição de telhas, enfim, todos aqueles ajustes para que os animais tenham o necessário conforto, em especial na véspera de uma competição que vai medir quem produz mais leite. A secretária de Desenvolvimento, Flávia Olivito Lancha passou parte da manhã dessa sexta-feira, inspecionando os últimos detalhes e conversando com as equipes técnicas e os primeiros expositores que já chegavam com seus animais.

O Torneio

     Lembrando que embora a parte técnica comece neste dia 14, a abertura oficial estará ocorrendo no dia 17, quinta-feira, às 18 h, com a presença de autoridades e expositores no Parque Fernando Costa. Nessa ocasião estarão sendo anunciados os resultados do Torneio Leiteiro, cujas vacas realizarão a última ordenha no período da tarde. Será considerada campeã a que mais produzir mais leite durante 4 dias, com média de 3 ordenhas diárias. O produtor é o premiado e o leite distribuído para as entidades, através do Fundo Social de Solidariedade.

     Segundo a organização o Torneio este ano está havendo recorde de participação, com 25 animais, o que leva a expectativa para que ocorra o mesmo na produção de leite nos 4 dias de ordenha. O Torneio visa premiar o proprietário do animal com maior volume de produção de leite, durante os quatro dias em que se realiza a disputa.

     Nessa primeira semana, também estão programadas as exposições e julgamentos de animais. Entre os dias 17 e 19, bovinos das raças Gir e Girolando, organizado pelas respectivas associações. Motivo pelo qual nasceu a EXPOAGRO de Franca, a exposição da raça Gir, aconteceu pela primeira vez em 1943, no estádio do Palmeiras, quando criadores locais organizaram uma mostra de seus principais animais. Assim como as exposições bovinas, também acontece a exposição e julgamentos de cavalos da raça Mangalarga, nos dias 18 e 19 de maio.

     No dia 19, será a realizada a Prova de Três Tambores, que possui em seu foco principal as categorias mirim e feminino. A dinâmica da prova encontra-se em o competidor realizar a volta em três tambores localizados em formato triangular na pista de hipismo.

     Entre os dias 17 e 19 de maio também ocorre durante a Feira, a Exposição e julgamento de bovinos da raça Girolando, animal originado do cruzamento das raças Gir e Holandesa, adaptado ao clima tropical do País. Especialmente em nossa região ganhou notoriedade com a produção leiteira, destacando-se com enormes criatórios e representatividade na bacia leiteira da Alta Mogiana. Haverá nessas datas a 12ª Exposição Especializada e Interestadual do Girolando, com expectativa de participação de mais de 150 animais, divididos nas categorias ½ sangue holandês, ¾ sangue holandês e 5/8 de sangue holandês.

     Entre os dias 18 e 19 está prevista a Exposição e julgamento de cavalos da raça Mangalarga, que a mostra bovina, a de cavalos da raça Mangalarga. Nota-se que a criação de equinos é uma das mais antigas atividades agropecuárias da região, haja visto a realização das já tradicionais Cavalhadas da Franca que acontecem há 186 anos, onde ocorrem apresentações teatrais. Na pista principal do recinto desfilam animais de genética apurada e porte invejável.

Prova de Três Tambores: 19/05;

     Representando a paixão que a região de Franca possui pelas provas equestres, será a realizada a Prova de 3 Tambores, sábado, dia 19 de maio, que possui em seu foco principal as categorias mirim e feminino. A dinâmica da prova encontra-se em o competidor realizar a volta em 3 tambores localizados em formato triangular na pista de hipismo. No dia seguinte, 20, tem Expocães, já tradicional e com enorme participação das famílias francanas. Inicialmente é realizada a ‘cãominhada’ no canteiro central da Av. Dr. Flavio Rocha e ao final a apresentação dos animais na pista principal do recinto. Os interessados inscrevem seus pet´s e podem competir com outros animais, divididos em categorias e julgados conforme os métodos de morfologia canina.

2º Encontro da Sociedade Rural Brasileira (SRB)

     Tendo como temática A Política Agrária Nacional, no dia haverá o 2º Encontro da Sociedade Rural Brasileira, cujo objetivo é compartilhar conhecimento e o debater temas atuais aos produtores de Franca e região, aliado a Política Agrária Nacional. As ações do comitê se concentram em conscientizar os agropecuaristas a participar da tomada de decisões relativas ao agronegócio nacional.

     Entre os dias 22 e 27, a Expoagro abre espaço para mostra de SENEPOL, raça bovina que vem ganhando enorme visibilidade na região, com a participação de criadores engajados em divulgar e difundir a raça. Quanto ao Gir Padrão, ou Gir de dupla aptidão, este ano teremos seu retorno à exposição, com participação efetiva da ASSOGIR (Associação Brasileira dos Criadores de Gir), com intuito de resgatar a importância do Gir para as raças atuais.

     Haverá também, Curso de Classificação de Café Parceria SEBRAE-SP e FAESP/SENAR-SP, isso nos dias 23 e 24. Será proporcionado aos cafeicultores locais a oportunidade de aprenderem a classificar seus cafés de acordo com os defeitos encontrados nos grãos, bem como à qualidade da bebida.

Leilão de animais:

     No dia 25 acontecerá o leilão de animais, onde serão inscritos lotes que serão levados à venda. O intuito do leilão é fomentar a comercialização dos animais apresentados em pista, a fim de gerar movimentação financeira no evento, além de agregar economicamente aos criadores da região. Nos dias 25 e 26, também de maio, acontece a Exposição e julgamento de cavalos da raça Mangalarga Machador, popularmente conhecido como Mangalarga Mineiro. Visa fomentar a criação de equinos de primeira linhagem. Com grande concentração de criadores na região, a raça muito utilizada para cavalgadas, trará para a pista do Parque Fernando Costa grandes exemplares, que estarão em exposição aos criadores regionais e toda a população francana.

Prova de Team Penning

     No penúltimo dia da programação, atrelado ao apelo regional pelas provas equestres, a organização programação mais uma edição da prova de Team Penning, que já vem se tornando tradição nas últimas edições da Expoagro. A prova consiste na prática de apartação de gado utilizando cavalos da raça quarto de milha no menor espaço de tempo possível.

     E no domingo, 27, marcando o encerramento acontece a prova de Hipismo, também tradicional durante a realização da Exposição e com mais de 30 edições. A prova de hipismo traz todo garbo e elegância das montarias equestres. A prova que marcará o final das atividades técnicas 49ª Expoagro, tendo como palco o gramado central do recinto do Parque Fernando Costa, garantindo à população presente atração de primeiro nível, com animais e cavaleiros de elevado alta categoria.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais