Prefeitura inaugura sede própria do ESF-Paineiras

inauguracaopsf09 2

A Prefeitur inaugurou na tarde desta sexta-feira, 8, as instalações do ESF (Estratégia de Saúde da Família), no Jardim Paineiras, na região Norte da cidade

O prefeito Gilson de Souza inaugurou na tarde desta sexta-feira, 8, as instalações do ESF (Estratégia de Saúde da Família), no Jardim Paineiras, na região Norte da cidade. A unidade presta atendimento de assistência preventiva em saúde tendo como foco o acompanhamento do morador antes que ele fique doente. Com a inauguração, será feito o cadastramento das famílias que serão atendidas.

O prédio, onde antes funcionava a unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) e depois uma escola infantil, passou por uma reforma para adaptação das novas instalações. O ESF recebeu o nome de ‘Elvira Neto Cordeiro’, mãe dos ex-vereadores Luiz Antônio Cordeiro e José Carlos Théo Maia Cordeiro que agradeceram a homenagem. “Minha mãe sempre foi uma defensora do sistema SUS e tinha uma alma muito generosa para as causas sociais sempre disposta a servir pessoas com necessidades”, disse Théo Maia. Luiz Cordeiro também lembrou da mãe em seu discurso. “Algo que dava muito prazer para minha mãe era visitar pessoas doentes para confortá-las de alguma maneira.”

Também estavam presentes o secretário de Saúde, José Conrado Netto e de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Tosta e dos vereadores Carlinhos Petrópolis, Pastor Otávio e Nirley de Souza. Quem fez questão de falar sobre o ESF foi o morador do bairro, Valter Belmiro. “Recebo muito amor aqui quando sou atendido pelos profissionais que trabalham na unidade. Agradeço a oportunidade de participar da inauguração. Sempre recebi muita atenção e carinho por parte de toda equipe. Obrigado ao governo por essa oportunidade, me sinto muito bem aqui.”

O prefeito Gilson de Souza comemorou a inauguração da unidade de saúde. “Tenho certeza que o ESF vai salvar muitas vidas. Precisamos avançar na saúde de prevenção e é isso que estamos fazendo. Estamos trazendo essa unidade moderna e vamos avançar muito mais. Essa será uma de muitas que virão.”

Além do Jardim Paineiras a Prefeitura conta com outros quatro Estratégias da Família em imóveis próprios e mais de 10 equipes de Saúde da Família dentro das Unidades Básicas.

O ESF do Paineiras conta com dois médicos, uma enfermeira, quatro agentes comunitários de saúde, dois técnicos de enfermagem e dois funcionários da parte administrativa.