Bolsa Universidade recebe 294 inscrições

 

bolsaunivercidade03 Medium

     A secretaria municipal da Educação concluiu na quarta-feira, dia 12, o processo de recebimento presencial das inscrições dos estudantes interessados em uma  das vagas no programa Bolsa Universidade neste ano. Das 410 inscrições recebidas online, 294 candidatos se apresentaram com seus documentos e manifestaram interesse, saindo da sede da secretaria com as orientações a respeito da fase seguinte.

     A partir da próxima segunda-feira, dia 16, os profissionais responsáveis começam a primeira análise social, tendo como base a documentação apresentada. Este trabalho demandará um certo tempo e tem previsão de ser concluído no começo da segunda quinzena de maio. A partir de então, a organização, com base no que dispõe a legislação que regulamenta o programa, deverá publicar um edital com os nomes dos alunos pré-selecionados, constando a convocação com data, local e horário para a entrevista social, onde deverão comparecer pessoalmente, não podendo ser representados.

     Este ano a Prefeitura mais que dobrou o investimento no programa para 2017 - mais de R$ 1,5 milhão – e tem como previsão atender até 162 universitários de baixa renda, com residência na cidade comprovada há pelo menos 5 anos, oriundos de escolas públicas.  Somados aos já atendidos, esse número poderá chegar a 420.  Os novos contemplados serão distribuídos nas três Faculdades do município: Unifran, Faculdade de Direito e Centro Universitário UNI-FACEF.

Missão

A Secretaria de Educação tem a atribuição de planejar e executar as ações educacionais no âmbito o Sistema Municipal de Ensino,

por meio da promoção de políticas públicas de democratização e acesso ao ensino público gratuito e de qualidade nos níveis da

Educação Infantil, Ensino Fundamental, nas modalidades de Educação Especial e Educação  de Jovens e Adultos.

Tem como objetivos centrais preparar os educandos para o exercício da cidadania; valorizar os profissionais da educação; garantir

autonomia didática e de gestão às unidades  escolares; promover a integração entre a escola, a família e a comunidade; contribuir

para ampliação do acesso, garantia de permanência e sucesso das crianças com idade  escolar obrigatória.

 

   Missão

 "Servir a comunidade e a família garantindo educação de qualidade, assegurando

acesso, permanência e sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura

para a paz e a justiça, num processo de melhoria contínua". 

  


   Localização:

Avenida Francisco Paula Quintanilha Ribeiro, 550 –

Parque Francal - CEP 14.403-125 - Franca /SP

Fone: (16) 3711 9213 - Fax: (16) 3711 9201  

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentação Educação

A Secretaria Municipal de Educação é uma instância da Prefeitura de Franca com a missão planejar ações, cuidar da organização, manutenção e desenvolvimento da Rede Municipal de Ensino do município. Contando com uma das maiores estruturas de profissionais da Administração Municipal e presente em todas as regiões da cidade, coloca em prática as políticas e planos educacionais que garantam ensino público de excelência,atendendo das crianças a partir da rede de Creches aos idosos com ensino de Jovens e Adultos e Alfabetização.

Dentre outras funções, compete a Secretaria da Educação:

- Orientar, planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar as atividades de ensino, a Cargo do Poder Executivo Municipal, no âmbito da Educação Básica e demais modalidades de ensino;- Orientar as instituições de Educação Infantil mantidas pelo Município, mediante parcerias de Chamamento Público e que integram a Rede Municipal de Ensino;- Propor medidas e programas para capacitar, atualizar a aperfeiçoar os professores, bem como os integrantes das equipes de suporte da Rede Pública Municipal;- Observar e cumprir as normas emanadas do Conselho Estadual de Educação, órgão normativo da Rede Municipal de Ensino;- Elaborar o Plano Plurianual de Educação do Município, em conformidade com os Planos Nacional, Estadual  e Municipal de Educação, em sintonia com o MEC e demais órgãos normativos.

Sobre a Secretária:

Graduada em Pedagogia e Mestre em Psicologia da Educação. Foi supervisora de ensino na rede estadual e professora de educação infantil, alfabetizadora, coordenadora do CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e diretora de escola.

______________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Subcategorias

A Gestão Educacional tem como objetivo, gerir a dinâmica do sistema de ensino e aprendizagem como um todo e a coordenação das escolas

afinada com as diretrizes e política educacionais públicas.Refletir pontos questionáveis, desafios e resultados relativos às frentes de trabalho

da Gestão Educacional visando tomada de decisões;

Analisar o cenário educacional, prever necessidades com vistas a implementação de novas diretrizes;

Monitorar e documentar os avanços educacionais rumo aos objetivos traçados e às metas estabelecidas pela Administração Pública.

Orientar e acompanhar cada equipe de trabalho para que as frentes de atuação estejam concentradas na aprendizagem dos alunos.

Atender as escolas em suas demandas visando oferecer à equipe escolar melhores condições de trabalho.

Subsidiar o trabalho pedagógico das escolas em seus aspectos teóricos e práticos por meio de formação continuada e assessoria aos profissionais da educação.

Promover ações que levem  à   melhoria   constante   da   qualidade  da  educação  e consequente avanço dos resultados/indicadores (IDEB, SARESP. ANA, Provinha Brasil)

Promover  o  desenvolvimento  humano na perspectiva da educação integral para todos, mediante a articulação entre Currículo, Programas e Projetos;

Fomentar o desenvolvimento cultural atendendo as demandas da sociedade por meio do Arquivo Histórico e das Bibliotecas Municipais .

 

O Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Franca tem como objetivo  subsidiar o trabalho pedagógico

das escolas em seus aspectos teóricos e práticos, por meio da formação continuada e assessorias aos profissionais da educação.

Assessorar a Administração Pública Municipal na gestão educacional centrada na busca pela qualidade da educação.

A Divisão de Cadastro e Tecnologia Educacional tem como objetivo promover a inserção de tecnologias da informação e comunicação TIC nas escolas da rede municipal, visando:

Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas municipais e comunidade escolar em geral; Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da Educação .

Através dos Serviços de Apoio Administrativo, Planejamento Orçamentário é realizado as atividades de expediente, despachos, escrituração, tramitação de processos, controle de convênios, aquisição de materiais e serviços que são utilizados por toda a estrutura da Secretaria, inclusive de por todas as Unidades Escolares.

A Alfabetização de Jovens e Adultos tem por meta, o compromisso com a “Educação  de  Qualidade”  que  possibilite aos  cidadãos,  educandos, as aprendizagens fundamentais quanto à capacidade de aprender a conhecer, aprender a viver juntos, conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

Para tanto é necessário que a escola esteja comprometida com as garantias básicas do aprendizado escolar, ou seja, voltado intencionalmente para o desenvolvimento da competência e o domínio da Leitura, da escrita e do cálculo.

A Biblioteca Pública Municipal de Franca foi fundada em 08 de junho de 1884, com acervo inicial de 800 volumes. Denominada Biblioteca Pública Municipal “Dr. Américo Maciel de Castro Junior” através da Lei nº 845 de 30 de novembro de 1959, pelo então prefeito Abílio de Andrade Nogueira.

Para atender ao crescente número de consultas à Biblioteca Central, foi inaugurada em 25 de novembro de 1993 a Biblioteca Sucursal da Estação “Olegário Ferreira”, um marco cultural em comemoração ao aniversário da cidade, comemorado em 28 de novembro.

 
A busca pela qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho tem motivado um número cada vez maior de pessoas a iniciarem a graduação nas universidades públicas e particulares.

O número ainda insuficiente de vagas nas universidades públicas do país faz com que parcela significativa da população só realize seus objetivos quando inseridos nas instituições particulares de ensino.

O alto investimento necessário para permanência em tais instituições só tem sido possível pela inserção de programas de bolsa estudo.

O município de Franca que há muitos anos mantém programas desta natureza em 2010 instituiu o Programa Bolsa Universidade devidamente regulamentado pela lei de nº 148.

Para sua realização conta com a adesão das instituições de ensino superior do município e neste ano atendeu 294 estudantes.

OBJETIVO: Contribuir para a formação universitária de estudantes de faculdades particulares que não dispõem de recursos financeiros suficientes para o pagamento das mensalidades.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais