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Praça Dom Pedro recebe serviços de higienização

limpeza Praca Dom Pedro original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente segue com as ações de lavagem e higienização das praças públicas. Na manhã desta segunda-feira, 3, a limpeza ocorreu na Praça Dom Pedro, que abriga um centro popular de compras. Um mutirão foi realizado no local, com aproximadamente 10 funcionários para deixar tudo limpo e organizado para os trabalhadores que têm comércio na praça. Um caminhão pipa foi utilizado, além de dois caminhões basculantes para recolher o lixo.
      Ébio Vieira Sobrinho trabalha na praça e disse que ficou sabendo da limpeza na semana passada. “É importante este trabalho, né? Principalmente, no final de semana junta muito lixo e sujeira. É bom começar a semana com tudo limpinho, melhora até o ambiente de trabalho. Está aprovadíssimo”, comentou o comerciante.
      Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, este trabalho deve continuar e seguir uma programação para os locais de maior circulação de pessoas. “Na próxima segunda-feira, a limpeza será na praça Sabino Loureiro, na Estação. Nosso objetivo é dar continuidade e levar esse trabalho para mais praças, onde a circulação de pessoas é grande. Mas lembramos que a população precisa colaborar para a manutenção da limpeza, descartando lixo em locais e horários adequados. A manutenção dos espaços públicos é uma responsabilidade de todos”, disse.
      Já receberam os serviços as praças das Bandeiras, Barão e a Nove de Julho.

Educação promove formação para profissionais

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      A sede da Secretaria de Educação recebe, até o dia 4 de fevereiro, encontros formativos voltados para a atuação profissional na rede municipal de ensino.
      Foram convocados para as reuniões, com duração de 4 horas, 125 serventes merendeiros, incluindo os profissionais que atuam nas unidades escolares estaduais, 37 secretários de escola, 31 escriturários, 18 profissionais readaptados na secretaria e 39 inspetores de alunos que estavam atuando nas unidades escolares neste período do ano.
      Os primeiros encontros, realizados nos dias 30 e 31 de janeiro, abordaram a temática: “Concepção de infância: Quem é meu público de trabalho?”, com o intuito de tratar sobre a percepção da infância e evolução junto à sociedade, impactando as estratégias pedagógicas e a interação entre educadores e alunos.
      Já nesta segunda-feira, 3, e na terça, participarão 37 secretários de escola, 31 escriturários, 18 profissionais readaptados na secretaria e 39 inspetores de alunos para o encontro: “Comunicação Assertiva com famílias e alunos”, cujo intuito é de refletir sobre as diferentes constituições familiares e sobre as ações cotidianas no trabalho que podem impactar a aprendizagem dos estudantes.
      As formações consistem em leituras compartilhadas, trocas entre pares e estudos de caso, com os profissionais conceituando o que é família, partindo da ideia de uma construção histórica e social resultante de significativas transformações.
      Estas ações da Secretaria de Educação acontecem sempre nos meses de janeiro e julho, no período de férias e recesso escolar, buscando o aperfeiçoamento da prática profissional, incorporação de novos saberes e habilidades para a melhoria do atendimento à comunidade escolar.

‘Música ao Alcance de Todos’ tem apresentações neste final de semana

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      O Projeto 'Música ao Alcance de Todos', da Prefeitura de Franca em parceria com o Instituto Três Colinas, traz música neste final de semana. As apresentações são gratuitas e em locais com grande fluxo de pessoas.
      No sábado, 1º de fevereiro, o Coreto da praça Sabino Loureiro, no bairro da Estação, receberá a apresentação de Eduardo Ribeiro, das 10 às 12 horas.
      Para fechar o fim de semana, a Feira Livre da avenida Major Nicácio terá, das 9h30 às 11h30 de domingo, 2, a música de Tunico Magno.
      O 'Música ao Alcance de Todos' retorna no dia 7 de fevereiro com novos shows.
 

Impera realiza seleção de projetos

Impera original
 
      No dia 14 de fevereiro, na sala do Comitê de Ética (CEP) na unidade 2 do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), a partir das 14 horas, acontece a seletiva de projetos inscritos no programa de pré-incubação da Incubadora Impera. O evento é aberto ao público para quem realizar a pré-inscrição pelo número de WhatsApp (16) 3713-4668.
      A banca, composta por especialistas de diversas áreas, fará uma análise criteriosa das propostas, definindo até 10 startups, sendo que posteriormente poderão ser promovidas à incubação. A pré-incubação é uma etapa fundamental para validar ideias e transformar projetos promissores em negócios estruturados.  
      A "incubação" durará seis meses, podendo ser prorrogada por igual período, após solicitação formal e avaliação da equipe gestora. Os participantes terão acesso a mentoria e tutoria dedicada e específica, infraestrutura da Impera no prédio do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca) e participações em workshops.
      De acordo com Flávio Henrique de Oliveira Costa, gestor da Impera e chefe do Departamento de Engenharia de Produção do Uni-Facef, a pré-incubação irá trabalhar para promover a startup à sua maior maturidade. “Ou seja, iremos “movê-la” ao longo das etapas do modelo de maturidade definido, que segue ideação; concepção; prova de conceito; otimização; prototipagem; escalonamento; demonstração operacional; produção ou entrega e produção continuada”, disse.
      Para avaliar a maturidade das startups durante a incubação, a Impera (Incubadora de Negócios de Base Tecnológica de Franca) buscará entender o progresso, potencial de sucesso e nível de maturidade da empresa.
 
A Impera
      A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca – Impera é gerida pelo Uni-Facef a partir da colaboração com a Prefeitura de Franca. A Incubadora tem como foco o fortalecimento do empreendedorismo, oferecendo suporte a projetos e empresas com ideias de base tecnológica, que tragam inovação e soluções para o mercado e setor público, em seus mais diversos segmentos. Dentre os objetivos, a Incubadora de Empresa de Base Tecnológica de Franca visa a criar um ambiente de convivência e sinergia entre incubados e mercado, desenvolver o ecossistema empreendedor e conectar pessoas, através de programas de incubação, mentorias, participação, apoio e realização de eventos diversos da área de inovação.

Escolinhas de judô iniciam atividades do ano

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      A Prefeitura de Franca está com as atividades em andamento nos núcleos de iniciação esportiva, mediante parcerias com instituições credenciadas, atendendo crianças e adultos em diversas regiões da cidade. A modalidade de judô tem atraído jovens com oportunidades de conhecer as técnicas desta arte marcial.
      Nos primeiros dias de aulas, a maior demanda  registrada  está sendo  nos núcleos do Centro de Esportes do Jardim Cambuí, na Região Norte e no Centro Comunitário da Vila Santa Maria, Região Oeste, com aulas de segunda a quinta-feira. As aulas também são ministradas no Jardim Aeroporto 2, Vila Formosa e Paulistano.
      Desde o último dia 15, as escolinhas de judô estão recebendo novos alunos, que integram o Projeto Diamante Olímpico, parceria da Prefeitura com o Instituto Kiai-Kan. As aulas são oferecidas gratuitamente para crianças a partir de 7 anos até adultos.
      No ano passado, foram atendidos cerca de 350 alunos. As inscrições  seguem abertas e mais informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 3409-4448.

Prefeitura tem plantão para inscrições de natação neste final de semana

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      Para garantir que mais pessoas possam fazer a inscrição para as aulas gratuitas de natação no Centro Aquático Francano, localizado no Complexo Poliesportivo, a Prefeitura fará um plantão neste final de semana.
      As inscrições poderão ser feitas neste sábado e domingo das 8 às 12 horas, no próprio espaço. Para se inscrever, é necessário ter, no mínimo, 17 anos e comparecer ao Complexo Poliesportivo com os documentos pessoais para preencher um formulário. Os candidatos deverão escolher entre os períodos disponíveis: manhã, tarde ou noite.
      As vagas são para quem já tem uma noção básica de natação. Será feito um sorteio na próxima terça-feira, 4, a partir das 14 horas, no Ginásio “Amaury Destro”, que fica no Poliesportivo, para divulgar os 1.300 contemplados.
      As aulas serão duas vezes por semana, com 45 minutos cada, com início previsto para a segunda quinzena de fevereiro. Ao todo, são 32 horários disponíveis sendo que cada um atende a 30 alunos, resultando em uma média de 800 a 900 alunos beneficiados diariamente.
      Para quem deseja aprender a nadar, a Prefeitura também oferece aulas em núcleos parceiros, como o Clube do Sindicato dos Sapateiros (Jardim Anita), Clube dos Servidores Municipais (avenida São Vicente), Internacional (Vila Santos Dumont), Amazonas (Estação), CPP - Centro Professorado Paulista (bairro Santa Rita) e em breve também na Vila Santa Terezinha.
      Para mais detalhes, os interessados poderão entrar em contato pelo WhatsApp (16) 3711-9360.

3.600 alunos das creches voltam às aulas nesta segunda-feira

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      As aulas retornam nesta segunda-feira, 3, em todas as 85 creches parceiras da rede municipal. Serão mais de 3.600 mil crianças.
      Os estudantes das Fases 1 e 2 retornaram no último dia 27. Já os estudantes das escolas municipais voltarão às aulas no dia 10 de fevereiro, assim como os estudantes das unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
      Segundo a Secretaria de Educação, estão matriculados neste ano, 29.114 mil alunos, sendo 16.654 mil nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 11.100 mil crianças nas creches e 1350 mil estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos.
 
Central de Vagas
      A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 31, uma nova etapa de convocação e foram contempladas mais 240 crianças com vagas em creches parceiras da Prefeitura. A relação está disponível no site da Prefeitura, na aba ‘Central de Vagas – Convocação’, no link https://franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/divisoes/creches/administracao-e-controle.
      O prazo de matrícula é da sexta-feira, em que saiu a lista, até a quinta-feira da semana seguinte, até às 12 horas. Se o prazo for encerrado e a matrícula não for realizada pelos pais ou responsáveis, a vaga será disponibilizada para outra criança.
      No ato da matrícula, é necessário apresentar certidão de nascimento ou CPF da criança; comprovante de endereço; comprovante de renda dos moradores; CPF da mãe ou dos responsáveis pela criança; foto 3x4 do aluno; laudo médico comprobatório para aquelas que necessitam da Educação Especial (e tem prioridade no atendimento, conforme determina a lei) e cartão de vacinação.
      Nos casos de transferências, as famílias devem fazer os pedidos na Central de Vagas (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). A solicitação não é acatada de imediato, pois depende da disponibilidade de vaga na creche desejada.
      Informações poderão ser obtidas através do WhatsApp (16) 3711-9211 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

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