Prefeitura em parceria com o Uni-Facef implanta o Programa de Educação pelo Trabalho

unifacef original

  O professor Franklin Forte, assessor dos projetos aprovados  no Programa de Educação pelo Trabalho, foi recebido no Uni-Facef  

  

        A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Uni-Facef, recepcionou, nos dias 25 e 26 de novembro, o professor e doutor Franklin Forte, que é também assessor dos projetos aprovados no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade).

      O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde com o Uni-Facef, que tem como coordenador geral o servidor Michael Douglas Coimbra (representante do Núcleo de Educação Permanente e Humanização - NEPH) e tem como Coordenadoras Pedagógicas por parte do Uni-Facef a professoras e doutoras Lívia M. Lopes e Ana Carolina G. B. Trovão.

      O PET-Saúde foi instituído em 2008 pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades à comunidade na rede de serviços de saúde, ou seja, a iniciação de estudantes no trabalho, estágios, pesquisas, visitas técnicas e vivências na Rede Pública de Saúde, fortalecendo e qualificando o Sistema Único de Saúde (SUS).

     O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de ações do Plano para a Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil, conforme chamado realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS / OMS) no ano de 2016.
A edição atual (9ª edição) do PET-Saúde, pioneira no município de Franca, tem como eixo central o tema da Educação Interprofissional em Saúde (EIP), na qual iniciou as atividades no dia 01/04/2019 na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Aeroporto I e na UBS do Jardim Aeroporto III. Ao todo, foram aprovados 120 Projetos de Secretarias de Saúde em parceria com Universidades de todas as regiões do país, envolvendo mais de 6 mil participantes ao todo e, no caso de Franca, há 22 participantes. Todas as regiões do País foram contempladas com Projetos aprovados para esta edição do Programa, que terá duração de 24 meses, e é financiado pelo Ministério da Saúde através da Organização Pan-Americana da Saúde.

    Por sua atuação na Assessoria aos Projetos do PET-Saúde/Interprofissionalidade, o professor Franklin Forte atua como parceiro-crítico do Ministério da Saúde e da OPAS, em 10 projetos dessa natureza, inclusive no projeto que está sendo executado por Franca. O professor Franklin Forte esteve em Franca com intuito de acompanhar a implantação do programa, que visa contribuir para a inserção dos futuros profissionais da área da saúde no mercado de trabalho (formação aprimorada) e fortalecer as práticas colaborativas para o efetivo trabalho em equipe entre os profissionais da rede municipal de Saúde de Franca, contribuindo assim para a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Além disso, o PET-Saúde Interprofissionalidade tem como compromisso a implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes) sendo um dispositivo que visa fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para o conjunto dos cursos da área da saúde, garantindo o acesso a todos os estabelecimentos de saúde, sob a responsabilidade do gestor da área de saúde, como cenário de práticas para a formação no âmbito da graduação e da residência em saúde.

    Estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia, do Uni-Facef, também estarão envolvidos no projeto.

Quem quiser acompanhar o projeto pelo Instagram basta acessar: pet_saude_franca_sp_unifacef.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais