Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Prefeitura apresenta ações para amparar pessoas em situação de rua

DSC 8143 
      A Prefeitura de Franca anunciou nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Programa Dignidade para amparar as pessoas em situação de rua. 
      O prefeito Alexandre Ferreira, durante transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura, no Facebook, explicou que em 2.016 quando deixou a Prefeitura, havia o registro de 255 pessoas em situação de rua. Quatro anos depois, ao retornar, esse quadro dobrou, chegando a 514. Diversas intervenções, foram implementadas emergencialmente, sendo que hoje 88 pessoas estão sendo atendidas e novos serviços foram criados, como o de Abrigo e Pernoite e 14 outras pessoas,  já estão acolhidas no Projeto Moradia Primeiro, em que a Prefeitura paga o aluguel e faz o acompanhamento social.
      Com isso, a Prefeitura está eliminando aquela situação que se formava sob o viaduto Dona Quita, na Av. Major Nicácio e fará o mesmo no canteiro central da Av. William Azzuz, na Vila Gosuen (no local na semana que vem será iniciada a construção de um Centro Esportivo) e na antiga Estação Mogiana, o mesmo será feito. O prédio será revitalizado e transformado num espaço misto, com equipamentos culturais e de comércio, onde as pessoas serão retiradas e assistidas. Junto com a reforma, será instalada nova iluminação e outras melhorias para maior segurança de todos naquelas adjacências.



Medidas preliminares
      Durante a apresentação, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que a partir de março, foram implantados dois novos serviços, o de Abordagem Social e o Acolhimento Noturno para as pessoas em situação de rua. 
      Dois meses depois, após cumprir todos os procedimentos legais, em maio foi instalado o Espaço Dignidade, que passou a sediar também o Acolhimento Noturno de Pernoite e o Serviço de Abordagem Social.  
      O trabalho prosseguiu e desde junho, o Programa Dignidade mobilizou ações, através da assistência social, Serviços de Abordagem Social e Acolhimento Noturno, Abrigo, Casa de Passagem, Consultório na Rua e lideranças comunitárias da região da Vila Gosuen, para um diagnóstico que subsidiou as ações de revitalização previstas e amparo às pessoas em situação de rua nas imediações daquele local e outros identificados.
      Dentro dessa programação, nos próximos dias, confirmou Alexandre Ferreira, a Prefeitura  começa as obras de revitalização na Vila Gosuen, com a implantação de uma unidade da rede CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer). Terá mais, a parte social e cultural, contempladas com a implantação de um Núcleo de Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes e aulas de esporte sob a coordenação da FEAC, com a oferta de cursos e oficinas diversas, para atendimento tanto do público adulto, como das crianças. A preocupação é oferecer qualificação para que essas pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho. 



Moradia

 

      A partir do diagnóstico inicial, na Vila Gosuen e que foi estendido às pessoas em situação de rua no Viaduto Dona Quita e prédio da Antiga Estação Mogiana, a Prefeitura colocou em prática o Projeto Moradia Primeiro, com  acesso de pessoas em situação crônica de rua a uma moradia segura e integrada à comunidade. Ao ser beneficiada com o benefício, a pessoa passa a ser acompanhada por uma equipe técnica especializada, com o objetivo de responder às demandas apresentadas e apoiá-las a permanecerem na moradia. 
      A partir dessa semana foram definidas as linhas gerais para as obras de revitalização da antiga Estação Mogiana, com previsão de que a licitação seja aberta entre dezembro e janeiro para a execução dos serviços projetados.  Será algo grandioso que transformará o aspecto da região da Estação, com lazer, cultura e incentivo à economia. Foi lembrado também, que nas últimas semanas, em decorrência das baixas temperaturas, a Prefeitura ampliou em 98, as vagas de acolhimento emergencial, contando com ajuda da sociedade, sem contar as 128 vagas que já existiam. Inúmeros cobertores, agasalhos e alimentos foram distribuídos, resultados de doações e colaboração da sociedade.



Depoimentos e opções de capacitação 
      Dentre as 14 famílias já amparadas com um imóvel alugado pela Prefeitura, Diovana Aparecida, catadora de recicláveis que, por 12 anos viveu na rua, relatou estar muito feliz. Agora se sente segura e protegida tendo uma casa para morar. Também com 12 anos em situação de rua, Edson Dias, que recolhe materiais e faz a reciclagem, disse que hoje tem um ponto de referência, um canto onde se proteger, juntar e separar os seus produtos. Warren Benedito, vendedor ambulante, permaneceu em situação de rua por 2 anos e falou não ser possível esconder a emoção. Ganhou dignidade com um lugar para morar e pretende agarrar essa oportunidade e dar a volta por cima.
      Dados levantados pela Secretaria de Ação Social, indicam que o custo com o fornecimento de moradia para uma pessoa chega a 70% menos do que é gasto com o Abrigamento Institucional e quando isso é dado a um casal, a redução aumenta, chegando a 85%.  




Doe chance com o Programa Dignidade
      Mas a proposta da Prefeitura contempla também, a estruturação do Projeto de Oficinas voltado para a geração de renda, através de Marcenaria, Costura e Reciclagem, em que os envolvidos serão qualificados. Por fim, um apelo feito pelo prefeito e autoridades da área social, diretamente ligadas a esse trabalho, é para que as pessoas devem evitar dar esmolas. Haverá um trabalho institucional forte, de orientação e esclarecimento sobre os serviços disponíveis a esse público em situação de rua. E para ajudar nesse processo, as pessoas poderão acionar o Serviço de Abordagem Social, através do telefone 99965-6571.

Inscrições para o Programa Bolsa Trabalho são prorrogadas

Bolsa trabalho
      A Secretaria de Desenvolvimento informou nesta quarta-feira, que as inscrições para o Programa Bolsa Trabalho foram prorrogadas pelo Governdo do Estado de São Paulo até a próxima sexta-feira, 3.  A decisão foi adotada para oferecer uma nova oportunidade aos interessados, que desejam se candidatar a uma vaga, a fim de serem beneficiados com este novo projeto, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura. 
      O Programa Bolsa Trabalho tem como objetivo proporcionar uma ocupação e qualificação profissional, além de renda à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Serão disponibilizados cursos profissionalizantes através da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), juntamente com uma bolsa auxilio de R$ 535,00, no período de cinco meses, desde que o beneficiário desempenhe atividades de trabalho nos órgãos públicos municipais, sendo 4 horas diárias e 5 dias por semana. 
      Poderão se inscrever, pessoas a partir dos 18 anos, que estejam em situação de desemprego, desde que não sejam beneficiárias de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente, residentes no município e no Estado de São Paulo há, no mínimo dois anos, que tenham renda per capita familiar de até meio salário mínimo, sendo autorizado somente um beneficiário por núcleo familiar. Caso se encaixe nos requisitos exigidos, o interessado deverá através do site www.bolsadopovo.sp.gov.br preencher o formulário com as informações pessoais e encaminhar os documentos solicitados, como carteira de identidade com foto, CPF, carteira de trabalho e Previdência Social e comprovante de endereço. 

 

      A secretaria informa que está prestando suporte e orientações aos candidatos que necessitarem de apoio para a efetivação das inscrições, em sua sede no Parque Fernando Costa, que fica na avenida Dr Flávio Rocha, n° 500, Vila Exposição, das 9 às 16h. 

 

      Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento pelo telefone (16) 3724-7080

FUSSOL abre vagas para novos cursos

 modelagem couro2
     O Fundo Social de Solidariedade recebe inscrições para novos cursos disponibilizados através do Programa Caminho para o Emprego. Estão sendo oferecidas 32 vagas para os cursos de Modelista de Bolsa de Couro e Sintético, e Confecção de Brindes de Couro. As aulas serão presenciais, na sede do Fussol, seguindo os protocolos sanitários da Covid-19, com início a partir do dia 13, deste mês. 
     Para o curso de Modelista de Bolsa de Couro e Sintético, as aulas serão ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h, onde os alunos irão aprender a elaborar moldes para desenvolver e confeccionar bolsas em couro e outros materiais, construindo ficha técnica e peça piloto. Já os participantes de Confecção de Brindes em Couro irão preparar moldes e executar operações de corte, costura e montagem de brindes em couro, sintético e tecido, em indústria de artefatos de couro, gráfica, papel e papelão, controlando a qualidade do trabalho realizado, organizando o posto de trabalho, segundo prescrições do setor de tempos e métodos e normas ambientais e de segurança, com aulas todas às quintas e sextas-feiras, no mesmo horário. 
     Os dois cursos estão com término previsto para dezembro deste ano. 
     Poderão se inscrever, pessoas acima de 18 anos, pelo site da Prefeitura, no link do Programa “Caminho para o Emprego”, https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml . 
 

Inscrições abertas para A Mais Bela Voz Infantil

pexels michiel ton 4269570 
     A Prefeitura, através da FEAC e da Orquestra Sinfônica de Franca, prepara a realização de mais uma edição do concurso "A Mais Bela Voz Infantil", cujas inscrições estão abertas. O evento é voltado as crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 15 anos e tem o objetivo de oferecer oportunidades para que possam mostrar suas habilidades para cantar.
     As inscrições foram abertas nesta quarta-feira, 1º de setembro e continuarão até 1º de outubro, bastando que o pretendente escolha uma música brasileira de preferência e grave um vídeo de até um minuto e meio cantando, com ou sem acompanhamento instrumental. Concluída a gravação, deve enviá-la para o telefone com Whatsapp (16) 98110-8092.
     Os organizadores informam que serão selecionadas 10 músicas para a final do concurso, programado para o dia 10 de outubro, em show marcado para às 20h, com a participação especial da Banda da Orquestra Sinfônica. .
     Nesta edição do concurso "A Mais Bela Voz Infantil", os organizadores informam que a votação terá também, a participação do público de casa, que poderá acompanhar as apresentações ao vivo pelas redes sociais. De princípio, os dez finalistas serão premiados com troféus e certificados, entre outros atrativos que devem ser confirmados até o final deste mês.

Conselho do Idoso abre inscrições para eleições

     O COMUPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Franca) está comunicando a abertura das inscrições para as pessoas interessadas em participar das eleições para compor o novo colegiado,  na gestão 2021-2023. Isso na condição de candidato ou de eleitor, destacando que a inscrição segue aberta até o dia 8 de outubro e deve ser feita, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelos telefones 3711-9338 ou 3711-9318 ou ainda, de forma presencial, bastando que a pessoa compareça na sede da Secretaria de Ação Social, que fica na av. Champagnat, 1750, centro.
     A Resolução 06/2021, publicada no Diário Oficial, apresenta as regras e critérios para a renovação geral do colegiado do COMUPI para a gestão 2021-2023, a ser realizada conforme o previsto na legislação, através das indicações dos Órgãos Públicos e representantes da Sociedade Civil. 

Comdecon convoca eleição para renovar colegiado

 
     O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (COMDECON) confirma os preparativos para renovação dos membros para o biênio 2021-2023, com data marcada da assembleia eleitoral para o próximo dia 15. Nos termos estabelecidos pela Resolução 02/2021, estão sendo convocados os membros da Sociedade Civil, para participarem da assembleia, visando escolher os representantes das organizações e também da comunidade negra da cidade, titulares e suplentes, no próximo dia 15, às 18h, de modo virtual, por videoconferência, na plataforma da Prefeitura, cujo link é: https://conferencia.franca.sp.gov.br/b/mar-af7-pn3, conforme calendário constante ao final desta resolução.
     Ao fazer esse chamamento dos membros da Sociedade Civil, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra salienta que deverão ser indicados um representante titular do Movimento Estudantil Organizado, Secundário ou Universitário e  seu suplente (eleita entre seus pares); um membro titular de Sindicatos e Associações de Trabalhadores e respectiva e o suplente; Dez representantes  titulares de entidades da Comunidade Negra Titulares e seus suplentes, respeitando a proporcionalidade, conforme o previsto na resolução. 
     Devem ser indicados também, os representantes da Sociedade Civil, titulares e suplentes, da Unifran, Ordem dos Advogados, Subseção de Franca, Apeoesp e UESF (União das Escolas de Samba de Franca), bem como do Poder Público Municipal e Estadual, como Gabinete do Prefeito, secretarias de Saúde, de Educação, Ação Social, Infraestrutura, Centro Uni-FACEF, Faculdade de Direito e Unesp (Universidade Estadual Paulista).  As inscrições devem ser feitas on-line, em ofício para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Hasteamento da bandeira simboliza abertura da Semana da Pátria

bandeira 
     A Prefeitura de Franca programou para a manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a cerimônia de Hasteamento da Bandeira Nacional, simbolizando a abertura da Semana da Pátria, na Concha Acústica. 
     A Guarda Bandeira e os atiradores do TG 02-013, juntamente com as autoridades militares e civis, participarão do ato, que contará também com a participação de professores de Educação Musical da Rede Municipal de Ensino na execução do Hino Nacional.
     Em razão da pandemia e retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal, conforme já divulgado, previamente, a Prefeitura este ano não realizará o tradicional  desfile cívico de 7 de Setembro, na avenida Presidente Vargas.
     A cerimônia programada para esta quarta-feira, cumprindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, é um ato que busca estimular o culto e exercício da cidadania, com demonstração de amor a Pátria, fortalecendo a tradição que representa o dia 7, data da Independência do Brasil.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais