Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Franca com tudo pronto para Seminário de Meliponicultura

Tamanho da letra:

     A Prefeitura já está com tudo pronto para a 7ª edição do Seminário de Meliponicultura, que acontece a partir deste sábado, por meio da secretaria de Desenvolvimento e da AMESAMPA (Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo). O evento que já se consolidou como um dos mais importantes voltados à prática de Meliponicultura do país, será neste sábado e domingo, no Parque de Exposições Fernando Costa, com número recorde de inscrições, mais de 150 participantes.

     Nesta sétima edição, o Seminário reforça seu compromisso de fomentar a discussão dos diversos temas voltados à prática da criação racional das abelhas sem ferrão, buscando o máximo de interação entre todos os participantes. Serão promovidas várias "atividades práticas", tendo como temática o meliponário com grandes quantidades de colônias, além da realização de "rodas de conversa", onde os participantes terão a possibilidade de trocarem suas experiências e impressões, discutindo propostas de ações para o desenvolvimento da Meliponicultura Paulista.

     As atividades serão realizadas durante todo o dia, começando por volta das 8h30 e se estendendo até às 17h. Palestras, oficinas e rodas de conversa serão ministradas por especialistas de todo Brasil. Das palestras, previstas constam temas pertinentes ao momento, como: Biologia das Abelhas sem Ferrão, Genética das Abelhas sem Ferrão, Meliponicultura na Bahia e os Agrotóxicos, Legislação Estadual para os méis das ASF. Das oficinas, serão: Manejo de Marmelada, Multiplicação de Mandaguari, Multiplicação de Meliponídeos, Boas práticas de Extração e beneficiamento de mel de abelhas nativas, Cosméticos com produtos das abelhas sem ferrão, Produção de produtos com Geoprópolis, Produção de Iscas, e ainda contará com um curso extra de Mel na Gastronomia, em parceria com o SENAR.

     O Seminário conta com o apoio do Sindicato Rural de Franca, FAESP/SENAR, Embrapa, Amesampa, USP-RP, secretarias de Serviços e Meio Ambiente, de Saúde e de Educação e SOS Abelhas. “Sem o apoio e a participação de todas estas entidades não seria possível atingirmos os resultados que estamos colhendo”, ressaltou Célio Rodrigues, Técnico da Divisão de Agronegócios.

Educação ambiental

     Haverá também atividades para crianças, com oficina especial oferecida pela SOS Abelhas. De acordo com a organização SOS Abelhas, ‘sua atividade principal é a educação ambiental, pois o maior inimigo das abelhas nativas é o desconhecimento. Só é possível preservar aquilo que se conhece”, observam. O grupo leva o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão para onde for necessário, o que importa é mantê-las vivas. “Ministramos palestras, cursos e oficinas em escolas, parques, praças, empresas, onde quer que seja. Quem quiser aprender mais sobre nossas abelhas nativas, deve entrar em contato conosco ou comparecer ao Parque Fernando Costa em Franca, neste final de semana”, em mensagem endereçada ao público interessado. O Parque Fernando Costa fica na Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais