
Franca estará presente, no período de 26 a 30 de maio, na 2ª edição do Programa Jornada Exportadora, no Paraguai e o Equador, com quatro representantes calçadistas. A informação é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento da Prefeitura.
A Jornada Exportadora propiciará as 20 empresas brasileiras do setor calçadista, incluindo as francanas, uma imersão de mercado, além da oportunidade de estabelecer contato com potenciais compradores dos dois países.
A iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, tem como objetivo, auxiliar pequenos negócios nacionais que desejam iniciar as atividades no comércio exterior. O programa conta, também, com o apoio da Abicalçados, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O evento é voltado para empresas que já passaram por algum processo de qualificação para exportação e que identificam sinergia entre seus objetivos e os mercados-alvo do programa. Cada edição do programa conta com um planejamento intensivo que permite às empresas participantes aprofundarem conhecimento sobre o mercado-alvo e avaliem o posicionamento de seus produtos em cada país visitado. Além disso, a ação proporciona interação com compradores locais qualificados. A agenda inclui visitas técnicas, seminários com especialistas do setor, reuniões estratégicas sobre oportunidades reais de comercialização e rodadas de negócios.
Lucimara Prado, secretária de Inovação e Desenvolvimento, ressaltou a importância da participação de empresas de Franca nesta vitrine internacional e a importância do Programa Peiex na preparação dos empresários, desejando sucesso às empresas francanas.