Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Sobre à Biblioteca Central

Tamanho da letra:

Administração Municipal >  Administração Direta > Secretaria de Educação >  Biblioteca Municipal  >Sobre à Biblioteca Central

Biblioteca Pública Municipal “Dr. Américo Maciel de Castro Junior” 

A Biblioteca Pública Municipal de Franca foi fundada em 08 de junho de 1884, com acervo inicial de 800 volumes. Denominada Biblioteca Pública Municipal “Dr. Américo Maciel de Castro Junior” através da Lei nº 845 de 30 de novembro de 1959, pelo então prefeito Abílio de Andrade Nogueira.

Instalada em 16 de dezembro de 1967, no antigo prédio da Faculdade de Ciências Econômicas de Franca, na Rua Marechal Deodoro, Centro. Transferida várias vezes, em virtude de seu crescimento e procura cada vez maior por seus serviços.

Encontra-se atualmente no prédio do antigo Colégio Champagnat, no Centro, tendo sido reinaugurada em 02 de junho de 2006, após grande reforma. Conta com um acervo de mais de 50.000 volumes, e atende a mais de 10.000 pessoas por mês.

Patrono

Biblioteca Central

Dr. Américo Maciel de Castro Junior, natural de Franca, formado em Medicina e Microbiologia no Rio de Janeiro.

Fundou em 1924 com o Prof. Clóvis Ribeiro Vieira, o Instituto Bioterápico Brasileiro em Franca, que fazia exames de laboratório, fabricava produtos farmacêuticos e possuía uma sessão de vacinas anti-rábicas.

Foi vereador, deputado estadual, professor e diretor da Escola Normal Livre de Franca (atual Escola Estadual de 1º e 2º Grau Torquato Caleiro) e da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo. Publicou vários trabalhos científicos e doou sua biblioteca particular para a Prefeitura Municipal de Franca.

Estrutura Física

A Biblioteca Pública Municipal, com área de 489m², em processo de climatização e informatização. Possui um sistema de segurança e monitoramento, composto por alarme e câmeras de vigilância 24h. Está instalada no Colégio Champagnat onde funciona a Secretaria de Educação.

Acervo

A Biblioteca Central possui em seu acervo 49.241 livros  (Até 2016):

- 04 assinaturas de revistas e 03 de jornais.

  

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais