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A Ouvidoria SUS está formalmente implantada através do decreto 9206  de 01/01/2009.

A Ouvidoria SUS é um instrumento que possibilita ao cidadão a busca de seus direitos junto aos órgãos de saúde responsáveis pelo bom funcionamento do SUS, assim como a melhoria da comunicação entre as diferentes esferas administrativas, o que facilita o cumprimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde

Através do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS foi criado um sistema que permite a padronização de condutas com intuito de aprimorar o processo de resolução das demandas apresentadas pelos cidadãos usuários do SUS. Além de disseminar informações, registrar e encaminhar as manifestações acolhidas na ouvidoria possibilita a troca de informações entre os órgãos responsáveis pela gestão do SUS, para adoção das providências cabíveis diante das manifestações recebidas e gera relatórios que subsidiam a gestão.

Recebe solicitações, denúncias, reclamações, informações e elogios referentes aos serviços prestados pelo Setor de Saúde no Município e encaminha aos Setores competentes; Fornece informações gerais sobre a estrutura, atendimento e funcionamento das unidades de saúde públicas ou privadas, ligadas ao Sistema Único de Saúde; Identifica e avalia o grau de satisfação da população em relação aos serviços de saúde executados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS; Garanti a todos os demandantes, caráter de sigilo e discrição, quando solicitado; e divulga permanentemente os serviços prestados para conhecimento, utilização contínua e ciência dos resultados alcançados.

O fluxo de recebimento das demandas segue os seguintes tramites: Após a analise, a demanda é encaminhada ao órgão ou entidade competente para a solução da questão, que terá o prazo para conclusão a partir da data de encaminhamento da demanda, seguindo as prioridades especificadas a seguir:

  • Urgente         -           até 05 dias
  • Alta                -           até 30 dias
  • Média            -           até 60 dias
  • Baixa             -           até 90 dias

A Ouvidoria SUS é destinada a todos os cidadão e trabalhadores de saúde.

Na equipe técnica há uma assistente social, o gerente da ouvidoria e um operador. Tem como atribuições atender as demandas dos cidadãos (reclamações, solicitações, sugestões, denuncias, informação, elogios), tendo como porta de entrada: telefone, fax, e-mail, correspondência, presencial,  caixa de sugestão, órgão da imprensa.

A Ouvidoria SUS funciona na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, sito a Av Dr. Flavio Rocha, 4780, Jardim Redentor, no horário das 8 as 12 horas e 13 as 17 horas.

A Ouvidoria SUS constitui um espaço de comunicação entre o cidadão e o gestor relativos aos serviços prestados visando a melhoria do atendimento. É um canal de informação e de escuta da população em geral.



Este espaço é aberto para receber solicitações, denúncias, sugestões e reclamações, além de fornecer informações gerais sobre a saúde. Entre em contato conosco.

Telefones:

(016) 3711 9471

(016) 3711 9492

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fax: 3711 9472 

Endereço: Av. Dr. Flávio Rocha 4780. Jardim Redentor. CEP 14.405-600

Ouvidora: Fabiana Ferraro

Horário: 8 às 12hs e das 13 às 17hs.

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