Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Jardim Zoobotânico

Tamanho da letra:

O Jardim Zoobotânico de Franca está aberto para visitação todos os dias, das 7h30 às 17h.

O atendimento ao público, com doação de mudas, ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

 

Endereço: Av. São Francisco de Assis, nº 1000 – City Petrópolis.

Telefone: (16) 3727-0560

 

Quando visitar o Jardim Zoobotânico, você pode abrir o mapa abaixo em seu celular para auxiliar em seu passeio.

 

 

Solicitações de visitas guiadas ao Jardim Zoobotânico de Franca podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações sobre Educação Ambiental podem ser obtidas clicando aqui.

 

Jardim_Zoobotanico.jpg

 

Histórico

O antigo Horto Florestal de Franca (atual Jardim Zoobotânico de Franca) foi criado pela Lei Municipal nº 269, de 10 de dezembro de 1952, durante o mandato do Prefeito Dr. Ismael Alonso y Alonso, e situa-se na Fazenda Pouso Alto, de propriedade da Prefeitura Municipal de Franca, compreendendo uma vasta área de terras e de mata nativa.

 

imagem_2023-09-13_140110735.png

 

Criado no início da década de 1950 com o objetivo de cultivar mudas de árvores frutíferas, variedades de café, mudas ornamentais e distribuir sementes e mudas a agricultores, bem como essências florestais, hortaliças e legumes, o Horto Florestal foi implantado em janeiro de 1956, pelo então Prefeito Onofre Sebastião Gosuen, que trouxe de São Paulo uma grande quantidade de mudas de pau-brasil e aroeira do Viveiro Manequinho Lopes.

O Horto Florestal foi transformado no Jardim Zoobotânico de Franca por meio da Lei Municipal nº 5.048, de 17 de julho de 1998, objetivando a formação de mudas e a conservação da área.

Atualmente, o Jardim Zoobotânico possui diversas áreas temáticas, como o Bosque do Pau-Brasil, o Meliponário Mandaçaia (abelhas nativas sem ferrão), o VITAS – Viveiro Transitório de Aves Silvestres, a Área de Conservação do Palmito Juçara, e o Centro de Educação Ambiental, que conta com a Xiloteca Dr. João Peres Chimelo (coleção botânica de amostras de madeiras coletadas). O Jardim Zoobotânico possui, ainda, uma coleção de plantas "in situ" e "ex situ", além de contar com uma área conservada de vegetação nativa.

O Jardim Zoobotânico é um local de abrigo para a fauna remanescente próximo a área urbana e evolui a cada dia, na consecução de seu objetivo de tornar-se referência de Estratégia de Gestão Ambiental, priorizando a educação ambiental e conservação da natureza.

 

imagem_2023-09-13_140136082.png

A via de acesso e circulação interna do Jardim Zoobotânico de Franca foi denominada de Alameda Professor Ivan Vieira, pela Lei Municipal nº 6.098, de 10 de dezembro de 2003

 

Bosque do Pau-Brasil

O plantio das mudas de Pau-Brasil aconteceu em 1998 a fim de conservar a espécie ameaçada de extinção na Mata Atlântica, em consequência do corte ilegal para produzir móveis e principalmente instrumentos musicais. É indiscutível a fama do Pau-Brasil, árvore tão famosa em nosso país em decorrência do pigmento avermelhado que libera, que foi um dos primeiros produtos naturais explorados e comercializados por nossos colonizadores. O Bosque do Pau-Brasil funciona como um banco de germoplasma da espécie, que possibilita a coleta de sementes férteis para multiplicação da espécie.

  imagem_2024-01-22_164639500.png

  

Meliponário Mandaçaia

As abelhas são reconhecidas mundialmente pela produção do mel e também por sua importância na polinização das plantas. Sem as abelhas, grande parte dos nossos alimentos não existiriam ou seriam muito diferentes. Dentre as suas atividades, podemos considerar que a mais importante é a polinização. Caso a população de abelhas sofra um desequilíbrio, todas as espécies que dependem delas direta e indiretamente serão afetadas.

O Meliponário Mandaçaia conta com dez espécies de abelhas nativas sem ferrão: uruçu nordestina, amarela, boca de renda, tubuna, mandaguari, manduri, jataí, marmelada, mocinha preta e mandaçaia.

No dia 03 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Abelha, tamanha é a importância deste animal. Caso encontre uma abelha ou uma colmeia pelo seu caminho, ajude a preservar, nunca jogue veneno ou coloque fogo, lembre-se que dependemos muito dela.

 

 imagem_2023-09-13_140731160.png

 

VITAS

O VITAS – Viveiro Transitório de Aves Silvestres da Prefeitura Municipal de Franca é o local para receptação de aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental ou entregues espontaneamente pela população à Polícia. Essas aves são identificadas, anilhadas, cadastradas e encaminhadas para reabilitação e soltura ou destinadas para outros CETAS (Centros de Triagem de Animais Silvestres), Zoológicos ou mantenedouros.

Os trabalhos são realizados por uma equipe treinada e qualificada. As aves contam com assistência veterinária, alimentação adequada e preparação, para que possam retornar à natureza. O VITAS tem proteção durante 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, com monitoramento e vigilância armada.

Mais informações sobre animais silvestres podem ser obtidas clicando aqui.

 

 imagem_2023-09-13_140909570.png

 

Centro de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental foi planejado com o intuito de ser um espaço de formação e compartilhamento de saberes. Com capacidade para receber até 60 visitantes, há um pequeno acervo bibliográfico e a Xiloteca Dr. João Peres Chimelo (coleção botânica de amostras de madeiras coletadas).

 

imagem_2023-09-13_140949337.png

 

Lagoas

Nestas lagoas não é permitido nadar, nem pescar. A água represada nas lagoas é utilizada na manutenção das mudas produzidas no Jardim Zoobotânico, além de proporcionar um ambiente de mais qualidade aos animais que habitam a região.

 

imagem_2023-09-13_141021240.png

 

Composteira

A compostagem é o processo de decomposição dos resíduos orgânicos. No Jardim Zoobotânico, o composto produzido na composteira é utilizado como adubo orgânico na composição do substrato para produção das mudas e demais plantios necessários. Os resíduos orgânicos decompostos aqui são, em geral, restos de alimentos crus e sem tempero (frutas, legumes, verduras), porém, é possível decompor uma grande diversidade de resíduos orgânicos, desde que haja a manutenção adequada. A compostagem contribui para o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários. Qualquer pessoa pode compostar em casa, mesmo que não disponha de uma grande área, através da alternância de baldes.

 

Orquidário Municipal

O Orquidário Municipal foi criado por meio da Lei Municipal nº 4.241, de 11 de dezembro de 1992, e inicialmente implantado no Parque de Exposições Fernando Costa. Por ocasião de sua criação, o Orquidário Municipal recebeu doação da Associação Francana de Orquidófilos de 170 espécies de orquídeas, de origem nacional e estrangeira.

Em agosto de 2021, o Orquidário Municipal foi reestruturado e reinaugurado no Jardim Zoobotânico, com o nome de Dona Yayá Jacintho, em homenagem à Sra. Geraldina Jacintho Conrado (1908-1992), uma das primeiras orquidófilas de Franca.

 

imagem_2023-09-13_141056618.png

 

Doação de mudas

A doação de mudas é feita apenas aos moradores da cidade de Franca. Os moradores de áreas urbanas podem receber até 4 mudas por endereço. Os proprietários de áreas rurais (dentro do município de Franca) podem receber até 20 mudas, porém, estas doações acontecem apenas no período chuvoso, normalmente de novembro a março. Neste caso, é necessário apresentar a escritura ou contrato de compra/venda do imóvel. Em caso de imóveis rurais alugados, é necessária a apresentação de uma autorização do proprietário do imóvel. Para doação, há espécies variadas, a depender da disponibilidade, tais como oiti, ipê, quaresmeira, jacarandá, araçá, pitanga, angico e paineira.

A doação e a venda de mudas do Jardim Zoobotânico de Franca são regulamentadas pelo Decreto Municipal nº 11.630, de 10 de maio de 2023, que pode ser acessado clicando aqui.

 

imagem_2023-09-13_141138529.png

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais