Expoagro: uma feira para expor, vender e ganhar prêmios

julgamentoexpoagro3

 A 50ª Expoagro está movimentando o Parque "Fernando Costa" desde o início desta semana.

       A 50ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca) está movimentando o Parque de Exposições “Fernando Costa” desde o início desta semana. Até o final da feira, dia 2 de junho, cerca de 1,5 mil animais entre bovinos, equinos e muares, vindos de várias partes do país, deverão passar pelo recinto. São mais de 600 expositores que participarão de uma programação extensa como Torneio Leiteiro, julgamento Gir, Girolando e Mangalarga, mostra de Gir padrão, julgamento Nelore e ainda Expocães e prova de hipismo e de três tambores. A feira é uma realização da Prefeitura de Franca por meio da Secretaria de Desenvolvimento.

      A projeção é de gerar até R$ 4,5 milhões em negócios. Juarez Coutinho Chaves, responsável pelos animais da Via Start de Uberaba (MG), já comemora os resultados obtidos na feira. Em um dia e meio de Expoagro todos os animais foram negociados. “Superou nossas expectativas.”

 

     Juarez Chaves conta que este é o primeiro ano da empresa na exposição de Franca. O grupo decidiu participar do evento após muitos comentários positivos e estão na cidade desde a última terça-feira, dia 14.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados. Em apenas um dia e meio de feira vendemos todos os nossos animais, o que superou as expectativas”, disse Juarez. Foram cerca de 14 animais com o valor de até R$ 15 mil cada um. O cuidador ainda espera ansioso pelo próximo leilão da programação, que promete um rendimento muito maior, com 30 lotes.
    A estrutura modelo também foi pauta entre os participantes. Com amplo espaço e galpões que atendem às necessidades, o ambiente é essencial para atrair expositores de todas as regiões. “O pessoal aqui é muito acolhedor. Fomos bem recepcionados e a estrutura é ótima. Com certeza vamos voltar e ano que vem programar um shopping maior com mais animais”.

    Gildásio Francos dos Santos, responsável pelos animais da Fazenda Alvorada de Patrocínio Paulista, também não tem do que reclamar. A equipe comemora o prêmio que levou com a vaca Nobreza no Torneio Leiteiro na categoria ‘leite de melhor qualidade’. A Fazenda partida todos os anos da Expoagro desde 2006 e na edição deste ano trouxe 13 animais. “Fazemos toda uma preparação dos animais que vão participar do Torneio Leiteiro de até 60 dias antes para dar certo de participar do torneio. Escolhemos o animal com melhor produção de leite para expor na feira e também para participar do julgamento.”

    Santos, que participa até de seis feiras agropecuárias por ano, elogia a estrutura do Parque. “A estrutura do ‘Fernando Costa’ é ótima e a organização da feira nos recebe muito bem. O que precisamos somos atendidos.”

    A estrutura da Expoagro também é considerada um ponto forte por Vinícius Pereira da Silva, responsável por cuidar de 16 animais da Fazenda Paraiso, de Franca. Ele conhece bem o Parque de Exposições que visita em todas as edições da Expoagro desde 2012. “Participamos de até cinco feiras por ano e na minha opinião a Expoagro é a melhor no quesito organização.” O julgamento dos animais e leilão também são aguardados pelos expositores já que, em sua maioria, conseguem negociar todos os animais.

Mais feira

    Nesta próxima semana, outros animais chegarão ao Parque de Exposições “Fernando Costa”. Além disso, 100 alunos e docentes de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animais (da Universidade de Franca) vão apresentar projetos e monitorar a saúde dos animais presentes no recinto.

    Entre os projetos desenvolvidos pelos alunos estão: demonstração de erosão no solo, adubação e fertilidade do solo, características do solo para café, entre outros. Os alunos também oferecerão plantão de atendimento e monitoramento de saúde dos animais.

   Já os docentes da Unifran ministrarão palestras no dia 23 de maio no período da tarde.

 

 

Programação

 A Expoagro segue com a programação técnica até o dia 2 de junho com várias atividades.

Veja a programação completa:

 

17/05 – sexta-feira

Julgamento Gir, Girolando e Mangalarga

 

18/05 – sábado

Julgamento Gir, Girolando, Mangalarga e Muares

Prova de Team Penning

 

19/05 – domingo

Julgamento Muares

Prova de Ranch Sorting

 

20/05 - segunda-feira

Ciclo de palestras

 

21/05 – terça-feira

Ciclo de palestras

 

22/05 – quarta-feira

Ciclo de palestras

 

23/05 – quinta-feira

Ciclo de palestras

13h – 14h – “Cuidados com seu pet: do mascote ao membro da família” com a professora Drª Valeska Rodrigues

 

15h30 – 16h30 - “Atualidades em adubação no cafeeiro” com o prof. Dr Gilson Silvério da Silva

 

16h-17h30 - “Manejo integrado de pragas em cafeeiro”, com a profª. Drª Alessandra Marieli Vacari.

 

Mostra de Gir padrão

Julgamento M. Marchador

 

24/05 - sexta-feira

Ciclo de palestras

Mostra de Gir padrão

Julgamento M. Marchador

 

25/05 – sábado

Mostra de Gir padrão

Julgamento M. Marchador

 

26/05 – domingo

Expocães

 

29/05 – quarta-feira

Pesagem Nelore

 

30/05 – quinta-feira

Julgamento Nelore

 

31/05 – sexta-feira

Julgamento Nelore

 

 

01/06 – sábado

Julgamento Nelore

Prova Três Tambores

 

02/06 – domingo

Prova de Hipismo

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais