Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Tamanho da letra:

Administração Municipal > Administração Direta > Programas e Projetos>Sabor Saudável

Diante do problema grave que é a obesidade que atinge a população mundial e que vem crescendo assustadoramente, a Secretaria Municipal de Saúde, desde 2009, vem coletando dados junto à população escolar do Ensino Fundamental Municipal, com idades entre 7 a 10 anos, com a finalidade de levantar o perfil nutricional dessas crianças.

Numa primeira fase, em uma amostra de 6.707 crianças, foi encontrado um percentual de 15,8 de casos de obesidade, o que representa um dado muito significativo e reflete a realidade nacional.

O projeto foi lançado em escolas do município de Franca com treinamento dos professores e pais. Houve entrega de material didático elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e material elaborado pelo Ministério da Saúde, como guia no auxílio da execução das atividades educativas que estão sendo utilizados pelos professores durante as aulas, e estas atividades estão inseridas na grade curricular como tema transversal.

O Serviço de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando a Educação Nutricional nas Unidades de Saúde, especificamente nos grupos já formados na conscientização da necessidade de alimentação saudável e adequada, visando a família como um todo.

trabalho em grupo específico para crianças com problema de obesidade detectado e com necessidade de tratamento foi iniciado na Secretaria Municipal de Saúde e estiveram presentes nesta primeira reunião 90 crianças acompanhadas de seus responsáveis.

O tema abordado neste encontro foi a alimentação saudável, onde foi definido, como meta inicial, o fracionamento adequado das refeições (alimentando-se de 3 em 3 horas), redução na quantidade de óleo utilizado no preparo dos alimentos, e a inclusão da prática de alguma atividade física (caminhadas, brincadeiras ao ar livre, jogos, etc.). Houve também neste encontro, a nova avaliação antropométrica das crianças, com aferição do peso e altura para futuras avaliações.

O resultado que esperamos nesta fase do projeto é a adesão da criança e de toda a família ao aconselhamento.

Informações sobre o Programa Sabor Saudável:

Hezilmara Aparecida de M. Mendonça

Nutricionista

Tel: 3711 9475

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais