Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Animais silvestres

Tamanho da letra:

Administração Municipal >  Administração Direta > Secretaria de Meio Ambiente > Animais silvestres

 

IMG_3797.jpg

Animais silvestres são aqueles animais que não passaram pelo processo de domesticação, vivem na natureza e não têm ou não deveriam ter contato com os humanos. No entanto, cada vez mais devido a perda de áreas naturais, os animais silvestres têm se aproximado das cidades. Algumas espécies, como as maritacas, adaptaram-se ao meio urbano e sofrem ao utilizarem o lixo descartado incorretamente, que muitas vezes serve para que façam seus ninhos e por vezes ocasiona em machucados nos animais, levando até a amputação de membros.

Se encontrar um ninho na sua casa, não o remova, pois esta conduta configura captura de animais silvestres e crime ambiental. Caso uma ave faça um ninho no forro da sua casa, espere que os filhotes cresçam e alcem voo por conta própria. Depois, você deverá fechar a entrada desse espaço para que não seja utilizado como ninho novamente.

Caso encontre um filhote, procure pelo ninho nas árvores próximas, mas não se esqueça que existem aves que não fazem um ninho aparente e botam seus ovos no chão. Portanto, se não tiver conhecimento sobre a espécie e seus hábitos, não interfira. O cuidado dos pais é sempre a melhor opção.

 

Denuncie crimes ambientais contra a fauna silvestre:

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL - Telefone: (16) 2103-6350

GUARDA CIVIL MUNICIPAL - Telefone: (16) 3724-1033 ou 153

 

Queimadas

Soltar balão, atear fogo em terrenos ou jogar bitucas de cigarro, latinhas, garrafas, entre outros para fora do carro são atitudes que podem iniciar incêndios florestais com consequências incalculáveis. Tais atos são configurados como crime ambiental e devem ser denunciados.

 

Desmatamento

Sem as matas, os animais silvestres ficam sem casa. Assim, o desmatamento contribui para que eles fiquem expostos a diversos tipos de acidentes nas estradas e áreas urbanas. A poda e supressão de árvores só pode ser feita com autorização dos órgãos competentes.

 

Tráfico de animais silvestres

O tráfico diminui a população de espécies da fauna que são responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. A captura, transporte e comercialização ocasionam sofrimento a esses animais e muitas vezes levam a morte.

Manter um animal silvestre sem licença configura crime ambiental.

 

Caça

A caça é um crime ambiental que dizima espécies, levando-as ao risco de extinção. Essa é uma prática cruel e ilegal e deve ser denunciada.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais