Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Prefeitura entrega Praça de Miramontes revitalizada

Tamanho da letra:

     A Prefeitura programou para a noite dessa sexta-feira, a inauguração da nova Praça de Miramontes (que leva o nome de Jerônimo Manuel Tavares), em frente a igreja do bairro, totalmente reformada e revitalizada. Um dos espaços tradicionais de encontro dos moradores, passeios nos fins de tarde, a praça nos últimos meses acabou sendo deteriorada em razão de práticas de vandalismo e exigiu das equipes da Prefeitura, especialmente da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, um trabalho meticuloso que envolveu além da limpeza e pintura, o restauro artesanal de peças importantes do coreto.

     Para a cerimônia da noite, a partir das 19 h, diversos atrativos foram preparados, entre eles a presença da Banda Musical que dará o seu show para os moradores e crianças. O prefeito Gilson de Souza deve participar do ato, ao lado da equipe de secretários, lideranças da região os moradores. A praça fica localizada na Avenida Dr. Willian Azzuz, bem de frente com a histórica igreja de Miramontes. Para o presidente do Centro Comunitário do bairro, professor César Roberto Guimarães, o local é um espaço privilegiado, cheio de árvores e que merecia o tratamento que recebeu da Prefeitura.

História

     O coreto existente no centro da praça recebeu cuidados especiais, inclusive com a substituição das telhas e remoção das pichações que tomavam conta do equipamento que é tombado pelo patrimônio histórico junto com a Igreja de Santa Cruz. O sistema de proteção também danificado, foi reconstituído artesanalmente pelos marceneiros da Prefeitura. Considerado um dos mais antigos bairros de Franca, Miramontes faz parte da maioria dos acervos sobre a história da cidade, havendo referências da existência de um conjunto de moradias no local desde o final do século XVIII, o qual recebia a denominação de “Covas”.

     Distante aproximadamente seis quilômetros do centro, a praça do bairro Miramontes possui cerca de 2.100 m² de área, tendo ao fundo a Igreja de Santa Cruz, esta construída a partir de 1933, por Jerônimo Manuel Tavares, o qual dá nome a praça. Manoel Tavares residiu muitos anos em Miramontes atuando na área de construção de imóveis, sendo pessoa de elevado carisma e religiosidade.

     Informes disponíveis no acervo do Arquivo Municipal, retratam que ao sentir as dificuldades enfrentadas pelos moradores locais em conseguir uma nova casa de orações, tendo em vista que a primeira capela do bairro já não oferecia condições de reforma, com a doação do terreno feita por Luiz Batarra, Jerônimo Manuel, com o auxílio de um dos filhos, assumiu a construção da atual Igreja de Santa Cruz. Teve então seu nome perpetuando em 1962.

     Para o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta, tão importante quanto o restauro e melhorias feitas no local, será a comunidade abraçar a causa e ajudar na conservação de agora em diante. Lembrou que foram feitos reparos no telhado do coreto, substituídos bancos, luminárias, tudo para que a praça seja novamente um local de convivência e entretenimento dos moradores da região.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais