Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde aprimora acompanhamento das gestantes nas UBSs

Tamanho da letra:

       Buscando humanizar cada vez mais os atendimentos que oferece aos usuários na rede pública de saúde, a Prefeitura, a partir de iniciativa de seus servidores, acaba de criar uma nova forma para facilitar o gerenciamento pelas responsáveis pelas Unidades Básicas dos atendimentos as gestantes.

     De acordo com as informações dos responsáveis da Atenção Básica, Elina Aparecida Guarnieri e Marcos Menezes Granzotti, do no final de abril até o momento, foi refeita uma parte e produzido um novo modo das responsáveis das unidades gerenciarem suas gestantes para melhorar o controle e o atendimento. Com isso, a Secretaria de Saúde, através do “SIGS” (Sistema Integrado de Gestão da Saúde), que é de alçada administrativa da pasta, iniciou no mês passado à implantação do projeto “Gerenciamento de Gestantes”.

     O projeto tem como objetivo buscar gerir as informações e disponibilizar dados para tomada de decisão das responsáveis das Unidades para o controle dos agendamentos das gestantes e consequentemente o controle dessas pacientes na rede. Com vistas à melhoria do Sistema, a Secretaria já tinha iniciado, no final do mês de abril, o processo de informatização que consistiu inicialmente na atualização dos dados de todas as gestantes no sistema.

      De acordo com a Secretaria, no início do processo de informatização, segundo Cristiane Lima, havia em média 1,8 mil gestantes sem controle e gerenciamento efetivo, uma vez que possuíam apenas registros manuais e lançamentos no sistema federal do SIS pré natal. Segundo ela, esta nova ferramenta aos gestores, o controle e a disponibilização das informações às responsáveis das Unidades Básicas conseguirão avaliar se a gestante está sendo corretamente assistida, tendo suas consultas realizadas, verificando o comparecimento, enfim, tendo uma visão global delas na sua região.

     A Secretaria de Saúde reforça que atualmente não há filas para agendamento de gestantes, as mesmas quando localizadas e gerenciadas pelas responsáveis das Unidades inserem as informações no Sistema de agendamentos no setor de Núcleo de Gerenciamento de Vagas, as quais efetuam o agendamento e contatam a gestante informando sobre a sua consulta.

    Com a informatização deste processo, espera-se um controle melhor das gestantes, atendendo prioridades, dinamizando o fluxo e dando poder de decisão a responsável da unidade para gerar benefício às pacientes, afirma o Analista de Sistemas Carlos Algarte. O secretário de Saúde, José Conrado Netto, cumprimentou sua equipe pela iniciativa e disse que os resultados surgem com a dedicação e trabalho em equipe. Lembrou também que diversas reuniões foram realizadas para o alinhamento das medidas estudadas e o correto desenvolvimento dessa nova ferramenta. A informática está aí para facilitar a vida das pessoas e a Secretaria de Saúde quer tê-la como aliada, ponderou o secretário.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais