Programas e Projetos

 

PROJETOS DE LEI     

  • Hino Nacional Brasileiro;
  • Hino de Franca;
  • Programa de Educação para Conservação do Patrimônio Público;
  • Coleta Seletiva;
  • Educação Ambiental;
  • Educação para o Trânsito.

 PROGRAMAS E PROJETOS DA SME DESENVOLVIDOS

 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: com a participação da coordenação pedagógica e ....

  • Programa Ler e Escrever/EMAI: para os 1º Anos do Ensino Fundamental, com utilização dos materiais diariamente na rotina de sala de aula.
  • Viajar Para Saber: Projeto Dinossauros.
  • Programa Leitura Para Todos: Organização e socialização de um cronograma de atendimento a EMEB Frei Germano de Annecy e EMEI Professor Antônio Reginald Bove para as Fases 1, Fases 2 e 1º Anos; Uso, controle e conservação do acervo literário e técnico da Escola; Empréstimo de livros semanalmente; Contação de histórias quinzenalmente; Participação periódica das professoras de sala de leitura nas orientações formativas na SME e Organização periódica de cantos de leitura temáticos.
  • Projeto Lêler: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos; Periodicidade semanal; Escolha dos livros pelos alunos a serem lidos e Sessão Simultânea de Leitura.
  • Projeto CliquEscola: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos, com cronograma estabelecendo uma vez na semana para cada classe. A área e o conteúdo a ser trabalhado é definido pelo professor da classe.
  • Projeto Pensamento Estratégico: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos, com um jogo definido para cada bimestre e com regularidade de aplicação em rotina de sala de aula uma vez na semana.
  • Programa Mais Alfabetização: Participação dos 1º Anos com uma regularidade de 5 horas semanais na rotina escolar.
  • ___________________________________________________________________________________________________________________

PROJETOS COLETIVOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA  

PROJETO COLETIVO  -  MEIO AMBIENTE                                                                         

Público alvo:  Alunos das Fases 1 e 2 e 1º Ano.

Duração: Ano letivo

Justificativa: 

A escolha do tema deve-se ao fato das transformações na Terra, em função da ação destrutiva do homem. Desta forma o projeto visa despertar no aluno a responsabilidade na preservação do planeta, com atitudes de cuidado e amor a natureza mediante investigação, pesquisa, vivências e participação social e ambiental, buscando tratar os assuntos de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, atendendo aos conteúdos definidos por ano, assim  cada segmento irá abordar um aspecto deste assunto, formando a temática de estudo da escola, neste ano.

Fase I

Objetivos:

  • Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade;
  • Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração;
  • Propor mudanças de hábitos a partir de pequenas atitudes do cotidiano dos alunos;
  • Conscientizar os alunos sobre sua importância como agentes multiplicadores em suas famílias.

Competências:

Interagir com pessoas próximas, valorizar a cultura local e preservar o meio ambiente, visando qualidade de vida humana.

Habilidade:

Valorizar a importância da preservação das espécies (animais e plantas).

Procedimentos:

1º Semestre (Animais)

2º Semestre (Plantas)

  • ___________________________________________________________________________________________________________________

Fase II

Objetivos:

  • Conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente;
  • Desenvolver atos de cidadania para com o meio ambiente, reconhecendo a importância de pequenas atitudes no dia a dia;
  • Discutir problemas ambientais na busca de novas estratégias para resolução, estimulando hábitos e comportamento de preservação do meio ambiente.

Competência:

C-Valorizar a cultura local, regional e nacional e a inter-relação e preservação do meio ambiente.

Habilidade:

  • Interessar-se e explorar o mundo social e natural, estabelecendo um contato saudável.
  • Fazer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.
  • Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio

ambiente.

Procedimentos:

1º Semestre (Fauna e Flora)

2º Semestre (Fenômenos da Natureza)

  • ___________________________________________________________________________________________________________________

1º ano

Objetivos:

  • Despertar a conscientização e o interesse pela preservação do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
  • Levar a comunidade escolar a repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente;
  • Zelar pelo ambiente escolar;
  • Produzir um folheto com todas as informações coletadas no decorrer do projeto.

 Competências:

D- Compreender a cidadania, observando as transformações sociais que visam o bem estar comum, participando de questões da vida coletiva, preservando o meio ambiente, respeitando e compreendendo os outros e desenvolvendo uma imagem positiva de si mesmo.

G- Aplicar conhecimentos referentes à saúde, à ética, ao meio ambiente, à educação sexual e à

pluralidade cultural, em diferentes situações cotidianas, para a melhoria da qualidade de sua

própria vida e da vida dos outros.

 Habilidades:

 D1- Fazer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

G1- Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive.

G2- Relacionar bons hábitos de higiene, de alimentação e de atividades físicas a uma boa saúde.

G3- Adquirir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação à higiene corporal e ambiental, modos de transmissão e de prevenção de doenças contagiosas.

Procedimentos:

1º Semestre (Água - preservação e lixo - úmido e reciclável)

2º Semestre (Animais Silvestres)

  • __________________________________________________________________________________________________________________

PROJETO COLETIVO PRODUÇÃO ESCRITA

Público alvo:  Alunos das Fases 1 e 2 e 1º ano

Duração: Ano letivo

Justificativa:  

Para a criança  aprender a escrever,  não basta aprender o sistema de escrita alfabético. Escrever envolve dominar o processo de produção de texto, o que implica conhecer a linguagem que se usa para escrever, os distintos interlocutores, as diferentes intenções e variadas situações, como relatar acontecimentos para pessoas distantes, solicitar algo, reclamar de alguma coisa, fazermos compras, anotar recado para alguém, enfim, entre muitas outras ações. É preciso que estas aprendizagens aconteçam mais próximas das situações reais e com textos que foram feitos para leitores. O papel da escola é colocar as crianças desde o início do seu processo de escolaridade, ou seja, mesmo ainda não dominando o sistema de escrita,  em situações que tenham que produzir textos, considerando os propósitos comunicativos variados, para leitores reais. O desenvolvimento de uma proposta coletiva de  produção de texto é fundamental para a nossa  escola, haja vista que é preciso avançar nestas aprendizagens, levando em conta os indicadores de resultados nas avaliações finais de 2017. Esta proposta servirá como um importante aliado do professor a fim de propiciar condições para que nesse processo de ensino e aprendizagem, seja possível a criança  aprender o que significa escrever, desenvolvendo competências e construindo habilidades necessárias   para lidar com textos.

Objetivos:    

  • Produzir textos orais com destino escrito, tendo o professor como escriba, aproximando-se progressivamente das características discursivas do gênero e da linguagem escrita.
  • Revisar textos coletivamente.
  • Analisar coletivamente textos escritos de boa qualidade.

Ações:

  • Definição em Plano de Ação das sequências didáticas, projetos didáticos e atividades permanentes que irão desenvolver durante o ano letivo com relação a Produção Escrita.
  • Os professores organizarem em suas rotinas pedagógicas detalhadas o desenvolvimento das propostas de Produção Escrita, definidas para cada ano escolar, nos Planos de Ações.
  • O desenvolvimento das propostas de Produção Escrita definidas para cada segmento.
  • Verificação do desenvolvimento das propostas de Produção Escrita definidas para cada segmento.

  • ___________________________________________________________________________________________________________________

PROJETO APOIAR

Público alvo: Alunos dos 1º Anos.

Duração: Ano letivo de 2018.

Justificativa:

Otimizar recursos humanos e materiais para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem é fundamental dentro de uma escola. Nesse contexto, Apoiar é uma ação escolar  onde há a  possibilidade de   parceria entre professores de classe, de apoio e de 40 horas, em momentos possíveis, para desenvolver ações pedagógicas voltadas para atender alguns alunos no processo de alfabetização.

Objetivo:

  • Atender aos alunos com defasagem e/ou dificuldade no processo de alfabetização.

Ações:

  • Professor de Apoio quando não estiver substituindo atenderá aos alunos mapeados.
  • Mapeamento dos alunos para atendimento.
  • Planejamento das atividades para alfabetização.
  • Acompanhamento dos alunos atendidos.
    • ___________________________________________________________________________________________________________________

      PROJETOS e sequências INDIVIDUAIS:

fase 1:

  • Sequência didática- E o seu nome, qual é que é?
  • Sequência didática- Equilíbrio e Coordenação
  • Sequência de Atividades: Água
  • Sequência de Atividades: Imagem Corporal
  • Sequência Didática “O patinho feio”
  • Sequência Didática Convites
  • Sequencia Didática “Chá das Dez”
  • Sequencia Didática Relato de Vivências
  • Sequência Didática Contos de Fadas
  • Sequência Didática Lixo e Reciclagem
  • Sequência de Atividades: Técnicas de Arte
  • Sequência Didática Conhecendo as Cores
  • Sequência de Leitura: Chapeuzinho Vermelho
  • Sequência Didática A galinha do vizinho
  • Sequência Didática Camilão, o comilão
  • Sequência Didática Bilhete
  • Projeto Quem canta seus males espanta
  • Projeto Brincar é tudo de bom
  • Projeto Quem sou eu
  • Projeto Plantas
  • Projeto Maleta Viajante
  • Projeto Animais

fase 2:

  • Atividade Permanente Alfabeto Turma da Mônica
  • Sequencia Didática parlendas e cantigas de roda
  • Sequência de Atividades Ursinho Pooh 1,2,3
  • Sequência Didática Eu faço minha história
  • Sequência Didática Convite
  • Sequência Didática Descrição de fatos, personagens e imagens.
  • Sequência Didática Lendas Folclóricas
  • Sequência Didática Relatos Científicos
  • Sequência Didática Brincando a gente aprende
  • Sequência Didática Vamos Fazer Arte!
  • Sequência Didática Recorte e Colagem
  • Sequência Didática Apreciação de peças teatrais
  • Sequência Didática Medir, pesar e comparar
  • Sequência Didática Cocoró-có-có
  • Sequência Didática Sistema Monetário
  • Projeto Festa Junina
  • Projeto Fenômenos da Natureza
  • Projeto Profissões
  • Projeto Dinossauros

1º ano:

  • Projeto Brincadeiras Tradicionais
  • Projeto Um olhar para a cultura dos povos indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças
  • Projeto Ivan Cruz
  • Atividade Permanente Técnicas para Artes Visuais

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais