Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde registra mais de 100 mil atendimentos nas urgências em 50 dias

 Fachada Alvaro Azzuz original

          A rede municipal de Saúde realizou do dia 1º de janeiro a 19 de fevereiro deste ano, 105.780 atendimentos nas unidades de urgência e emergência. O número representa 12% do total de atendimentos contabilizados em todo o ano de 2023, quando a Secretaria de Saúde prestou o total de 876.057 nas quatro unidades de urgência e emergência (Prontos-Socorros Adulto e Infantil e nas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardim Aeroporto e Anita.
      Somente no Pronto-Socorro Adulto “Dr. Álvaro Azzuz”, foram registrados 46.870 atendimentos nos 50 dias de 2024. Em janeiro, a média de atendimento diário foi de 2.234 pessoas. Em fevereiro, este número saltou para 2.496 procedimentos.
      Até o dia 19, deste mês, foram realizados 25.952 atendimentos na UPA do Jardim Aeroporto e 20.608 na unidade do Anita. A outra parcela é de crianças, que receberam atendimento no PS Infantil “Dr Magid Bachur Filho”, com 12.314.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, esse aumento se deve à procura dos pacientes com sintomas de dengue, uma vez que os casos aumentaram desde o início do ano em todo o país. “Esse aumento indica também que cada vez mais, a população tem recorrido às unidades públicas de saúde para consultas e exames. Por conta da pandemia da COVID-19, muitas pessoas migraram dos planos particulares para o Sistema Único de Saúde (SUS), o que acabou refletindo diretamente nos atendimentos nos serviços públicos”, disse.
      Durante a semana, a segunda-feira continua sendo o dia em que as pessoas mais procuram atendimento médico, seja nos prontos-socorros ou nas unidades de pronto-atendimento.
      Waléria orienta que a população utilize a Atenção Primária, ou seja, as Unidades Básicas de Saúde, onde é possível fazer consultas médicas e check-ups, que auxiliam na prevenção de doenças. “Quando o paciente procura essas unidades com sintomas de doenças sem caráter de emergência, sobrecarrega o sistema”, explicou.
      Como houve um aumento nos atendimentos nas últimas semanas justamente por conta de pacientes com sintomas de dengue, cabe ressaltar que nas unidades de urgência e emergência, a Classificação de Risco é que determina o tempo limite para que o atendimento seja prestado. Após passar por uma triagem, o paciente com sintomas mais graves tem prioridade.

Prefeitura amplia serviços e ações de combate à dengue

 Intensificacao Dengue original

           A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações de combate à dengue, tendo em vista o aumento no número de casos em Franca e em todo o país.
      Dentre as ações, está a ampliação do horário de trabalho dos agentes de controle de vetores, que estenderam a carga horária após às 17 horas, para encontrar mais moradores em suas casas. Já foi realizado o primeiro “fumacê” nos bairros Vila Scarabucci e Jardim Ângela Rosa e o cronograma das novas nebulizações será cumprido assim que as chuvas diminuírem.
      A Secretaria de Saúde também passou orientações aos funcionários das unidades de urgência, incluindo os Prontos-Socorros e UPAs para que identifiquem os pacientes com sintomas de dengue, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
      Além disso, neste sábado, 24, a Vigilância fará o segundo 'Arrastão da Dengue'. Desta vez, será em bairros da Região Leste, como Jardim Brasilândia, Paulistano e Residencial Flamboyant. Serão recolhidos materiais que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença, como vasilhas, latas, garrafas, pneus, entre outros.
      A Prefeitura solicita a colaboração e o apoio da população para o combate à doença. Cada morador precisa fazer sua parte e para retirar vasilhas, vasos de plantas, ralos e calhas para eliminar os criadouros.
Números
      Nesta terça-feira, 20, a Vigilância confirmou que há 582 casos positivos da doença. Também foi registrado o primeiro óbito por dengue no município. Trata-se de um homem de 44 anos, que residia na Região Norte. O paciente, que apresentava comorbidades e fazia uso de medicamento contínuo, passou por atendimento no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” e no dia 26 de janeiro, evoluiu a óbito. O Instituto Adolfo Lutz analisou as amostras de material do paciente e confirmou a morte por dengue.

Saúde amplia ações de combate à dengue

 Agentes Dnegue original

           As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti continuam intensas em toda a cidade. Neste sábado, 24, a Vigilância em Saúde fará um 'Arrastão da Dengue', em bairros da Região Leste, como Jardim Brasilândia, Paulistano e Residencial Flamboyant. Serão recolhidos materiais que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença, como vasilhas, latas, garrafas, pneus, entre outros.
      Este será o segundo Arrastão contra a dengue na cidade. Até o dia 19, já foram contabilizados 552 casos positivos da doença em Franca. Além dos arrastões, a Vigilância tem ampliado os trabalhos de bloqueio nas regiões, onde há maior incidência de larvas. As visitas também estão sendo realizadas aos sábados, por conta dos imóveis que ficam fechados durante a semana.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, os  proprietários de imóveis, em que os agentes não conseguem ter acesso, estão sendo notificados. “Estamos programando também um novo “Fumacê” em bairros da Região Leste, cujo cronograma será divulgado nos próximos dias, com o registro da estiagem”, disse.
      Funcionários das unidades de urgência, incluindo os Prontos-Socorros e UPA´s receberam treinamento para identificar os pacientes com sintomas de dengue. “Houve uma procura maior nessas unidades por conta da doença. Todo paciente que chega passa por uma triagem e àqueles casos mais urgentes são atendidos com prioridade”, afirmou.
      A Prefeitura conta com a colaboração e o apoio da população para o combate à doença. Cada morador precisa fazer sua parte e olhar dentro de casa as vasilhas, vasos de plantas, ralos, calhas para eliminar os criadouros da larva do mosquito.  “A gente pede que a população também permita que os agentes, devidamente uniformizados e com crachás, entrem nas casas e estabelecimentos comerciais para avaliar o local”, reforçou.

Obras das três novas Unidades Básicas de Saúde estão em fase adiantada

 Novas 3 UBS original

          As construções das três novas Unidades Básicas de Saúde, no City Petrópolis, Jardim Paraty e Residencial São Domingos, prosseguem. Elas já estão em fase de alvenaria e com os trabalhos adiantados, com serviços de pintura, ajustes gerais dos sistemas elétrico e hidráulico, jardinagem e assentamento do piso.
      Nesta quinta-feira, 15, o prefeito Alexandre Ferreira visitou as obras da  UBS do Paraty. Ele destacou a importância da construção destas novas unidades e como poderão beneficiar a população dos bairros em que estão sendo feitas e nas adjacências. “Estas obras são importantes e vão ajudar nossos profissionais a cuidarem da saúde dos moradores’, disse.
      No total, estão sendo investidos mais de R$ 7,1 milhões nas três UBSs. A unidade do Paraty fica na avenida Arthur da Costa e Silva; a UBS do City Petrópolis está na avenida São Pedro; e a unidade do São Domingos fica localizada na rua Maria Aparecida Veríssimo.
      Além das Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura segue com as obras do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), no Jardim Botânico, orçado em R$ 40 milhões. Também estão sendo construídas as instalações do Hospital Estadual, em área destinada pela Prefeitura na avenida São Vicente, com recursos do Governo do Estado de São Paulo.

Saúde divulga resultado da Avaliação de Densidade Larvária

 Densidade Larvarea original

          A Vigilância Ambiental divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em diferentes bairros e regiões da cidade. O objetivo do trabalho é identificar locais de infestação do mosquito transmissor da dengue, com base no encontro e análise de larvas nos imóveis pesquisados.
      Ao todo, 4.192 imóveis foram visitados, sendo que, em 57, foram encontradas larvas do mosquito, o que representa o índice de 1,36%. A maior incidência está na Região Leste do município.
      Até o momento, a cidade contabiliza 472 casos da doença.
      De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, com base nesses dados, a Vigilância irá intensificar as ações de combate ao mosquito. “Na semana passada já tivemos o “Fumacê” nos bairros Ângela Rosa e Noêmia. Novas ações serão realizadas na Região Leste nos próximos dias, atendendo aos Jardins Brasilândia e Paulistano, além de Arrastões para recolher objetos que possam se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença”, disse.
      Além deste trabalho, a equipe da Vigilância Ambiental realizará em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o "Arrastão da Dengue", na microrregião em que foi encontrado o maior número de larvas do mosquito e que apresenta mais notificações de casos de dengue. No dia 24, deste mês, o Arrastão acontecerá em bairros da Região Leste, compreendendo os Jardins Brasilândia, Paulistano e adjacências para recolher garrafas, pneus, vasilhas. O trabalho começa às 7h.
      Caio ressaltou a importância da colaboração das pessoas no combate ao mosquito. "Peço o apoio da população no combate a essa doença, recebendo os agentes em suas casas, fazendo autovistoria em seus imóveis e mantendo seus terrenos limpos para que juntos, possamos vencer a batalha contra o mosquito", orientou.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais