Procon orienta sobre compras no Dia dos Namorados

O Procon-Franca divulgou nesta terça-feira, 11, nota de orientações sobre cuidados básicos antes das compras neste Dia dos Namorados com o objetivo de evitar problemas futuros tanto para o consumidor como para os comerciantes. De acordo com o órgão, o Dia dos Namorados é uma das três datas mais movimentadas do comércio.

Em razão disso para esta comemoração, o Procon/Franca-SP, órgão vinculado à Fundação Procon, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, alerta a todos os consumidores para exercer o seu direito de fiscalização no comércio em geral, não somente para compras em épocas comemorativas, como também, nas compras corriqueiras.

A regra primeira é orientar a todos (comerciantes e compradores) no que diz respeito às normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Dentre os principais problemas são deparadas com a falta de preços nos produtos, ou por meio de códigos sem a respectiva tabela de preços; etiquetas colocadas de forma que o consumidor não tenha uma boa visão; não cumprimento de oferta anunciada; informações sobre validade e origem em demonstradores (testes); se os produtos têm rótulos ou etiquetas em língua portuguesa; se o estabelecimento aceita ou não cartões de crédito ou débito para determinados produtos e a não disponibilização do exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), etc.

Dentre as dicas passadas estão: a de estabelecer um limite de gastos no orçamento para evitar surpresas futuras; pesquisar preço e qualidade antes das compras e se possível usar ferramentas de buscas de ofertas; utilizar anúncios de ofertas para efetivar alguma compra; cuidados com as compras pela internet; pesquisar sobre possibilidades de trocas e ainda sobre os benefícios para pagamentos à vista.

Em caso de dúvidas as pessoas podem recorrer ao órgão que na cidade atende em dois locais, na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais e na rua Ouvidor Freire, centro.

Console de depuração do Joomla!

Informação do perfil

Memória Utilizada