Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Infraestrutura

Outorga Onerosa facilita regularização de imóveis na cidade

 DSC 0422
     A Secretaria de Infraestrutura informa que desde o dia 16 de dezembro do ano passado, está recebendo solicitações de munícipes para a regularização de construções fora dos padrões estabelecidos pela legislação municipal, tendo como base a Lei Complementar 272/21, da Outorga Onerosa. Os levantamentos iniciais apontam que milhares de contribuintes podem se beneficiar, pois embora sejam proprietários de seus imóveis, precisam regularizar pendências, utilizando a Outorga Onerosa. 
     Um detalhe importante ressaltado pelo secretário da pasta, Nicola Rossano Costa, é que para as construções acima de 140 metros quadrados, o prazo estabelecido para a regularização será encerrado no dia 16 de dezembro deste ano. 
     A estimativa é que mais de 20 mil pessoas poderão ser abrangidas pelos benefícios da Outorga Onerosa, donos de imóveis construídos na área urbana de forma irregular, já que antes da Lei não havia esse instrumento legal.
 
 
Facilidades para regularização
     A Lei Complementar, dentre as oportunidades que oferece aos cidadãos, isenta o pagamento para a regularização de imóveis com até 140 m². Para o prefeito Alexandre Ferreira, que muito se empenhou para criar essa alternativa, a Lei da Outorga chegou para destravar diversos processos que ficavam impedidos de tramitar, conforme o desejo das pessoas interessadas por falta de respaldo legal. 
     Podem ser regularizadas, exclusivamente, as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até 31 de dezembro de 2.020. Como zona de incidência para fins de regularização, é estabelecido todo o perímetro urbano do município, sendo que nos casos em que existir risco para a segurança das pessoas, a Prefeitura poderá exigir obras de adequação para garantir maior estabilidade, segurança, higiene, salubridade, permeabilidade e acessibilidade. A regularização  somente será concedida se a construção apresentar condições de habitabilidade e que não tenha infringido parâmetros urbanísticos, como recuos, afastamentos, taxa de ocupação, número de pavimentos e áreas de claridade.
 
 
 Isenção e prazos
     A Lei Complementar de Outorga fixa também, que para efeito de regularização das edificações, será calculada em conformidade com a seguinte tabela, constando a metragem da construção, em que ocorrerá a outorga, o valor do adicional construtivo sobre a restrição administrativa por metro quadrado:
 
Até 140 m² - Isento
Acima de 140m² a 200 m²  - 1 UFMF por m²,
Acima de 200 m² a 300 m²  - 2 UFMF por m²,
Acima de 300 m² a 400 m²  - 3 UFMF por m²,
Acima de 400 m² a 500 m²    5 UFMF por m²  e
Acima de 500 m²  - 10 UFMF por m²
 
     Os pedidos devem ser protocolados no prazo de até 360 dias após a publicação da Lei, ocorrida em 16 de dezembro último, exceto para as construções de até 140 m², que poderão protocolizar pedido a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos estabelecidos. O conteúdo completo da Lei de Outorga Onerosa’ pode ser acessado em: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1932-16122021.pdf
 

Prefeitura realiza manutenção em estradas para atender estudantes

 DSC 3177
     Equipes da Prefeitura trabalham em duas estradas rurais, em áreas de chácaras, nas margens da rodovia Franca a Ibiraci (João Traficante), fazendo a recuperação dos estragos causados pelas chuvas, para garantir o transporte e deslocamento com segurança dos estudantes residentes nesses locais. A medida foi tomada pelo prefeito Alexandre Ferreira, depois dos levantamentos técnicos realizados pelas Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, apurando que realmente o estado das vias dificultava a circulação dos veículos, que diariamente realizam o transporte dos estudantes até a cidade.
     Levando em consideração estes aspectos, duas equipes com máquinas e caminhões foram deslocadas na manhã de segunda-feira para o loteamento de chácaras situado na altura do Km 2 (Paraíso dos Sonhos), da citada rodovia e mais adiante, no Recanto Vilaggio do Sol. A constatação em ambos os locais era de que as valetas abertas pelas chuvas, impediam os veículos de chegar aos pontos habituais para atender aos estudantes. As máquinas continuaram trabalhando nessas duas regiões nesta terça-feira, inclusive aplicando cascalho naqueles pontos mais críticos. 
     Além desses locais, a Secretaria de Infraestrutura segue atuando em toda a malha regional de estradas vicinais, sem pavimento, realizando a manutenção permanente para que as pessoas tenham condições de transitar com segurança. Na última semana, foram feitos serviços em uma ponte na estrada da Alegria, na região Oeste, inclusive com a limpeza dos resíduos das chuvas e o reforço com pedras, da estrutura de uma ponte que chegou a ser comprometida.
 
 

Prefeitura recupera ponte de estrada rural

 DSC 3007
     Além das dezenas de intervenções feitas em pontos diferentes da cidade, desde a noite de domingo, por ocasiões das fortes chuvas, com destaque para as Avenidas Ismael Alonso y Alonso, Miguel Sábio de Melo e São Vicente, equipes da Prefeitura foram mobilizadas na última terça-feira, para executar serviços em uma ponte na estrada rural Fazenda Aleluia.  Muitos entulhos e lama foram arrastados pelas águas, abrindo nas imediações uma valeta, que afetou uma das margens da ponte.
     A Secretaria de Infraestrutura informa que essa estrada rural, situada na região Oeste, nos fundos do residencial de chácaras chamado ‘Caminhos de São José’, faz parte da malha rural das vias que recebem cuidados periódicos do município, com terraplenagem, limpeza das represas secas e o cascalhamento em casos necessários. Foram utilizados alguns caminhões com pedra no reforço da estrutura da ponte, feito o nivelamento e a compactação de solo na cabeceira das duas pistas, permanecendo o local liberado ao tráfego.

Prefeitura continua recuperando estragos causados pelas chuvas

 DSC 2997
     As equipes da Prefeitura continuaram nesta terça-feira, trabalhando nos serviços de recuperação dos trechos comprometidos com as fortes chuvas do último domingo. Na confluência das Avenidas Dr. Ismael Alonso y Alonso com Adhemar Polo Filho, uma das pistas seguia com o trânsito desviado, enquanto homens e máquinas trabalhavam no interior do córrego, recompondo com pedras, a estrutura de sustentação existente sob uma das pontes.
     A operação de limpeza também teve prosseguimento em outras áreas afetadas, em diversos trechos da Avenida Hélio Palermo, na Avenida São Vicente, altura do córrego Espraiado, o mesmo ocorrendo na Avenida Miguel Sábio de Melo. Os trechos dos canais que tiveram as margens comprometidas também estão recebendo cuidados.
 

Infraestrutura recupera galerias na Av. Hélio Palermo

 DSC 2714
     Nesta quinta-feira, 27, a Secretaria de Infraestrutura realizou serviços na Avenida Dr. Hélio Palermo, na altura da rua José Pimenta, no Jardim Planalto, região leste. Com o rompimento da tubulação o asfaltou afundou, abrindo uma valeta na via pública. O serviço foi iniciado e concluído no mesmo dia, inclusive, com parte da pavimentação feita pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca). 
     Esses problemas têm sido recorrentes por causa do período chuvoso. Intervenção semelhantes foram realizadas na quarta-feira, 26, no Jardim Brasilândia. Na rua Belo Horizonte pelo menos seis tubos de concreto com 600 milímetros de diâmetro tiveram que ser substituídos.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais