EMEB P. Sueli Contini Marques

Nossa escola surgiu a partir da necessidade da comunidade. Antes mesmo de o bairro Jardim Tropical  contar

com  a  pavimentação,  as  famílias  se  reuniram e   fizeram um abaixo assinado, solicitando uma escola, pois

havia uma demanda que justificava a construção da mesma.

A   Secretaria  da  Educação,   na   época 1997, propôs  a construção da escola em regime de   mutirão, sendo

parceiros: a  Prefeitura  Municipal  de  Franca,  a Secretaria  d a Educação  e a   Comunidade  do bairro Jardim

Tropical.

Em 1998, com a escola construída, foi atendida a demanda do Ensino Fundamental do 1° ao 4° anos, contando

com a construção de quatro salas de aula. Até então éramos extensão  de uma outra Unidade  Escolar  (CAIC).

Em  2000  adquiriu  autonomia através da Lei  Municipal 4947  de  02/12/97 de portaria n° 192/00 publicada no

D.O.E. de 27/01/2000. Por indicação da Câmara de Vereadores, a escola  do Jardim  Tropical  recebeu o  nome

de  EM  Profª  Sueli  Contini Marques. Com a pavimentação  e  crescimento contínuo do bairro, a  Secretaria da

Municipal  de  Educação  vigente, para atender a demanda do bairro, bem  como instalações adequadas, como

parte  administrativa,  refeitório,  salas   para as equipes técnicas, quadra etc. Executou a construção da EMEB

Profª Sueli Contini  Marques e as instalações anteriores  passaram  a atender a  Educação Infantil  com o nome

 

EMEI Profº João Luis Garcia.

Inaugurada  em  2003,  o marco referencial da escola é a participação de todos, equipe  escolar e  comunidade;

existente nessa relação respeito, cooperação e confiança, buscando ajustes para melhorar sempre

 

 BIOGRAFIA DA PATRONA 

Professora  Sueli  Contini  Marques, nasceu  na cidade  de Franca/SP aos 14/01/1956, tendo como pais Antonio

Contini  e  Eugênia  Silva  Contini. Casou-se com SR. José  dos  Reis  Marques  tendo 3  filhos:  Rogério  Cesar

Marques que hoje já se encontra casado com 26 anos e tem um filho, Ricardo Cesar Marques 23 anos que após

a morte  da  mãe  foi  morar  com  sua  madrinha e  Rafael Cesar Marques que atualmente está com 18 anos de

idade  e  mora com sua avó materna. Professora Sueli Contini Marques concluiu o curso Magistério em 1985 na

EEPSG  Associação Cultural e Educacional de Franca.


Exerceu a função de PEB I de 30/08/1985 a 10/02/1992 nas seguintes Unidades Escolares:

-EE Profº José Ricardo Pucci

-EEPG Profª Adalgisa de São José de Gautltiéri em Franca

-EEPG Irmãos Mattos, em Patrocínio Paulista

-EEPSG Pedro Nunes Rocha em Franca 

-EEPG Profª Suely Machado da Silva

-EEPSG Profº Otávio Martins de Souza


Em 1990  concluiu o curso  de Ciências  na UNIFRAN(Universidade de Franca) com as seguintes  habilitações:

- Ciências Físicas e Biológicas do 1º grau

- Matemática do 1º grau

- Biologia do 2º grau


Como PEB III exerceu a função nas seguintes Unidades:


EE Profº José Ricardo Pucci em Franca – Ciências e Matemática 02/08/1991 a 13/03/1996 .


Professora Sueli tinha um temperamento calmo, era dedicada à família e aos estudos, assim como cumpridora

de seus deveres, atendendo aos alunos por onde atuou como mestra, sempre de bom humor transmitindo com

seu exemplo os conhecimentos que jamais conseguirão esquecer, além de ser uma colega parceira e amiga de

todos que com ela tiveram o privilégio de trabalhar e conviver.

 

PROJETOS DE LEI     

  • Hino Nacional Brasileiro;
  • Hino de Franca;
  • Programa de Educação para Conservação do Patrimônio Público;
  • Coleta Seletiva;
  • Educação Ambiental;
  • Educação para o Trânsito.

 PROGRAMAS E PROJETOS DA SME DESENVOLVIDOS

 Pacto  Nacional  pela  Alfabetização  na Idade Certa: com a participação da coordenação pedagógica e ....

  • Programa Ler  e  Escrever /EMAI: para  os 1º Anos do Ensino Fundamental, com  utilização  dos  materiais
  • diariamente na rotina de sala de aula.
  •  
  • Viajar Para Saber: Projeto Dinossauros.
  •  
  • Programa Leitura Para Todos: Organização e socialização de um cronograma de atendimento a EMEB Frei
  • Germano de Annecy e EMEI Professor Antônio Reginald Bove para as Fases 1, Fases 2 e 1º Anos; Uso,
  • controle e conservação do acervo literário e técnico da Escola; Empréstimo de livros semanalmente; Contação
  • de histórias quinzenalmente; Participação periódica das professoras de sala de leitura nas orientações
  • formativas na SME e Organização periódica de cantos de leitura temáticos.
  •  
  • Projeto Lêler: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos; Periodicidade semanal; Escolha dos livros pelos
  • alunos a serem lidos e Sessão Simultânea de Leitura.
  •  
  • Projeto CliquEscola: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos, com cronograma estabelecendo uma vez
  • na semana para cada classe. A área e o conteúdo a ser trabalhado é definido pelo professor da classe.
  •  
  • Projeto Pensamento Estratégico: Participação das Fases 1, Fases 2 e 1º Anos, com um jogo definido para
  • cada bimestre e com regularidade de aplicação em rotina de sala de aula uma vez na semana.
  •  
  • Programa Mais Alfabetização: Participação dos 1º Anos com uma regularidade de 5 horas semanais na rotina escolar.
  • ___________________________________________________________________________________________________________________

PROJETOS COLETIVOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA  

PROJETO COLETIVO  -  MEIO AMBIENTE                                                                         

Público alvo:  Alunos das Fases 1 e 2 e 1º Ano.

Duração: Ano letivo

Justificativa: 

A escolha do tema deve-se ao fato das transformações na Terra, em função da ação destrutiva do homem. Desta forma o projeto visa despertar no aluno a responsabilidade na preservação do planeta, com atitudes de cuidado e amor a natureza mediante investigação, pesquisa, vivências e participação social e ambiental, buscando tratar os assuntos de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, atendendo aos conteúdos definidos por ano, assim  cada segmento irá abordar um aspecto deste assunto, formando a temática de estudo da escola, neste ano.

Fase I

Objetivos:

  • Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade;
  • Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração;
  • Propor mudanças de hábitos a partir de pequenas atitudes do cotidiano dos alunos;
  • Conscientizar os alunos sobre sua importância como agentes multiplicadores em suas famílias.

Competências:

Interagir com pessoas próximas, valorizar a cultura local e preservar o meio ambiente, visando qualidade de vida humana.

Habilidade:

Valorizar a importância da preservação das espécies (animais e plantas).

Procedimentos:

1º Semestre (Animais)

2º Semestre (Plantas)

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Fase II

Objetivos:

  • Conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente;
  • Desenvolver atos de cidadania para com o meio ambiente, reconhecendo a importância de pequenas atitudes no dia a dia;
  • Discutir problemas ambientais na busca de novas estratégias para resolução, estimulando hábitos e comportamento de preservação do meio ambiente.

Competência:

C-Valorizar a cultura local, regional e nacional e a inter-relação e preservação do meio ambiente.

Habilidade:

  • Interessar-se e explorar o mundo social e natural, estabelecendo um contato saudável.
  • Fazer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.
  • Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio

ambiente.

Procedimentos:

1º Semestre (Fauna e Flora)

2º Semestre (Fenômenos da Natureza)

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1º ano

Objetivos:

  • Despertar a conscientização e o interesse pela preservação do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
  • Levar a comunidade escolar a repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente;
  • Zelar pelo ambiente escolar;
  • Produzir um folheto com todas as informações coletadas no decorrer do projeto.

 Competências:

D- Compreender a cidadania, observando as transformações sociais que visam o bem estar comum, participando de questões da vida coletiva, preservando o meio ambiente, respeitando e compreendendo os outros e desenvolvendo uma imagem positiva de si mesmo.

G- Aplicar conhecimentos referentes à saúde, à ética, ao meio ambiente, à educação sexual e à

pluralidade cultural, em diferentes situações cotidianas, para a melhoria da qualidade de sua

própria vida e da vida dos outros.

 Habilidades:

 D1- Fazer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

G1- Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive.

G2- Relacionar bons hábitos de higiene, de alimentação e de atividades físicas a uma boa saúde.

G3- Adquirir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação à higiene corporal e ambiental, modos de transmissão e de prevenção de doenças contagiosas.

Procedimentos:

1º Semestre (Água - preservação e lixo - úmido e reciclável)

2º Semestre (Animais Silvestres)

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PROJETO COLETIVO PRODUÇÃO ESCRITA

Público alvo:  Alunos das Fases 1 e 2 e 1º ano

Duração: Ano letivo

Justificativa:  

Para a criança  aprender a escrever,  não basta aprender o sistema de escrita alfabético. Escrever envolve dominar o processo de produção de texto, o que implica conhecer a linguagem que se usa para escrever, os distintos interlocutores, as diferentes intenções e variadas situações, como relatar acontecimentos para pessoas distantes, solicitar algo, reclamar de alguma coisa, fazermos compras, anotar recado para alguém, enfim, entre muitas outras ações. É preciso que estas aprendizagens aconteçam mais próximas das situações reais e com textos que foram feitos para leitores. O papel da escola é colocar as crianças desde o início do seu processo de escolaridade, ou seja, mesmo ainda não dominando o sistema de escrita,  em situações que tenham que produzir textos, considerando os propósitos comunicativos variados, para leitores reais. O desenvolvimento de uma proposta coletiva de  produção de texto é fundamental para a nossa  escola, haja vista que é preciso avançar nestas aprendizagens, levando em conta os indicadores de resultados nas avaliações finais de 2017. Esta proposta servirá como um importante aliado do professor a fim de propiciar condições para que nesse processo de ensino e aprendizagem, seja possível a criança  aprender o que significa escrever, desenvolvendo competências e construindo habilidades necessárias   para lidar com textos.

Objetivos:    

  • Produzir textos orais com destino escrito, tendo o professor como escriba, aproximando-se progressivamente das características discursivas do gênero e da linguagem escrita.
  • Revisar textos coletivamente.
  • Analisar coletivamente textos escritos de boa qualidade.

Ações:

  • Definição em Plano de Ação das sequências didáticas, projetos didáticos e atividades permanentes que irão desenvolver durante o ano letivo com relação a Produção Escrita.
  • Os professores organizarem em suas rotinas pedagógicas detalhadas o desenvolvimento das propostas de Produção Escrita, definidas para cada ano escolar, nos Planos de Ações.
  • O desenvolvimento das propostas de Produção Escrita definidas para cada segmento.
  • Verificação do desenvolvimento das propostas de Produção Escrita definidas para cada segmento.
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PROJETO APOIAR

Público alvo: Alunos dos 1º Anos.

Duração: Ano letivo de 2018.

Justificativa:

Otimizar recursos humanos e materiais para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem é fundamental dentro de uma escola. Nesse contexto, Apoiar é uma ação escolar  onde há a  possibilidade de   parceria entre professores de classe, de apoio e de 40 horas, em momentos possíveis, para desenvolver ações pedagógicas voltadas para atender alguns alunos no processo de alfabetização.

Objetivo:

  • Atender aos alunos com defasagem e/ou dificuldade no processo de alfabetização.

Ações:

  • Professor de Apoio quando não estiver substituindo atenderá aos alunos mapeados.
  • Mapeamento dos alunos para atendimento.
  • Planejamento das atividades para alfabetização.
  • Acompanhamento dos alunos atendidos.
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      PROJETOS e sequências INDIVIDUAIS:

fase 1:

  • Sequência didática- E o seu nome, qual é que é?
  • Sequência didática- Equilíbrio e Coordenação
  • Sequência de Atividades: Água
  • Sequência de Atividades: Imagem Corporal
  • Sequência Didática “O patinho feio”
  • Sequência Didática Convites
  • Sequencia Didática “Chá das Dez”
  • Sequencia Didática Relato de Vivências
  • Sequência Didática Contos de Fadas
  • Sequência Didática Lixo e Reciclagem
  • Sequência de Atividades: Técnicas de Arte
  • Sequência Didática Conhecendo as Cores
  • Sequência de Leitura: Chapeuzinho Vermelho
  • Sequência Didática A galinha do vizinho
  • Sequência Didática Camilão, o comilão
  • Sequência Didática Bilhete
  • Projeto Quem canta seus males espanta
  • Projeto Brincar é tudo de bom
  • Projeto Quem sou eu
  • Projeto Plantas
  • Projeto Maleta Viajante
  • Projeto Animais

fase 2:

  • Atividade Permanente Alfabeto Turma da Mônica
  • Sequencia Didática parlendas e cantigas de roda
  • Sequência de Atividades Ursinho Pooh 1,2,3
  • Sequência Didática Eu faço minha história
  • Sequência Didática Convite
  • Sequência Didática Descrição de fatos, personagens e imagens.
  • Sequência Didática Lendas Folclóricas
  • Sequência Didática Relatos Científicos
  • Sequência Didática Brincando a gente aprende
  • Sequência Didática Vamos Fazer Arte!
  • Sequência Didática Recorte e Colagem
  • Sequência Didática Apreciação de peças teatrais
  • Sequência Didática Medir, pesar e comparar
  • Sequência Didática Cocoró-có-có
  • Sequência Didática Sistema Monetário
  • Projeto Festa Junina
  • Projeto Fenômenos da Natureza
  • Projeto Profissões
  • Projeto Dinossauros

1º ano:

  • Projeto Brincadeiras Tradicionais
  • Projeto Um olhar para a cultura dos povos indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças
  • Projeto Ivan Cruz
  • Atividade Permanente Técnicas para Artes Visuais

 



 

 

 

 

 

 

 

 

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